quinta-feira, 3 de maio de 2018

Dia de S. Jorge foi celebrado em Ílhavo

Dia de S. Jorge,  29 de abril,  
com todo o CNE da Região de  Aveiro, 
em Ílhavo 





E como não podia deixar de ser, o 588 esteve lá, com toda a garra e quase todo presente. Apesar do  mau tempo que se fez sentir no nosso Concelho, com chuvas fortes, queda de granizo e rajadas de vento fortíssimas, ninguém desistiu, nem quis ficar no sofá. Éramos mais de 2300. Dos cerca de 4000 da nossa região,  faltou quem já tinha avisado.
O S. Jorge é o Patrono Mundial do Escutismo, escolhido por BP. Pela sua lenda e mística, por ter derrotado o dragão, é o Herói dos Escuteiros.
Ao longo de todo o dia, marcou presença o Chefe Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE. O Dia de S. Jorge é a 23 de Abril, mas este ano foi festejado a 29,  sensivelmente por todo o Mundo,  e este ano, em particular, no nosso Concelho, organizado pelos seis agrupamentos do Município, com particular relevo pelos 90 anos do agrupamento de Ílhavo, 10.º de acampamento Municipal, 39.º do 588,  e por aí adiante. E assim,  foi apresentada a proposta e aceite, quer pelos seis agrupamentos, quer pela Junta Regional. E toda a gente “meteu a mão na massa”.
Sob o lema “S. JORGE e os dragões do nosso tempo”, preparou-se uma manhã recheada de jogos, todos eles alusivos às zonas dos seis agrupamentos, e como não podia deixar de ser, o nosso foi “construção naval”, onde mais de 2300 escuteiros passaram. Construíram um barco e fizeram-no chegar a bom porto, onde venceram o “dragão da preguiça”,  como se pode ver na foto onde está uma exploradora a levar o barco da família ao porto de chegada. Em todos os outros pontos espalhados pela cidade, houve alusão ao “Pão de Vale de Ílhavo, Pesca, Código de Morse e outros.
No período da tarde, estava previsto o desfile, com saída do mercado e Eucaristia no Jardim Henriqueta Maia, mas que acabou por ser invertido por causa da chuva que poderia voltar,  mas que deu tréguas para o desfile sair do Jardim e chegar ao mercado onde se realizou a Eucaristia,  presidida pelo nosso Bispo, D. António Moiteiro. Depois houve os tradicionais discursos e agradecimentos pelas diferentes Entidades,  nomeadamente, do Presidente da Câmara Municipal, Chefe Nacional, Chefe Regional e outros. De seguida, houve a entrega dos merecidos prémios às famílias que mais pontuaram nos jogos, sendo que o .1.º Lugar do S. Jorge 2018 foi para o Agrupamento 190 da Murtosa. O 588 não ganhou o prémio S. Jorge 2018,  mas enriqueceu e ganhou em espírito de grupo, fortaleceu amizade com participação activa e muita garra. No fim,  fizemo-nos ouvir,  em alta voz, gritando GAFANHA DA NAZARÉ.
Orgulho em fazer parte desta família!!!
Forte Canhota a todos,

Chefe Fátima Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário