Um inquérito da Diocese de Aveiro
revela que nos últimos 18 anos
quase 30 mil pessoas deixaram de ir à Missa ao domingo
Licínio Cardoso |
«Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Licínio Cardoso, coordenador da Pastoral na Diocese de Aveiro, ressalva que estes são “dados ainda muito preliminares” mas que representam uma realidade “desafiante” para a Igreja Católica local.
“A primeira constatação que fazemos é que em 2001 tínhamos cerca de 66 mil pessoas que habitualmente iam à Eucaristia dominical, e agora notamos que há um abaixamento para as 37 mil pessoas, cerca de 44 por cento”, indica o sacerdote.
Para aquele responsável, parte destes números está relacionada “com a demografia, com a taxa de natalidade”, pois é visível a existência de “assembleias cada vez mais envelhecidas”.
No entanto, o padre Licínio Cardoso frisa que a quebra populacional não explica tudo e considera fundamental um trabalho de recuperação a vários níveis, a começar pela formação cristã.
Por um lado, “há um universo de gente que se declara cristã, que se considera católica, mas para quem o Domingo e a Eucaristia já não têm aquele valor que devem ter, como Dia do Senhor, como dia da comunidade que se reúne”.»
Ler mais na Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário