terça-feira, 15 de outubro de 2019

Livro para a mesa de cabeceira – "Uma Beleza que nos Pertence"



QUIETUDE

O meu livro de mesa de cabeceira é, presentemente, “Uma Beleza que nos Pertence” de José Tolentino Mendonça, recentemente elevado ao cardinalato pelo Papa Francisco. Escritor multifacetado, com méritos conhecidos no mundo da poesia, da crónica, do pensamento e da cultura em geral, recomendo-o vivamente aos meus amigos e leitores, na certeza de que vão gostar. 
“Uma Beleza que nos Pertence” lê-se com muito prazer. E se o tenho na mesa de cabeceira por alguma razão há de ser. O livro, de aforismos, está ordenado, por curtas reflexões, seguindo a rota do abecedário. Começa com o tema Alegria e termina com Vulnerabilidade. “A alegria não nos pertence. A alegria atravessa-nos. A alegria é sempre um dom.” E “... Só a vulnerabilidade nos eleva à altura do infinito à maneira de uma dança, onde a gravidade é vencida pela graça”. 
Em jeito de abertura, lança-nos como desafio, entre outras considerações: “Nós somos também um segredo para nós mesmos e temos de aceitar-nos assim. Somos um enigma, uma pergunta, e temos de aceitar isso. Caso contrário, não teremos paz.” 
Aconselho a leitura desta seleção de aforismos de Tolentino Mendonça sem pressas. Um tema antes de adormecer. Ao jeito de oração... ao jeito de meditação. Aqui deixo este desafio a quem nos lê. 

F. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário