Vicente de Saragoça, ou São Vicente de Fora, foi um mártir que viveu entre o século III e o século IV. Foi martirizado, provavelmente, em 22 de janeiro de 304, por se ter recusado a adorar os deuses pagãos. Evocamo-lo hoje porque ele é o patrono dos diáconos e foi recordado, no domingo, pelos diáconos permanentes da Diocese de Aveiro, na Gafanha da Encarnação.
Dizem as lendas que o seu corpo foi atirado aos animais, mas que teria sido protegido por um corvo de ser devorado, o que levou o povo a considerá-lo santo, sendo presentemente o padroeiro de Lisboa. Também se diz, nos relatos alusivos a São Vicente, que, durante a invasão muçulmana da península ibérica, em 713, o seu corpo foi colocado num barco à deriva no mar, dando à costa no Promontório Sacro, Cabo de Sagres, que passou a chamar-se Cabo de São Vicente.
É claro que lendas são lendas, mas a sua existência e vida têm merecido o respeito e a veneração do povo através dos séculos, o que terá levado a Igreja a reconhecer-lhe as honras dos altares. No fundo, o importante é olhar para o seu exemplo de se dar, com o sacrifício da própria vida, à causa das verdades evangélicas.
F. M.
Sem comentários:
Enviar um comentário