quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A caridade é o abraço de Deus a todo o Homem

Cáritas Paroquial tem nova direção

“A caridade é o abraço de Deus a todo o Homem, de modo particular aos últimos e aos sofredores, os quais ocupam no coração de Deus um lugar preferencial”, frisou o nosso pároco, Pe. César Fernandes, na Eucaristia das 19 horas, sábado, 8 de fevereiro, no momento da tomada de posse da nova direção da Cáritas Paroquial, citando o Papa Francisco. 
Lembrando que a Igreja não é nenhuma “agência humanitária” nem “departamento logístico”, o Pe. César recomendou que os membros da Cáritas sejam, na paróquia e para além dela, “instrumentos do amor de Deus pela humanidade, particularmente os mais frágeis” e adiantou que “os pobres são pessoas”, escondendo-se “nos seu rostos o rosto de Cristo”. E acrescentou: “Na vossa ação, nunca esqueçais que Deus também se fez vulnerável por nós: não teve casa para nascer, sofreu, foi perseguido, foi migrante fugindo para outro país. Fez-se vulnerável por amor da humanidade.” 
O presidente da direção da Cáritas Paroquial, Fernando Faria, aceitou o desafio do nosso prior, apesar de reconhecer que não vai ser tarefa fácil, mas acredita que, com a ajuda de Deus, tudo se tornará possível, frisando que a equipa empossada “sabe que tem de ser uma presença ativa junto dos que mais sofrem”.
Quanto a projetos que envolvam ou se destinem aos mais necessitados de pão e de amor, Fernando Faria referiu que está tudo a ser equacionado para a seu tempo sensibilizar a paróquia para ações concretas de ajuda a quem precisa, quantas vezes urgentemente. E lembrou que a Cáritas Paroquial conta com o apoio do Banco Alimentar, precioso mas insuficiente, pelo que se considera fundamental sensibilizar outras instituições para o candente problema das carências de muita gente da nossa comunidade. Nesse sentido, considera que é importantíssimo motivar as forças políticas e sociais para, de mãos dadas, “podermos dar respostas a quem de nós necessitar”. 
O presidente da direção conta com a disponibilidade de toda a população da nossa paróquia, que sempre tem demonstrado solidariedade para os que mais precisam, em especial junto das famílias “em situação de vulnerabilidade social”, até porque os pedidos de ajuda têm vindo a aumentar”. E nesse pressuposto, sabe que as autarquias e outras instituições continuarão a apoiar a Cáritas Paroquial, apoio que se traduz numa mais-valia para responder a todas as pessoas carecidas de pão e de afeto, muitas delas engrossando o número dos “pobres envergonhados”, uma realidade concreta dos nossos dias. 

Fernando Martins

Direção da Cáritas Paroquial 

Presidente: Fernando Faria
Vice-Presidente: Márcio Soares
Secretário: Pedro Monteiro
Tesoureira: Patrícia Vaz
Vogais: Mafalda Almeida; Elsa Ribeiro e Ricardo Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário