terça-feira, 19 de junho de 2018

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS




Este ano, a paróquia da Gafanha da Nazaré teve a honra de receber, no dia 31 de maio, a solenidade arciprestal do Corpo de Deus. Na Eucaristia e Procissão Eucarística presididas pelo Senhor Vigário Geral da Diocese, Padre Manuel Joaquim Estêvão da Rocha, participaram todas as paróquias do arciprestado com os seus movimentos apostólicos, conselhos, agrupamentos do CNE, irmandades, crianças, adolescentes e jovens das catequeses e todos os crentes.
Refletindo sobre o significado desta Festa na vida das comunidades cristãs, apercebi-me de que nós, os crentes, que procuramos alimentar a nossa vida espiritual com o Pão Eucarístico, alimento da peregrinação, pelas encruzilhadas da vida deste mundo até à eternidade, temos todos muitas feridas e seguimos muitas idolatrias: o consumismo, a vaidade, o querer ser o centro de todas as atenções, o não querer ser menos que os outros, as arrogâncias… Custa-nos admitir que errámos ou que temos necessidades. São estas feridas e estas idolatrias que “rebaixam os cristãos, tornando-os medíocres, tépidos, insípidos e pagãos” como afirma o Papa Francisco. Afirmou ainda que a” presença de Cristo no sinal do Pão e do Vinho exige que a força do amor ultrapasse qualquer ferida e se torne comunhão com o pobre, ajuda para o fraco, atenção fraterna para os que têm dificuldade em suportar o peso da vida diária”. O Pão Eucarístico da fraternidade e da comunhão coloca os crentes num caminho de vida que não admite divisões… Desagregamo-nos quando não somos dóceis à Palavra do Senhor, quando não vivemos a fraternidade entre nós, quando corremos para ocupar os lugares da frente, quando não temos coragem de testemunhar a caridade, quando não somos capazes de oferecer esperança…Este Jesus é o Pão da vida que causa espanto na Igreja, um espanto que alimenta cada vez mais a contemplação, a adoração e a memória, diz o Papa Francisco e afirmou também o vigário geral da diocese e presidente da celebração.
A Eucaristia e a Procissão Eucarística, verdadeiras manifestações públicas de fé pelos espaços da nossa cidade, com toda a certeza, que exprimiram o nosso reconhecimento por todo o caminho que Deus nos fez percorrer através do deserto das nossas pobrezas. Nós, os crentes da Gafanha da Nazaré, embelezámos o recinto da Eucaristia, as ruas da nossa cidade e procurámos receber com brio e dignidade todas as paróquias do arciprestado, mostrando assim o amor que temos à Sagrada Eucaristia. Deixo expressa a minha simpatia e profunda gratidão à Câmara Municipal de Ílhavo, à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, ao Conselho Pastoral Paroquial, catequese, CNE, às equipas paroquiais que assumiram esta causa desde a primeira hora e a todo o povo crente da Gafanha da Nazaré pelo brio e empenho no acolhimento às paróquias do arciprestado. Bem hajam.

Padre César Fernandes,
Pároco da Gafanha da Nazaré

Sem comentários:

Enviar um comentário