sábado, 29 de setembro de 2018

Os catequizandos também são catequistas no mundo

Apresentação da Catequese 
na Gafanha da Nazaré 


Hoje, na Eucaristia das 19 horas, decorreu a apresentação da Catequese, com a igreja matriz cheia. Catequistas, catequizandos, familiares e o povo habitual, com coral a animar a cerimónia, presidida pelo Pe. Sarrico, proporcionaram-me a alegria de uma comunidade em festa. 
No início da missa, o celebrante, dirigindo-se aos catequistas, sublinhou que Deus os chamou, “através da Igreja”, para serem educadores da fé, na perspetiva de “podermos viver a alegria da misericórdia de Deus”, sendo “o rosto misericordioso de Deus Pai”, e lembrou que a comunidade conta com a sua “generosidade e testemunho de fé”. 
Respondendo a estas considerações, os catequistas prometeram estar disponíveis para “anunciar a Boa Notícia” aos catequizandos, em razão do batismo que receberam e pelo dom do Espírito. 
Depois do compromisso perante os catequizandos, seus pais e toda a comunidade paroquial, o presidente da celebração enviou-os em missão, adiantando que Cristo conta com eles para serem “testemunhas e anunciadores da alegria do Evangelho”. E frisou: “A comunidade espera de vós generosidade, fé, ousadia e criatividade. O Senhor vai convosco!” 
O Pe. Sarrico pediu aos pais para colaborarem “nesta missão de principais educadores da fé” dos seus filhos, sendo “testemunhas alegres da Boa  Nova de Jesus “e da vivência da oração, catequese e Eucaristia”. Também os catequizandos prometeram participar na Eucaristia e na Catequese, para crescerem “na fé e na amizade com Cristo e no serviço à Igreja”. E o celebrante ainda deixou uma significativa proposta: “Os catequizandos também são catequistas no mundo.” 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário