As moleiras marcam sempre presença, com ou sem farinha na cara |
Pastores sempre ativos |
O rei Herodes nunca faltou, com a sua coroa |
O Cortejo dos Reis da nossa paróquia vai realizar-se no dia 6 de Janeiro. No próximo fim de semana, 1 e 2 de Dezembro, estarão pessoas a pedir uma pequena ajuda para os nossos Reis, vendendo rifas a quem o desejar. Mas o mais importante é que todos os paroquianos comecem, também, a pensar nas vivências expressivas que esta festa do nosso povo proporcionam, quer a nível espiritual quer de partilha, em favor da comunidade.
Tendo por fulcro o espírito natalício, envolvido pelo real nascimento de Jesus e pela visita dos Magos para o adorarem, como Deus que se fez homem, há muito anunciado pelos profetas, o Cortejo dos Reis promove o sentido de partilha e de comunidade de crentes, o convívio fraterno, a alegria que rejuvenesce e o amor que une.
Assim, a preparação da festa necessita de ter em conta estes princípios, o que implica cuidado na organização e ensaios atempados, de forma a criar interesse junto dos mais distraídos ou menos envolvidos na programação paroquial.
Seria uma mais-valia estimular o envolvimento dos jovens, de todas as idades, em grupos temáticos (pescadores, mulheres das secas, lavradores, desportistas, estudantes, etc.) com vestes adequadas, alfaias usuais e outros sinais identificativos.
Vamos esperar que a dignidade do nosso Cortejo dos Reis continue a ser uma festa marcante para todos os gafanhões.
Fernando Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário