sexta-feira, 9 de março de 2018

Inventários dos bens culturais da Igreja

Comissão Diocesana 
para os Bens Culturais da Igreja 
participa no Seminário Thesaurus



A Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja participa no “I Seminário Thesaurus: Inventário de Bens Culturais da Igreja”, que tem como primordial objectivo a partilha e apresentação de resultados do trabalho em curso nas dioceses portuguesas.
Proporcionando às instituições eclesiais uma dinâmica global de actuação, capaz de fomentar a colaboração e a adequação dos respectivos procedimentos, visa ainda fomentar o debate em torno das diversas problemáticas inerentes aos trabalhos de inventário, caminhos e estratégias.
Nesse sentido, estrutura-se em três momentos essenciais. Um primeiro, no quadro das estratégias de cooperação internacional, com a apresentação da realidade do Inventário de Bens Culturais da Igreja em Espanha. Um segundo, consagrado à reflexão da temática “Caminhos e Estratégias”, visa a abordagem aos mecanismos globais de actuação, consequências do trabalho realizado e caminhos para o inventário de Bens Culturais da Igreja em Portugal. Um terceiro, dedicado à apresentação de “Projectos em Curso”, procura apresentar um historial dos trabalhos, procedimentos específicos adoptados e breve ponto de situação.

FONTE: Diocese de Aveiro

NOTA: Tanto quanto sei, na Diocese de Aveiro não haverá inventários atualizados sobre os tesouros artísticos e históricos das paróquias da Igreja Aveirense. Sei que tal tarefa, urgente e necessária, exige trabalhos meticulosos elaborados por especialistas na matéria. Vamos aguardar, agora que a Comissão Diocesana para os Bens Culturais está interessada no assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário