sexta-feira, 9 de junho de 2017

A Igreja tem de avançar para o mundo digital


«A Igreja Católica tem o desafio de construir catedrais digitais, ou seja, locais onde todos possamos aceder, no ambiente digital, no qual sejamos recetivos a essa mensagem e possamos entrar, quando precisamos», assinalou o especialista do Departamento de Comunicação Audiovisual, Pablo Cano, professor da Universidade Católica de Múrcia, num encontro dos responsáveis de secretariados de Portugal e Espanha.
Esta posição, oportuna e necessária, há muito a defendemos, mas temos de reconhecer que os passos são lentos e os caminhos difíceis de trilhar. Salvo raras exceções, as paróquias continuam a menosprezar o mundo do ciberespaço, fechando-se a esta área da comunicação. 
A nossa paróquia, com um jornal mensal, já avançou para o mundo digital com o nosso blogue que, em apenas três meses, já registou mais de 28 mil entradas. Importa agora sensibilizar os paroquianos, serviços e instituições, para apresentarem opiniões, propostas de ações concretas, experiências levadas a cabo, reflexões desafiantes.
As portas estão abertas a todos. Assim apareça quem pretenda entrar na comunidade global, na certeza de que o mundo não passa de uma aldeia onde todos se possam encontrar e falar, trocar impressões e partilhar ideias, sentimentos, emoções… 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário