UM SANTO NATAL PARA TODOS
Nesta minha palavra, dou a prioridade aos nossos doentes e idosos que, muitas vezes, vivem na solidão. Para eles, todo o meu apreço, simpatia e amor fraterno. O Papa Francisco diz aos nossos doentes e idosos: …”Não tenhais vergonha de ser o tesouro precioso da Igreja … Não vos considereis apenas recetores da solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos na vida e missão da Igreja”. Uma comunidade que esquece os seus doentes e idosos está a fazer o seu percurso amputada de um dos seus membros mais importantes que sois vós. Olhando para o sofrimento de Cristo, considero-vos um património essencial da Igreja. Oferecei a Deus o vosso sofrimento como realidade purificadora para a nossa comunidade cristã da Gafanha da Nazaré, não esquecendo de o oferecer também por mim. Um santo Natal para todos.
Não posso esquecer os nossos emigrantes que nos países de acolhimento labutam por melhores condições de vida para si e para os seus. Lembro também alguns luso-descendentes da Venezuela que tiveram de regressar sem meios de subsistência. Para todos formulo o desejo que este Deus feito Menino nasça nos vossos corações e no seio das vossas famílias.
Lembro todas e cada uma das famílias da Gafanha da Nazaré, famílias que no dizer do Papa Francisco são … ”tesouros preciosos e não peças de museu porque através delas se concretiza o dom no compromisso recíproco, na abertura generosa aos filhos e no serviço à sociedade”. Aqui deixo a minha estima a todas as famílias e o desejo de que se identifiquem com a família de Nazaré vivendo santamente o Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário