quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Sé de Aveiro acolhe celebração ecuménica nacional


A Sé de Aveiro acolhe no dia 18 de janeiro, pelas 21h00, a celebração ecuménica nacional que abre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A celebração será presidida por D. Manuel Felício, bispo da Guarda, enquanto responsável pela área do ecumenismo dentro da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização. Concelebram o Bispo de Aveiro e responsáveis da Igreja Lusitana do Porto, da Igreja Metodista e da Igreja Presbiteriana.
A celebração tem como tema "Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum" (At 28,2). A afirmação retirada dos Atos dos Apóstolos refere-se ao acolhimento que os nativos de Malta deram a Paulo e restantes náufragos, quando o Apóstolo era levado de barco para Roma, na última viagem, a "viagem de cativeiro". A tempestade faz o barco andar à deriva até acabar por encalhar num baixio à vista da ilha de Malta. Nos vários sentidos que pode ter, realça-se que "em tais viagens tempestuosas e encontros casuais, a vontade de Deus para a Igreja e para todas as pessoas será cumprida", como escrevem os cristãos atuais de Malta, que este ano elaboraram os subsídios para a celebração ecuménica.
Depois da celebração na Sé, no salão paroquial da Glória haverá um convívio à volta de um chá quente, como tem sido costume após as celebrações ecuménicas em Aveiro.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos decorre de 18 (dia litúrgico da Cátedra de São Pedro) a 25 de janeiro (Conversão de São Paulo).

Fonte: "Correio do Vouga"

Sem comentários:

Enviar um comentário