sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Professor Manuel Assunção preocupado com a falsa ciência

Abertura do ano académico 
na Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré 


O professor Manuel Assunção fez uma defesa do valor do conhecimento científico ao longo da vida e na sociedade em geral. Dirigindo-se aos alunos da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré, o antigo reitor da Universidade de Aveiro afirmou que aprender é importante “para um envelhecimento ativo e uma cidadania por inteiro”. Reportando-se a Gandhi, afirmou que é preciso viver com toda a intensidade, como se não houvesse amanhã, e é preciso aprender “como se fôssemos viver para sempre”. 
Na abertura do ano, realizada na tarde de 23 de setembro, no Centro de Recursos Mãe do Redentor, que agora é a sede da Universidade Sénior, na Gafanha da Nazaré, Manuel Assunção denunciou, por outro lado, a apropriação fraudulenta da cultura científica. Em determinadas situações, “usam-se termos científicos sonantes, arranja-se um ator que veste uma bata branca” e determinados produtos passam por cientificamente comprovados ou como que possuindo certos poderes. E deu vários exemplos, dos iogurtes supostamente com poderes fantásticos à homeopatia, da “medicina quântica” ao movimento antivacinas. “Proliferam movimentos anticientíficos”, disse. 
Manuel Assunção, que fez um notável percurso académico na área da física quântica, até ser reitor da principal academia da região, revelou, naquela que foi a sua primeira intervenção pública após deixar a reitoria, que atualmente está muito interessado na relação das ciências duras com as ciências sociais e humanas e até com as artes. Considera, aliás, que os problemas que a humanidade enfrenta, como a questão ambiental e as vagas de refugiados e migrantes, exigem a colaboração de todas as formas de conhecimento. 
A Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré surgiu há 10 anos e leciona 19 disciplinas. Entre professores e alunos, espera envolver neste ano que agora começa mais de cem pessoas. 

J.P.F.

NOTA: Texto publicado no "Correio do Vouga"

Sem comentários:

Enviar um comentário