sexta-feira, 31 de maio de 2019

Coleta Paroquial em curso

Igreja paroquial vista de longe

Nos finais de maio, chegou à minha caixa do correio um envelope com uma informação sobre a Coleta Paroquial, enviado  pela Paróquia da Gafanha da Nazaré e assinado pelo nosso prior, P. César Fernandes, no sentido de lembrar aos paroquianos que estava em curso a recolha da coleta, um contributo anual necessário para as mais diversas despesas inerentes a uma comunidade de crentes católicos. Nela se pedia desculpa, porém, pelo eventual incómodo, aos residentes na nossa freguesia, não ligados à Igreja a que pertencemos. 
Para além de outras indicação, o P. César recomenda o preenchimento completo, no próprio envelope, de vários elementos, para ser possível passar recibo do contributo entregue nas missas ou no cartório paroquial. 
Venho com esta lembrança, neste blogue, porque nem toda a gente sabe que uma paróquia como a nossa tem grandes despesas, quer ligadas à área cultual, como burocrática, nomeadamente,  casamentos, batizados, funerais, cerimónias de vária ordem, mas ainda a construção de um polivalente, reparações nos templos da  Matriz, Cale da Vila e Chave, bem como ordenados, entre outras. 
Chego a pensar que muitos paroquianos julgam que uma comunidade paroquial tem rendimentos próprios, subsídios do Estado ou outros, heranças deste ou daquele ou ofertas vultosas. Nada disto acontece. Portanto, cabe aos paroquianos contribuírem, de acordo com as suas capacidades ou possibilidades, para as despesas das templos que nos acolhem, domingo a domingo, ou quando mais precisamos. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário