quinta-feira, 25 de junho de 2020

Dia do Marinheiro

Nossa Senhora na procissão pela Ria
Navio-museu Santo André, símbolo da Pesca do Bacalhau


Celebra-se hoje, 25 de Junho, o Dia do Marinheiro, também denominado Dia da Gente do Mar, criado pela Organização Marítima Internacional e oficializada pela ONU. Pretende-se homenagear todos os marinheiros, navegadores e trabalhadores marítimos do mundo, mas também para mostrar como todos são importantes para o progresso da humanidade. 
A nossa paróquia sempre teve uma ligação ao mar e o seu desenvolvimento, a vários níveis, depende muito do oceano e das indústrias e comércios a ele ligados, direta ou indiretamente. E a prova insofismável dessa realidade está na devoção a Nossa Senhora dos Navegantes, cuja celebração festiva ocorre ano a ano, com a já famosa Procissão pela Ria. Os homens do amar e suas famílias têm uma devoção especial por Nossa Senhora, ou não vivessem eles debaixo de perigos que muitas vezes se tornam trágicos. 
O Dia da Gente do Mar até poderia ser vivido com alguma dignidade, mas as leis provocadas pelo coronavírus ditam regras que todos teremos de seguir. Contudo, que cada um saiba neste dia recordar os familiares e amigos que viveram e sofreram sobre as ondas do mar. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário