Celebrou-se hoje, na igreja matriz, na eucaristia das 10h30, a festa do Acolhimento das 66 crianças inscritas no 1.º ano da Catequese Paroquial. Templo repleto dos habituais participantes, desta feita com o reforço dos pais e familiares dos catequizandos. Confirmamos que as crianças se apresentaram convenientemente preparadas pelos dez catequistas, que são verdadeiros educadores da fé e preciosos ajudantes dos pais nessa tarefa.
A Catequista Susana, na introdução, afirmou que os meninos e meninas estavam a iniciar «o seu caminho pessoal de descoberta e de conhecimento do grande amigo que é Jesus», sublinhando que «Deus escolheu o brilho dos olhinhos das nossas crianças para chegar até nós e nos iluminar».
O nosso prior, Pe. César Fernandes, disse que «nos sentimos muito felizes» com a presença de todos, referindo que «a Igreja vos acolhe, como eu vos acolho, em nome de Jesus».
A catequista Susana lembrou, entretanto, que, no dia do batismo dos meninos e meninas, os pais se comprometeram a «educá-los e acompanhá-los na vida cristã», frisando a importância do testemunho, da oração e da procura de Cristo em família.
Os pais, questionados pelo nosso prior, confirmaram que solicitaram a catequese para os seus filhos, para que eles «cresçam na fé», estando «dispostos a assumir, de novo, o compromisso de serem para eles os principais educadores». Nessa linha, o Pe. César recomendou: «Nunca deixeis de os acompanhar na catequese e nas celebrações, particularmente na Eucaristia dominical e na oração.»
No final, o nosso prior ofereceu uma pagela com uma oração a cada catequizando.
F. M.




Sem comentários:
Enviar um comentário