terça-feira, 30 de julho de 2019

“VOZ SÉNIOR” - Um espelho que reflete vida





«Todos temos de vestir a camisola para fazermos tudo aquilo que está ao nosso alcance», no sentido de «cuidarmos da nossa casa comum», no dizer do Papa Francisco, numa perspetiva de «preservar o ambiente, missão de todos», afirmou o Pe. César Fernandes no lançamento da 3.ª edição do jornal “Voz Sénior”, órgão da Universidade Sénior (US) do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Nazaré (CSPNSN), no dia 17 de Julho, à tarde, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.
O diretor, nosso pároco e presidente do CSPNSN, lembra, no Editorial, que as questões ambientais devem estar no «centro da vida das sociedades» e que a educação «será a chave da garantia do futuro». E nessa linha, felicitou as organizações da sociedade, autarquias e escolas que «entre nós zelam pelas questões ambientais de forma justa», bem como referiu que a «Universidade Sénior está atenta pela opção temática desta edição do jornal». Ainda sugeriu a leitura de “Laudato Si”, a “encíclica verde” do Papa Francisco.
O Pe. César, reitor da US, apontou três grandes desafios a ter em conta no próximo ano letivo, nomeadamente, a celebração dos 10 anos de vida da US; a meta dos 100 elementos, entre professores e alunos; e a utilização de um novo espaço pela US, no Centro de Recursos Mãe do Redentor, com abertura já marcada para o dia 23 de Setembro. Adiantou, entretanto, que importa criar condições para que a US seja «uma referência na área, não só do nosso município, mas também dos municípios vizinhos».
Carlos Rocha, presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, agradeceu o facto de a US ter escolhido o salão nobre da autarquia para se proceder ao lançamento do jornal “Voz Sénior”, referindo que os apoios que têm sido dados à instituição traduzem o reconhecimento do «grande trabalho que nela se faz». «A US é exemplo para muitos», adiantando que lhe agradou «ver o trabalho com qualidade sobre o ambiente», levado a cabo por professores e alunos. Afinal, trata-se de uma preocupação da autarquia, recentemente merecedora do galardão ‘Eco-Freguesia’, atribuído pela Associação Bandeira Azul Europa.
Por sua vez, Alexandre Cruz, diretor de serviços do CSPNSN e coordenador técnico da US, definiu esta universidade como «um projeto maravilhoso, de nível cultural, social e até de saúde, diria “interministerial”, sublinhando que «somos desafiados a crescer para chegarmos mais longe, por vários caminhos», abrindo portas aos mais idosos, no sentido de «saírem de casa». E afirmou que o jornal “Voz Sénior” «é um espelho do dia a dia da US; um espelho que reflete vida”.
O encontro saiu enriquecido pela atuação do  grupo coral com cavaquinhos da US.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário