quarta-feira, 27 de maio de 2020

Reitor de Fátima convida peregrinos a regressarem

Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara 
e a prévia higienização das mãos. 
A Comunhão será dada na mão. 


O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lançou ontem um convite aos peregrinos, através de uma mensagem em vídeo, para que regressem à Cova da Iria, no recomeço das cerimónias com a presença de fiéis. As celebrações com peregrinos estão de volta a partir deste sábado e vão ser repartidas entre a Basílica da Santíssima Trindade e o recinto de oração.
O padre Carlos Cabecinhas fala do regresso das celebrações comunitárias ao Santuário e de "um tempo novo", que deve ser vivido com segurança e responsabilidade. "Será necessário respeitar procedimentos e observar o recomendável distanciamento físico mesmo no recinto", alerta o responsável, lembrando o uso obrigatório de máscara nos espaços fechados.
O Santuário de Fátima quer "garantir a participação do maior número de peregrinos em perfeitas condições de segurança e respeito pelas regras de desconfinamento", refere um comunicado enviado à Agência Ecclesia.
Este santuário mariano vai concentrar na Basílica da Santíssima Trindade a maioria das celebrações eucarísticas do programa oficial, de segunda a domingo, à exceção da Missa das 11h00 que, até 26 de outubro, vai ser sempre celebrada no recinto de oração
A transferência das principais celebrações do programa oficial para a Basílica da Santíssima Trindade e para o recinto de oração "obedeceu a um critério de responsabilidade, que o Santuário tem vindo a adotar neste contexto de pandemia".
As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas. Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu estritas medidas de prevenção do contágio da Covid-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e proteção individual, junto dos seus colaboradores e nos diversos espaços informativos ao peregrino de que dispõe.
Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Nestes espaços, e durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da Comunhão, que continuará a ser dada na mão.
A Bênção dos Veículos também sofre uma mudança: a partir do dia 31 de maio será feita semanalmente ao domingo no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12h45 e 17h00.

NOTA: Transcrito, com a devida vénia, do "Correio do Vouga", semanário diocesano 

Sem comentários:

Enviar um comentário