quarta-feira, 12 de julho de 2017

SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

Padre César Fernandes


Como pároco, desejo felicitar os 27 adultos que vão receber os sacramentos da iniciação cristã no dia 15 de julho na nossa Igreja Matriz. A Nono Ca e Ca receberá o Batismo, a Eucaristia e a Confirmação, e os restantes elementos receberão o sacramento do Crisma.
Estes adultos tiveram um ano de caminhada em que refletiram sobre a Bíblia, procurando retirar dela lições para o seu peregrinar neste mundo. Todos estes adultos, desistentes da catequese paroquial sistemática pelos mais diversos motivos, inscreveram-se para esta preparação intensiva sobre os sacramentos da iniciação cristã. Gostaram muito desta experiência e aprendizagem. Descobriram Deus como um Deus de misericórdia, amor e perdão e Jesus Cristo como o irmão mais velho que os encaminha para o Pai. Demos graças a Deus por ter feito dos seus corações um campo fértil para as sementes do Reino germinarem.
O seu formador, Didácio Frei, uma pessoa com “um saber de experiências feito”, levou-os a vivenciarem essa experiência amorosa de Deus e a entusiasmarem-se por Jesus Cristo. O formador orientou-os para a dimensão do testemunho a dar ao mundo como batizados e confirmados na Fé adulta pelo sacramento do Crisma. O nosso cristianismo não é para ficar na gaveta, mas para anunciar a todos a alegria do evangelho. Dentro das paredes da igreja é fácil ser-se cristão porque todos falamos a mesma linguagem, mas é vital para a igreja ser cristão fora do templo, transformando os nossos ambientes e levando-os a aproximarem-se mais de Deus, tendo famílias que sejam “igrejas domésticas” e humanizando os mundos do trabalha, social e do lazer. Estou certo que os novos crismandos, ocupando cada um o lugar que lhe compete na igreja, se irão empenhar nesta tarefa de evangelização do mundo. Que Deus a todos abençoe e lhes transmita o fogo do Seu Espírito.

Padre César Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário