quarta-feira, 7 de março de 2018

Padre António Vieira pregou na igreja da Gafanha da Nazaré


Foi um momento cultural inédito na Igreja da Gafanha da Nazaré: representação por Marcelo Lafontana do "Sermão de Santo António aos peixes", do Padre António Vieira. 
 Algumas dezenas de jovens (à tarde) e de adultos (à noite, com jovens e crianças pelo meio) puderam no dia 2 de março assistir a uma obra-prima da literatura portuguesa na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, inserida no festival Palheta - Robertos e Marionetas. Durante mais de uma hora, Marcelo Lafontana proclamou e representou o sermão que é uma critica à opressão dos colonos europeus sobre os indígenas, com base na metáfora dos peixes: "Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande'. 
No final da declamação teatralizada, o ator de origem brasileira mas a residir em Vila do Conde deixou uma nota de insatisfação porque a cultura bíblica dos jovens é cada vez menor. "Mas vocês não são católicos? Não andam na catequese?", perguntou. Alguns levantaram timidamente as mãos. Mas os que foram interpelados durante a peça desconheciam as histórias de Jonas e de Tobias. Parece que o que se aprende na catequese - lamentou - já não dá para ter uma base de cultura bíblica que permita apreender uma pérola da literatura portuguesa como é o "Sermão de Santo António aos Peixes". 

J.P.F.

NOTA: Transcrito, com a devida vénia, do Correio do Vouga. 

Sem comentários:

Enviar um comentário