sexta-feira, 1 de março de 2019

QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO

Pe. César Fernandes

Nesta mensagem à Paróquia da Gafanha da Nazaré, faço minhas as palavras do papa Francisco: “Não deixemos que passe em vão este tempo favorável! Peçamos a Deus que nos ajude a realizar um caminho de verdadeira conversão, abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltem-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximos dos irmãos e irmãs em dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais… O caminho rumo à Páscoa chama-nos a restaurar a nossa fisionomia e o nosso coração de cristãos através do arrependimento, da conversão e do perdão para podermos viver toda a riqueza da graça do mistério pascal”… “Se não estivermos voltados continuamente para a Páscoa, para o horizonte da Ressurreição, acaba por se impor a lógica do tudo e imediatamente, do possuir cada vez mais”. 
Lembra-nos o papa Francisco que a quaresma chama os cristãos a encarnarem o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, através do jejum, da oração e da esmola. Jejum, que consiste em transitarmos da tentação de “devorar tudo” para a “capacidade de sofrer por amor que pode preencher o vazio do coração”… “ Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia”. E “dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo com a ilusão de assegurar um futuro que não nos pertence, mas a Deus. Com estas três práticas, cada cristão pode “reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no coração do homem”; ou seja, o projeto de amá-Lo a Ele, aos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando nesse amor a verdadeira felicidade”. 
Nesta quaresma, convido todos a que em cada domingo ponhamos em prática uma das obras de misericórdia. Se o fizermos, seguramente seremos mais felizes.

Pe. César Fernandes,
Pároco 

Sem comentários:

Enviar um comentário