quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Biblioteca D. António Francisco disponibiliza 22 mil livros

Retrato de D. António Francisco feito pelo pintor António Bessa
A Biblioteca D. António Francisco dos Santos foi inaugurada na noite de 14 de novembro, no Seminário de Santa Joana Princesa, com bênção e descerramento da placa por D. António Moiteiro. Na ocasião, o Bispo de Aveiro referiu que o espaço renovado existe para que se dê o encontro com a Palavra, mais do que com as muitas palavras que os 22 mil livros disponíveis contêm. 
A biblioteca, repartida por meia dúzia de salas, além dos livros gerais, com destaque para a teologia, tem uma secção para jornais e revistas, outra para assuntos aveirenses e uma sala devidamente climatizada para livros antigos. Nesta última sala está o retrato de D. António Francisco feito pelo pintor António Bessa (presente na inauguração) e as insígnias episcopais daquele que esteve à frente da Diocese de Aveiro entre 2006 e 2014. Pode-se visitar a biblioteca e requisitar livros nos dias úteis das 9h30 às 16h30 (fecha ao almoço). 
Antes da inauguração, numa sessão do auditório do Seminário, apresentou-se o livro "Caminhando com D. António Francisco dos Santos", sobre o monumento que foi construído na sua terra natal, Tendais (concelho de Cinfães). Realçou-se que o livro é um sinal de gratidão a quem constantemente mostrava gratidão a Deus e aos homens. 
O reitor do Seminário de Aveiro, P.e João Santos, agradeceu às instituições e empresas que tornaram possível a nova biblioteca. D. António Moiteiro sublinhou a "obrigação de manter a memória e o exemplo" do seu antecessor "para enfrentar os desafios dos tempos de hoje". 

J. P. F. 

Publicado no "Correio do Vouga" desta semana

Sem comentários:

Enviar um comentário