sexta-feira, 6 de março de 2020

Informações Paroquiais de 8 a 15 de março 2020


1 – Domingo, dia 8, segundo Domingo da Quaresma haverá Via Sacra, na Igreja Matriz, às 15:00 Horas, animada pelos catequizandos do 3º e 4º ano. Convidam-se todos os paroquianos a participar.

2 – Este fim-de-semana, decorre o Festival PALHETA promovido pelo 23 Milhas da Câmara Municipal de Ílhavo, com um espetáculo de rua no domingo pelas 15:30, a iniciar junto à Igreja Matriz. Todos estamos convidados a participar.

3 – Reunião geral para todos os Catequistas, terça-feira, às 21:00 Horas, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré. 

4 – Reunião para Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores de Doentes, sexta-feira, às 19:30, na Biblioteca da Igreja Matriz.

5 – Estamos a viver o Tempo Quaresmal que deve ser também um tempo de partilha com o próximo, que está em situação de maior fragilidade. No próximo fim-de-semana todos somos convidados a fazer a nossa partilha de bens ajudando a nossa Cáritas que está apostada em descobrir os necessitados mais urgentes. Assim, à entrada das missas receberemos bens alimentares não perecíveis e bens de higiene. Convidamos todas as famílias e pessoas em geral a colaborarem com generosidade nesta ação.

6 – No final da Eucaristia serão distribuídos os envelopes do Contributo Penitencial. Este contributo deve ser o resultado das nossas renúncias quaresmais, que este ano, em toda a Diocese, se destinam ao fundo de socorro social da Cáritas Diocesana, à Missão Diocesana na Ilha do Príncipe e à construção da Igreja Matriz de São Paulo em Cabo Verde. Sejamos generosos.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Coronavírus: Nota do Conselho Permanente da CEP

Bispos anunciam medidas de «prudência» 
nos espaços de celebração


Perante a situação que estamos a viver em todo o mundo, motivada pelo coronavírus COVID-19, apelamos à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene. Nesse sentido, convidamos a seguir estritamente as indicações e normas da Direção Geral de Saúde.
Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a Comunhão na mão, a Comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta.

Nós precisamos mesmo da Quaresma...

Notas do meu diário 

A Páscoa celebra, como é sabido, o grande mistério da nossa fé. Há um período, a Quaresma, que nos prepara para isso. Já no fim, o Tríduo Pascal congrega-nos intensamente para a vivência da paixão e morte de Jesus. Silêncio, meditação e oração, com jejuns, abstinências e partilhas, tornam mais expressiva a fé que de Deus no vem para em comunhão com todos construirmos um mundo melhor.
Dir-se-á que esse propósito nos deve animar nos passos da nossa existência terrena. Nesse sentido, a Quaresma e a Páscoa são sempre uma mais-valia para o aprofundamento do nosso envolvimento nos projetos da construção de uma sociedade mais fraterna, mais humanista, mais cristã. Por isso, devemos valorizar de modo especial a festa maior do cristianismo. Maior, porque é da Ressurreição de Jesus Cristo que dimana a razão da nossa fé, dom de Deus oferecido a todos os homens e mulheres de boa vontade. 
Nós precisamos mesmo da Quaresma... Nós ansiamos pela Páscoa.

Fernando Martins 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

QUARESMA - Grande oportunidade de renovação interior

Mensagem Quaresmal do nosso pároco 

Com este tradicional rito das Imposição das Cinzas em que houve uma elevada presença de crentes nas Eucaristias, demos início ao tempo favorável da Quaresma, caminho para a Páscoa. Nas cinzas aniquilámos o homem velho e pecador para deixar nascer o homem novo com Cristo ressuscitado. 
Para a nossa Paróquia da Gafanha da Nazaré, a vivência da Quaresma há-de ser a grande oportunidade de renovação interior porque este é o tempo da graça. Necessitamos urgentemente de um reajuste das nossas atitudes interiores em relação a Deus e ao próximo. Precisamos de rever os critérios que guiam as nossas vidas, abandonando as folhas secas das hipocrisias, das aparências, dos egoísmos e desamores e reconhecendo as nossas fragilidades para podermos, como afirma Papa Francisco, entrar nessa estrada que leva a um destino seguro, a ressurreição do Senhor. Nós Cristãos, não podemos contentar-nos com uma a vida medíocre, mas teremos de aceitar com energia este apelo de Deus para a mudança de vida e o crescimento interior. 
Como Pároco, desejo a todos uma Quaresma em que acabamos com o homem velho e fazemos brotar o homem novo que ressuscitará com Cristo.

Pe. César Fernandes 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Quaresma… despertar para a conversão em família e como família

Mensagem do Bispo de Aveiro
para a Quaresma de 2020



A nossa vida, que é obra de Deus, requer uma renovação constante. A Quaresma apela a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência de tudo aquilo que impede o nosso aperfeiçoamento ou renascimento para uma vida nova, para a vida de Deus. Quem, durante a vida, não experimenta situações de deserto? Muitas vezes, experimenta-se este deserto porque os caminhos que o ser humano constrói são à margem ou longe de Deus, isto é, vive indiferente ao mistério de Deus, à presença de Jesus e à ação da Igreja. Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um «tempo favorável» de graça (cf. 2Cor 6,2). É, pois, um tempo de graça e um caminho de formação do coração, abrindo-o ao sopro d’Aquele que conhece a debilidade do nosso coração e é capaz de transformar o nosso deserto em sinais de humanidade.

Ler toda a mensagem aqui 

Data da Páscoa - Festa móvel sempre ao domingo



Nos primeiros séculos, as Igrejas do Oriente celebravam a Páscoa como os judeus, no dia 14 do mês de Nisan, enquanto as do Ocidente a celebravam sempre ao domingo. Esta forma de celebração venceu no Concílio de Niceia (325) que determinou a celebração da Páscoa no domingo a seguir à Lua Cheia, depois de 21 de Março (Equinócio da Primavera), o que dá um domingo entre 22 de Março e 25 de Abril. 
Com a adoção do calendário gregoriano (1582) surgiu nova divergência entre as Igrejas do Ocidente e as Ortodoxas, pois estas não aceitaram, na liturgia, o novo calendário. Só no ano 2001 houve coincidência. 

QUARESMA




A Quaresma é o tempo do Ano Litúrgico preparatório da Páscoa, a grande celebração do mistério da Salvação pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na atual disciplina litúrgica, vai da Quarta-Feira de Cinzas até Quin­ta-Feira Santa, excluindo a Missa da Ceia do Senhor, que já pertence ao Trí­duo Pascal. A Quaresma surgiu no séc. IV, a se­guir à paz de Constantino, quando mul­ti­dões de pagãos quiseram entrar na Igreja.

Ler mais aqui 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Igreja e Carnaval - Um pouco de história

Festividades antecipam tempo de jejum, 
partilha e penitência rumo à Páscoa


O dia de carnaval, que se celebra esta terça-feira, está ligado ao início do tempo da Quaresma, com as Cinzas, em datas determinadas pela Páscoa.A maior festa cristã, que evoca a Ressurreição de Jesus, é celebrada no domingo após a primeira lua cheia que se segue ao equinócio da primavera, no hemisfério norte.Perante práticas pré-cristãs, a Igreja Católica viria a promover alterações que permitissem ligar o período carnavalesco com a Quaresma.Uma prática penitencial preparatória da Páscoa, com jejum, começou a definir-se a partir de meados do século II; por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, por meio do jejum e da abstinência.Tertuliano, São Cipriano, São Clemente de Alexandria e o Papa Inocêncio II contestaram fortemente o carnaval, mas no ano 590 a Igreja Católica aprova que se realizem festejos que consistiam em desfiles e espetáculos de caráter cómico.

Ler todo  o texto na Agência Ecclesia 

NOTA: Texto e foto da Ecclesia 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Partilha para um mundo mais justo


“A partilha, na caridade, torna o homem mais humano; com a acumulação, corre o risco de embrutecer, fechado no seu egoísmo. Podemos e devemos ir mais além, considerando as dimensões estruturais da economia”

“Também hoje é importante chamar os homens e mulheres de boa vontade à partilha dos seus bens com os mais necessitados através da esmola, como forma de participação pessoal na edificação dum mundo mais justo”


Papa Francisco

Da Mensagem do Papa para a Quaresma 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Informações Paroquiais de 23 de fevereiro a 1 de março 2020

1 – Um grupo de leigos católicos, crentes de outras confissões religiosas e pessoas sem convicções religiosas, decidiram promover uma iniciativa popular de referendo sobre a questão da despenalização / penalização da morte a pedido. Assim, estão a ser recolhidas assinaturas a favor deste referendo. As pessoas que desejarem participar e tenham mais de dezoito anos, podem preencher a folha à saída da Igreja com o nome completo em maiúsculas, nº do Cartão de Cidadão, data de nascimento e assinatura como no BI/CC. Também podem passar no Cartório Paroquial.

2 – Na próxima terça-feira, dia de Carnaval, o Cartório estará encerrado e não haverá a Eucaristia das 19:00 Horas, na Igreja Matriz.

3 – Quarta-feira daremos início ao tempo da Quaresma com o rito da imposição das Cinzas. Haverá Eucaristia às 18:00 Horas, na Igreja Matriz direcionada para os catequizandos do 1º ao 6º ano e às 19:30 para os catequizandos do 7º ao 12º ano. Todos estão convidados a participar com os seus familiares.

4 – No próximo Domingo, dia 01 de Março, primeiro Domingo da Quaresma, haverá Via Sacra, na Igreja Matriz, às 15:00 Horas, animada pelos catequizandos do 1º e 2º ano. Convidam-se todos os paroquianos a participar.

5 – À saída da Eucaristia estará a ser distribuído o livro “Rezar na Quaresma”. Deverá ser um livro por família. Se puderem ajudar, o valor do livro é de um euro.

6 – O Cortejo dos Reis da nossa Paróquia, realizado no passado dia 12 de Janeiro, teve como resultado positivo a quantia de quinze mil e vinte e cinco euros e dois cêntimos. A todos os que colaboraram e participaram o nosso muito obrigado.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Diplomatas da Santa Sé devem passar por terras de missão

Papa determina que futuros diplomatas da Santa Sé 
passem um ano em dioceses missionárias



O Papa determinou que os futuros diplomatas da Santa Sé devem passar um ano ao serviço de dioceses em território missionário, uma decisão comunicada ao novo presidente da Academia Pontifícia Eclesiástica. Francisco recorda "o desejo que os sacerdotes que se preparam para o serviço diplomático da Santa Sé dediquem um ano de sua formação ao empenho missionário", que tinha manifestado em outubro de 2019, no final do Sínodo especial para a Amazónia.
"Estou convencido que esta experiência poderá ser útil a todos os jovens que se preparam ou iniciam o serviço sacerdotal, mas de modo especial àqueles que, no futuro, serão chamados a colaborar com os representantes pontifícios", precisa o documento.
"A missão que um dia sereis chamados a desempenhar levar-vos-á a todas as regiões do mundo. À Europa, necessitada de despertar; à África, sequiosa de reconciliação; à América Latina, faminta de alimento e interioridade; à América do Norte, comprometida a descobrir de novo as raízes de uma identidade que não se define a partir da exclusão; à Ásia e à Oceânia, desafiadas pela capacidade de fermentar na diáspora e de dialogar com a vastidão de culturas ancestrais", disse então Francisco.
O Papa explica que considerou necessário que os futuros diplomatas tenham no seu currículo "uma experiência pessoal de missão fora da sua diocese de origem, partilhando com as Igrejas missionárias um período de caminho junto das suas comunidades". Esta experiência vai entrar em vigor na formação do próximo ano académico, 2020/2021.
"Estou certo de que, superadas as preocupações iniciais que poderiam surgir diante deste novo estilo de formação para os futuros diplomatas da Santa Sé, a experiência missionária que se quer promover se tornará útil", conclui Francisco.

Texto publicado no Correio do Vouga desta semana 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Aveiro - A procissão de cinzas em exposição

26 de fevereiro a 21 de setembro 
Igreja do Convento de Santo António
e Capela da Ordem Terceira de São Francisco


A Câmara Municipal de Aveiro, em colaboração com a Fraternidade Franciscana de Aveiro (Terceiros de S. Francisco), vai  evocar a grandiosa procissão das Cinzas que esta fraternidade secularmente promoveu em Aveiro, uma procissão solene de penitência, saída às artérias da nossa cidade pela última vez em 1969, passam este ano 50 anos sobre a sua realização. 
Era, de acordo com múltiplos relatos (Rangel de Quadros,  D. João Evangelista de Lima Vidal, Eduardo Cerqueira e outros) das maiores cerimónias que tinham lugar em Aveiro . 

Ler mais e ver programa aqui

Um barco sereno


UM BARCO

Um barco divaga
sonolento
sob as ondas
redondas
do mar.

Um barco único,
minúsculo,
como uma estrelinha
brilhando
no imenso crepúsculo.

Um barco…
sem remos,
sem velas,
sem asas…

Um barco sereno,
como a brisa do mar.

Norberto Rosa

In Timoneiro,
Setembro/Outubro de 1980

CONVITE_5.º e 6.º Ano de Catequese


AMIGO/A: Caro, depois de nos termos encontrado em Novembro passado, voltaremos a encontrar-nos novamente. Desta vez vamos ver como o Senhor Jesus nos chama a construir a casa, isto é a nossa vida, sobre a Rocha da Verdade e do Amor. Se andas no 5º e 6º anos da catequese, vem ter connosco no próximo dia 7 de Março, no Seminário de Aveiro, numa actividade entre as 9h30 e 18h00. Não te esqueças de trazer, caderno e esferográfica, equipamento de desporto e objectos de higiene e se quiseres uma oferta livre e facultativa para o seminário. Pelas 17 horas celebraremos a Eucaristia para a qual convidamos os teus familiares.
Confirma a tua presença até dia 28 de Fevereiro.

Com amizade, P.e João Santos



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Informações Paroquiais de 16 a 23 de fevereiro 2020

1 – A União das Irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora da Nazaré e São Pedro, pede para informar que se encontram em pagamento os anuais da Irmandade, aos Domingos de manhã, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré.

2 – Reunião para o Conselho Pastoral Paroquial, quarta-feira, às 21:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

3 – Reunião para todos os pais e encarregados de educação da Catequese:
Do 8º ao 12º ano, quinta-feira e do 1º ao 7º ano, sexta-feira.
As reuniões serão às 21:00 Horas, no Auditório Mãe do Redentor, na Igreja Matriz.

4 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 23 de Fevereiro no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

5 – O nosso Agrupamento de Escuteiros vai apresentar um espetáculo de variedades, sábado, dia 22 de Fevereiro, às 21:00 no Salão Mãe do Redentor, com a atuação dos Maresia e das várias secções dos Escuteiros. A entrada é um bem alimentar ou de higiene que reverte para a Cáritas Paroquial. Todos estamos convidados a participar.

Espetáculo Solidário - Integrado na Comemoração dos 40 anos

O nosso Agrupamento de Escuteiros vai apresentar um espetáculo de variedades, sábado, dia 22 de Fevereiro, às 21:00 no Salão Mãe do Redentor, com a atuação dos Maresia e das várias secções dos Escuteiros. A entrada é um bem alimentar ou de higiene que reverte para a Cáritas Paroquial. Todos estamos convidados a participar.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

D. António Moiteiro orienta retiro quaresmal


O Bispo da Diocese de Aveiro vai orientar um retiro quaresmal com o tema "Encontrámos Jesus", no primeiro fim de semana da Quaresma (29 de fevereiro e 1 de março), na Casa Diocesana de Albergaria, a começar às 9h30 de sábado e a terminar depois do almoço de domingo. As inscrições devem ser feitas na Cúria diocesana ou na Casa de Albergaria. Pede- se a todos aqueles que desejam participar se disponham a guardar silêncio e, sendo possível, a estarem presentes todo o tempo que dure o retiro.

A caridade é o abraço de Deus a todo o Homem

Cáritas Paroquial tem nova direção

“A caridade é o abraço de Deus a todo o Homem, de modo particular aos últimos e aos sofredores, os quais ocupam no coração de Deus um lugar preferencial”, frisou o nosso pároco, Pe. César Fernandes, na Eucaristia das 19 horas, sábado, 8 de fevereiro, no momento da tomada de posse da nova direção da Cáritas Paroquial, citando o Papa Francisco. 
Lembrando que a Igreja não é nenhuma “agência humanitária” nem “departamento logístico”, o Pe. César recomendou que os membros da Cáritas sejam, na paróquia e para além dela, “instrumentos do amor de Deus pela humanidade, particularmente os mais frágeis” e adiantou que “os pobres são pessoas”, escondendo-se “nos seu rostos o rosto de Cristo”. E acrescentou: “Na vossa ação, nunca esqueçais que Deus também se fez vulnerável por nós: não teve casa para nascer, sofreu, foi perseguido, foi migrante fugindo para outro país. Fez-se vulnerável por amor da humanidade.” 
O presidente da direção da Cáritas Paroquial, Fernando Faria, aceitou o desafio do nosso prior, apesar de reconhecer que não vai ser tarefa fácil, mas acredita que, com a ajuda de Deus, tudo se tornará possível, frisando que a equipa empossada “sabe que tem de ser uma presença ativa junto dos que mais sofrem”.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

40 anos de escutismo na Gafanha da Nazaré

O Agrupamento de Escuteiros n.º 588 da Gafanha da Nazaré está a celebrar o quadragésimo aniversário da sua existência. Foi fundado em 29/07/1979 pelo saudoso pároco, Padre Miguel de Lencastre, também ele filho de um alto responsável nacional do escutismo. O movimento escutista foi assumido pela Igreja e, como se trata de escutismo católico, a Paróquia pretendeu, para assinalar este quadragésimo aniversário e com o relevante apoio dos escuteiros, conceder o mínimo de condições físicas a todo o Agrupamento, lobitos, exploradores, caminheiros e chefes, construindo-lhes uma nova Sede, uma verdadeira “cidade escutista”, que, graças ao Divino Chefe, está terminada. Todos nos podemos orgulhar pela obra feita em prol do nosso Agrupamento, uma das melhores Sedes da Região. Deixo uma palavra de gratidão a todos os nossos atuais escuteiros e seus chefes.