quarta-feira, 24 de julho de 2019

Museu de Santa Joana - Exposição ajuda a redescobrir símbolos do batismo

A exposição mostra principalmente vestes de crianças no dia do batismo e explica a simbologia da vela/luz, da água, dos óleos, da veste branca. Em português, francês, inglês e espanhol.



"Batismo, memórias e histórias" é o título da exposição organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Glória. Está patente numa sala do Museu de Aveiro | Santa Joana, até setembro.
A finalidade da exposição é avivar o batismo de cada visitante, que pode deixar escritas as suas impressões. Para a maioria das pessoas, o batismo aconteceu na infância, numa fase da vida de que não restam memórias. Mas há objetos e símbolos da cerimónia de entrada na Igreja, de celebração da filiação divina, de configuração com Cristo.
Além de algumas fotografias de celebrações na Sé de Aveiro, a exposição tem um gráfico que mostra a evolução do número de batismos na Paróquia da Glória: dos 1592 na década de 1940/49 aos 703 nos nove anos de 2010/18.
Em linha com a pastoral paroquial e diocesana de 2018/19, que apelam à redescoberta da condição batismal, a exposição é, no dizer do pároco da Glória, P.e Fausto Oliveira, uma atividade da paróquia com "dimensão de rua", como o são "mais três ou quatro" desenvolvidas todos os anos - o Cantar das Janeiras, as Festas de Verão no Parque e a Semana da Partilha.
A exposição foi preparada por uma equipa da Paróquia da Glória, coordenada por Teresa Correia, e contou com a colaboração do Museu / Câmara Municipal de Aveiro. Na Livraria Santa Joana e na loja Gato Malhado, duas montras convidam à visita da exposição que está bem perto do túmulo da padroeira de Aveiro.

NOTA: Texto e fotos publicados no semanário "Correio do Vouga", da Diocese de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário