terça-feira, 14 de novembro de 2017

CNE — Atividade Big Bang 2017


A Expedição 17 (Exploradores) teve a sua 1.ª grande actividade do ano, de 3 a 5 de novembro, este ano, no Centro de Recursos, em regime de acantonamento, para preparação e elaboração do ano escutista 2017/2018.
Este ano tivemos em conta, na actividade, a Expedição de Oliveira do Bairro, ainda em fase de iniciação para arranque da II Secção, naquele recente agrupamento.
A Expedição 17 levou 31 elementos dos 33 que a compõem, acompanhados pelos quatro Chefes e a de Oliveira do Bairro esteve presente com 11 elementos e dois Chefes.
Chegados ao Centro de Recursos na sexta feira, pelas 21h30, e depois de acomodados os 17 Exploradores mais os 11 Noviços e os três Aspirantes visualizaram o filme “A Era do Gelo – BIG BANG” como introdução à actividade.
No sábado, após a recepção à Expedição de Oliveira do Bairro, começaram os trabalhos que foram interrompidos para almoço e recomeçados no período da tarde até às 17h para que se pudessem uniformizar e começar a caminhada até à Igreja Matriz onde iríamos estar com o restante Agrupamento na Eucaristia habitual de 1.º sábado do mês e onde haveria o Cerimonial de Investidura de Guias, pela 1.ª vez realizado em cerimónia comunitária dentro da Igreja.
Esta actividade, a que damos o nome “BIG BANG”, é considerada por nós de máxima importância para início de ano escutista já que são os próprios elementos que se manifestam, em patrulha, sobre o que gostariam de fazer, tendo em conta o seu Progresso Individual. Depois de apresentada a toda a Expedição há uma Patrulha vencedora, mas cujo plano será enriquecido com o que é apresentado pelas restantes três Patrulhas.
Além deste “trabalho” o Big Bang serve também para os Chefes começarem a conhecer melhor os seus novos elementos e vice-versa e as patrulhas começarem a criar o Espirito de Patrulha que deverão desenvolver ao longo do ano.
A todos os participantes e pais, a Chefia de II Secção agradece a presença.

P’la Chefia da Expedição 17

Fátima Simões
(Chefe de Unidade)

Sem comentários:

Enviar um comentário