terça-feira, 13 de novembro de 2018

DIOCESE DE AVEIRO TRIÉNIO PASTORAL (2018-2021)


Na sua Carta pastoral e referindo-se ao Plano de Pastoral para a Diocese, o nosso Bispo, D. António Moiteiro, afirma: “A nossa vida e a nossa presença no mundo são fruto dum chamamento divino, que deve ser reconhecido, acolhido e vivido. Falar da vocação é falar do caminho que cada pessoa percorre para construir a sua maneira própria de ser feliz e fazer felizes os outros. Cada pessoa possui uma missão ou vocação específica na vida. A sua concretização exige uma resposta. Esta Carta Pastoral, em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral 2018-2021, com o lema Jesus chamou os que Ele quis …eles foram…e ficaram, é um convite a que cada um, e cada comunidade, procure compreender-se a si mesmo e ao seu projeto de vida à luz de Jesus Cristo, para reviver o despertar e a alegria da fidelidade à própria vocação”.
1. Objetivo Geral para este triénio pastoral é:
A Igreja Diocesana, respondendo ao convite “vem e segue-me”, faz ressoar com alegria o chamamento à santidade, pois a vocação cristã, nascida no batismo, é o seguimento e o testemunho de Jesus nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra.

O Plano de Pastoral apresenta-nos como fundamentação bíblica o relato do encontro de Jesus com os discípulos de Emaús (Lc 24 13-35). Jesus fez-se companheiro de viagem daqueles discípulos. Aproximando-se, não foi reconhecido por eles. A mudança acontece quando sabem acolher aquele desconhecido e, ao oferecer-lhe hospitalidade, a tristeza, o desânimo e a tibieza de coração dos discípulos transforma-se em alegria, compreensão, compromisso e entrega ao caminho de Jesus. Os seus olhos abrem-se para verem em Jesus ressuscitado o que Deus tinha preparado para toda a criação.

2. Tendo como lema, “com ousadia e ardor… pela estrada de Emaús”, procuramos atingir os seguintes objetivos específicos:
     2.1 Situar a vocação cristã no âmbito da vocação humana à vida e ao desenvolvimento integral.
   2.2 Incentivar e promover a iniciação cristã como a maneira normal de fazer discípulos missionários de Jesus, que com Ele se identificam, o seguem, dando frutos de santidade.
     2.3 Fomentar entre os agentes de pastoral uma espiritualidade de comunhão missionária a partir do encontro pessoal e comunitário com Jesus.

O Plano de pastoral, neste ano em que refletimos sobre “a vocação batismal, caminho de santidade”, no período até ao Natal e com o desafio “Aproximou-se e pôs-se com eles a caminho”, convida-nos, a nível diocesano, arciprestal e paroquial, a participar em algumas ações mais relevantes como, a assembleia diocesana para todos os Missionários paroquiais, a jornada arciprestal de reflexão sobre os processos, obstáculos e meios existentes para a celebração do batismo, primeira comunhão e crisma a realizar na paróquia da Gafanha da Nazaré no dia 23 de novembro, participar e viver a semana dos seminário de 11 a 18 de novembro e participar noutras atividades que, a seu tempo, nos serão comunicadas.

Desafio toda a comunidade crente da Gafanha da Nazaré a empenhar-se na vivência deste ano de pastoral com a consciência de que todos somos pedras vivas desta Igreja e com a certeza de que Maria de Nazaré, nossa padroeira, fará o caminho connosco.

P.e César Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário