sábado, 6 de maio de 2017

Festa da Primeira Comunhão — Motivo de reflexão



Amanhã, domingo, celebra-se a Festa da Primeira Comunhão. A Eucaristia será na Igreja Matriz às 10 Horas, seguindo-se a procissão em honra do Santíssimo Sacramento que terá início na Igreja Matriz e seguirá pelas ruas: Gago Coutinho, Castilho, Sacadura Cabral, Gil Eanes e Avenida José Estêvão. Pedimos às pessoas por onde passa a procissão que enfeitem as ruas e mantenham um ambiente de silêncio e respeito. Não haverá Eucaristia das 11h15, na Igreja Matriz.

Esta notícia, registada neste blogue há dias, merece uma curta reflexão, pelo significado de que se reveste. Apenas 76 crianças vão receber a primeira comunhão, depois de terem sido catequizadas no sentido da descoberta de Jesus Cristo e da sua Boa Nova.
Margarida Fernandes, coordenadora do 3.º ano de Catequese, adianta que, segundo se recorda, este número de crianças terá sido o mais baixo desde há 33 anos até hoje. Isto significa que a nossa sociedade, com o rótulo de cristã, estará a perder interesse pela catequese? Não reconhecerá a importância da educação integral das crianças, no sentido de assumirem os valores fundamentais da nossa civilização de matriz cristã? São interrogações que deixamos à consideração dos pais.
Que esta Festa da Comunhão possa despertar nas famílias o gosto pelos caminhos abertos pela mensagem que Jesus Cristo nos legou há mais de dois mil anos. São os nossos votos.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário