quinta-feira, 7 de junho de 2018

Congresso eucarístico diocesano – conclusões

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

Vigário-Geral da Diocese apresenta as conclusões

Foi este o lema, proposto desde o início do nosso ano de pastoral, que serviu de “pano de fundo” ao nosso Congresso Diocesano.
A origem do lema está no mandato de Jesus aos Apóstolos perante uma multidão esfomeada, que eram como ovelhas sem pastor. “Dai-lhes vós mesmos de comer!” foi a proposta e o mandato. Mas antes de nos ter mandado a nós na pessoa de cada um dos apóstolos, foi Ele mesmo que se deu, se fez alimento e presença real nas espécies do pão e do vinho.
Foi por isso que o nosso Congresso, neste dia de sábado, teve início na Igreja com a exposição do Santíssimo e ali voltámos no encerramento para receber a Sua bênção.
No salão, paredes meias com a Igreja do Seminário onde Ele estava exposto, ouvimos o Bispo de Setúbal D. José Ornelas a falar sobre: “Da Eucaristia à Caridade.”
Pegando no relato da multiplicação dos pães – que antes tinha sido proclamado- o sr. Bispo foi-nos dizendo que o essencial da vida do cristão é estar com Jesus e partir em missão:

– Estar com Jesus que nos convida para um lugar isolado, de oração e aprendizagem, mas que sente como Sua, a fome da multidão (com-paixão).

– Estar com Jesus que inicia uma revolução evangélica, que não se contenta com a lógica deste mundo, a mentalidade do predador – enfatizou o sr. Bispo – mas que se transforma em cuidador, atento ao mundo e ao grito da multidão.

Para isso, continuou – é necessário não fazer distinção entre religião e vida, culto e solidariedade, irmãos e irmãs; é necessário partilhar não apenas o pão ou o cheque ou buscar uma solução financeira ou algum programa de assistência ou técnica. Será preciso uma solução nova, uma solução humana onde floresça o pão da alegria, da esperança, do carinho.
Só assim imitaremos o Mestre, seguindo o Seu jeito: levantar a cabeça, dar graças porque tudo é dom e empenharmo-nos, pessoal e totalmente, ao serviço de quem precisa. Receber o dom de Deus que não é só meu, mas é para todos…
Mesmo a concluir esta bela conferência, disse o sr. Bispo: “Se a Eucaristia nos fizer esquecer o grito da multidão, é alienação”.

E concluiu: “Agora vai, e faz o mesmo…”, servindo-se da frase de Jesus ao fariseu, com o exemplo do samaritano.

Ler mais aqui

NOTA: Texto e foto da Diocese de Aveiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário