segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Cortejo dos Reis - Adoração dos Pastores e Reis Magos

O Menino Jesus atrai  toda a gente. E há sempre que fure o protocolo... 

A  expressão também dita a fé

No palácio de Herodes

Trajes

Cantoras sempre afinadas

Schoenstatt sempre presente

Na hora de descarregar as prendas 
Traje

Trajes


Traje


Um dos momentos mais enternecedores deste Cortejo de Reis da Gafanha da Nazaré é sempre o quadro do Presépio (o Menino, Maria, José e o Anjo) com a adoração dos Pastores na presença dos Reis Magos. Entoa-se o cântico: ”abram-se as portas da Igreja, querem os pastores entrar… entrai, entrai pastorinhos que as portas já estão abertas".
Este ano, o pároco, fazendo-se eco das palavras do Papa Francisco, alertou-nos para o acontecimento dos Magos que, apercebendo-se das intenções malévolas de Herodes em relação ao Menino, regressam às suas terras por outro caminho. Nós também, ao jeito dos Magos, quando nos deixamos guiar pela Estrela que nos leva a Jesus e quando o encontramos, também voltamos para a vida por outro caminho, voltamos renovados porque levamos dentro de nós o mistério daquele Menino-Deus. Essa Luz que é Jesus Cristo veio para todos os homens: pobres, simples, abandonados… e veio também para os sábios, para os homens da ciência e do saber como aqueles Magos. Todos ajoelharam diante DELE, O adoraram e Lhe ofereceram presentes. Também a comunidade cristã da Gafanha da Nazaré adorou o Menino Deus neste nosso templo que se transformou na tenda onde Jesus nasceu. Cada um procurou também desintoxicar o seu coração daquilo que é inútil e o anestesia fazendo com que esse mesmo coração seja o berço deste Deus-Menino.

Ler mais sobre o Cortejo dos Reis aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário