segunda-feira, 3 de abril de 2017

Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré

Lar 
Festa no Lar
Márcio com utentes

«Neste mês de abril, a rubrica “Associações” é dedicada ao Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré, que está às portas de comemorar os seus 30 anos de constituição como IPSS e os 26 anos de serviço à comunidade. Criado por iniciativa das estruturas pastorais da Paróquia da Gafanha da Nazaré ao termo do ano de 1986, raízes cristãs de onde parte, viu o Centro Social em Maio de 1987 o registo definitivo dos Estatutos como IPSS, dando início à sua atividade de serviço à população em Maio de 1991. 
Decorrente da sua natureza estatutária, o Centro Social é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que se propõe contribuir para a promoção social, cultural e integral de todos os habitantes da freguesia, com abertura ao município e região, sempre no espírito de solidariedade humana, coadjuvando os serviços públicos competentes ou as instituições particulares numa lógica de parceria e cooperação. 
Exercendo missão correspondente à sua natureza jurídica, após inauguração a 4 de associações Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré Maio e bênção a 19 de Maio de 1991, iniciou a instituição a atividade das respostas sociais contratualizadas com a Segurança Social no mesmo ano de 1991, com a entrada em funcionamento do Lar de Nossa Senhora da Nazaré, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário. 
Na linha estatutária de atenção social aos novos contextos e consequente desenvolvimento institucional, o Centro Social desde Abril de 2014 – no quadro da cedência de posições contratuais da ex-Fundação Prior Sardo a favor do Centro Social – passa a acolher a resposta social atípica de Atendimento e Acompanhamento Social e a resposta cultural Universidade Sénior.
O Centro Social nasceu da boa vontade das raízes comunitárias cristãs da Paróquia de Nossa Senhora da Nazaré, mantendo-se e estimulando-se sempre mais essa ligação umbilical e proativa com a comunidade em geral. No exercício da sua atividade e no desígnio da qualidade, o Centro Social tem presente o conceito unitário da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento humano dos cidadãos na abertura às múltiplas diversidades e proveniências, nomeadamente na promoção do acesso à cultura, à saúde, ao desenvolvimento social, académico, profissional, moral e espiritual. 
No contexto institucional abrangente, mantém o Centro Social um conjunto de dinâmicas de rede de parcerias e estreita cooperação quer com os serviços autárquicos quer com instituições de referência socioeducativas da comunidade local e regional. Como ideário, os serviços em curso no Centro Social querem resultar como uma grande família acolhedora entre Utentes, funcionários colaboradores, familiares responsáveis e comunidade, ao todo atingindo um universo social comprometido diariamente de cerca de 400 pessoas. 
Tendo comemorado em Maio de 2016 os 25 Anos de Serviço à Comunidade, além da gestão social diária, presentemente a instituição, através da sua Universidade Sénior, encontra-se a organizar o I Encontro de Universidades Seniores da Região de Aveiro, iniciativa em ampla parceria de organização que juntará em Maio de 2017 no município mais de quatro centenas de seniores provindos dos diferentes concelhos da região. Esta dinâmica visa a criação de novos conceitos e contextos, na linha de inovação social que inspire a edificação do sonho de um novo equipamento social, o novo Lar de Nossa Senhora dos Navegantes.»

Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré 
Rua Gil Vicente, n.º 101, 
Gafanha da Nazaré, Ílhavo, Diocese de Aveiro. 
Telf: 234 364 707 
Fax: 234 365 671 

Presidente da Direção:
Padre César Fernandes

Fonte: Agenda "Viver em ..." da CMI, rubrica Associações

Sem comentários:

Enviar um comentário