sexta-feira, 22 de março de 2019

Bispo de Aveiro escreve sobre o sofrimento humano

D. António Moiteiro

"Há corações feridos que esperam por alguém 
que suavize as suas feridas"

O Bispo de Aveiro escreveu uma carta pastoral sobre o sentido cristão do sofrimento humano. O documento é um convite à reflexão sobre o sofrimento e à ação transformadora, de quem sofre e de quem acompanha quem sofre, que permite nele descobrir sentido. 
Começando por apresentar situações (a perda de um filho, a doença incurável, a solidão...) e interrogações de sofrimento, D. António Moiteiro percorre depois as escrituras, focando-se especialmente em Job, e apresenta a "novidade de Jesus no contexto da dor e sofrimento". Para o fim da sua mensagem, apela à ação dos cristãos e da Igreja. Se para os cristãos, o sofrimento é "um desafio à comunhão e solidariedade", a proposta da Igreja passa por responder ao sofrimento com a alegria do Evangelho. "Há corações feridos que esperam por alguém que suavize as suas feridas. É urgente despertar e recuperar a dimensão da fé e o encontro, com Cristo. Só um encontro pessoal com a Pessoa de Cristo crucificado, morto e ressuscitado traz a realização plena para as nossas vidas", escreve quase no final da carta pastoral que é dedicada à memória do seu pai (faleceu no dia 20 de janeiro de 2018) e a todos os que sofrem. 
A carta pastoral, com mais de uma dezena de páginas, está publicada no site da Diocese de Aveiro. O Correio do Vouga fará uma apresentação mais exaustiva do documento numa das próximas edições. 

NOTA: Transcrito do"Correio do Vouga"

Sem comentários:

Enviar um comentário