terça-feira, 12 de junho de 2018

Catequese para a formação integral das crianças

À esquerda, jovens da nossa Catequese num dia de festa 

“As crianças que este ano entram na Escola Primária deverão fazer a sua inscrição para a catequese, no Cartório Paroquial, até ao dia 30 de junho.” Este é um dos avisos publicados em informações da paróquia para esta semana. Sublinhamos o referido aviso, porque entendemos ser oportuno acrescentar algo que leve os pais e educadores das nossas crianças a aceitar o desafio da nossa paróquia. 
Na verdade, a educação das crianças não pode limitar-se ao que lhes é transmitido pelas famílias, sobrecarregadas que estão com as suas tarefas profissionais e familiares. Nessa linha, importa ter em conta que a sociedade se dispõe a ajudar os pais e seus filhos. O Estado oferece escolas, jardins de infância e creches, entre outros serviços. Há ainda, a título oficial ou particular, instituições e associações que estão dispostas a dar ajudas preciosas em vários setores, como música, dança, ginástica, desporto e outras atividades sociais e culturais. 
Mas o ser humano precisa, também, da componente espiritual para a sua formação integral, como é sabido por todos. Assim, as famílias necessitam de alguém que as ajude na formação dos seus filhos para o transcendente, para a espiritualidade, para os valores da nossa civilização, para a descoberta ou proximidade com Deus que se revelou em Jesus Cristo. Esta tarefa, de tanta sensibilidade, compete, em especial, às comunidades religiosas. Daí, o convite dirigido aos pais para encaminhem os seus filhos para a catequese paroquial. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário