segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Dia Mundial das Missões – 20 de outubro - Batizados e Enviados




Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo


«A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a esperança abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a caridade, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra. Uma Igreja em saída até aos extremos confins requer constante e permanente conversão missionária. Quantos santos, quantas mulheres e homens de fé nos dão testemunho, mostrando como possível e praticável esta abertura ilimitada, esta saída misericordiosa ditada pelo impulso urgente do amor e da sua lógica intrínseca de dom, sacrifício e gratuidade!», sublinha o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, que se celebra a 20 de outubro próximo, publicada em 9 de junho do corrente ano. 
Lembra a seguir que cada batizada e batizado «é uma missão», referindo que «quem ama «põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai, dá-se ao outro e tece relações que geram vida». E acrescenta: «Ainda que meu pai e minha mãe traíssem o amor com a mentira, o ódio e a infidelidade, Deus nunca Se subtrai ao dom da vida e, desde sempre, deu como destino a cada um dos seus filhos a própria vida divina e eterna.» 
O Papa manifesta o desejo de que «Um renovado Pentecostes abra de par em par as portas da Igreja, a fim de que nenhuma cultura permaneça fechada em si mesma e nenhum povo fique isolado, mas se abra à comunhão universal da fé». Recomenda, ainda, «Que ninguém fique fechado em si mesmo, na autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa. A Páscoa de Jesus rompe os limites estreitos de mundos, religiões e culturas, chamando-os a crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a uma conversão cada vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a verdadeira vida a todos». 

Ler toda a Mensagem do Papa aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário