terça-feira, 6 de setembro de 2022

Importância da Catequese Paroquial

Numa Festa da Catequese

Têm-se repetido os avisos nas Eucaristias paroquiais para as inscrições das crianças na Catequese. Para já, há  602 crianças inscritas para os onze de catequese, sendo 46 para o primeiro ano, mas é suposto admitir que se matriculem mais algumas, se olharmos para as médias dos anos anteriores.
Segundo informações que colhemos no cartório, serão necessários 12 catequistas para que tudo decorra com normalidade, mas para o primeiro ano ainda só há uma catequista, sendo urgente mais quatro, por razões que se compreendem. O primeiro ano é mais exigente.

Os catequistas são peça essencial de uma Catequese minimamente organizada, pelo que se apela a pessoas responsáveis, com prática religiosa e crismadas, para o trabalho na messe do Senhor Jesus. Se houver católicos disponíveis, não crismados, para o trabalho catequético, podem assumir a tarefa como catequistas, ao mesmo tempo que recebem a necessária preparação para receberem o Sacramento do Crisma.

Numa paróquia, por mais modesta que seja, a catequese  é fundamental, porque é na infância que todos iniciam a sua formação a vários  níveis: físico, moral, académico, intelectual e espiritual. É nestes valores  que assentam, aliás,  os pilares dos homens e mulheres para o nosso tempo. Descurá-los, é contribuir para o descalabro de qualquer civilização. E a Igreja Católica, mas não só, tem responsabilidades acrescidas, porque aposta na civilização do amor, que Jesus Cristo nos legou. 

F. M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário