quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Diplomatas da Santa Sé devem passar por terras de missão

Papa determina que futuros diplomatas da Santa Sé 
passem um ano em dioceses missionárias



O Papa determinou que os futuros diplomatas da Santa Sé devem passar um ano ao serviço de dioceses em território missionário, uma decisão comunicada ao novo presidente da Academia Pontifícia Eclesiástica. Francisco recorda "o desejo que os sacerdotes que se preparam para o serviço diplomático da Santa Sé dediquem um ano de sua formação ao empenho missionário", que tinha manifestado em outubro de 2019, no final do Sínodo especial para a Amazónia.
"Estou convencido que esta experiência poderá ser útil a todos os jovens que se preparam ou iniciam o serviço sacerdotal, mas de modo especial àqueles que, no futuro, serão chamados a colaborar com os representantes pontifícios", precisa o documento.
"A missão que um dia sereis chamados a desempenhar levar-vos-á a todas as regiões do mundo. À Europa, necessitada de despertar; à África, sequiosa de reconciliação; à América Latina, faminta de alimento e interioridade; à América do Norte, comprometida a descobrir de novo as raízes de uma identidade que não se define a partir da exclusão; à Ásia e à Oceânia, desafiadas pela capacidade de fermentar na diáspora e de dialogar com a vastidão de culturas ancestrais", disse então Francisco.
O Papa explica que considerou necessário que os futuros diplomatas tenham no seu currículo "uma experiência pessoal de missão fora da sua diocese de origem, partilhando com as Igrejas missionárias um período de caminho junto das suas comunidades". Esta experiência vai entrar em vigor na formação do próximo ano académico, 2020/2021.
"Estou certo de que, superadas as preocupações iniciais que poderiam surgir diante deste novo estilo de formação para os futuros diplomatas da Santa Sé, a experiência missionária que se quer promover se tornará útil", conclui Francisco.

Texto publicado no Correio do Vouga desta semana 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Aveiro - A procissão de cinzas em exposição

26 de fevereiro a 21 de setembro 
Igreja do Convento de Santo António
e Capela da Ordem Terceira de São Francisco


A Câmara Municipal de Aveiro, em colaboração com a Fraternidade Franciscana de Aveiro (Terceiros de S. Francisco), vai  evocar a grandiosa procissão das Cinzas que esta fraternidade secularmente promoveu em Aveiro, uma procissão solene de penitência, saída às artérias da nossa cidade pela última vez em 1969, passam este ano 50 anos sobre a sua realização. 
Era, de acordo com múltiplos relatos (Rangel de Quadros,  D. João Evangelista de Lima Vidal, Eduardo Cerqueira e outros) das maiores cerimónias que tinham lugar em Aveiro . 

Ler mais e ver programa aqui

Um barco sereno


UM BARCO

Um barco divaga
sonolento
sob as ondas
redondas
do mar.

Um barco único,
minúsculo,
como uma estrelinha
brilhando
no imenso crepúsculo.

Um barco…
sem remos,
sem velas,
sem asas…

Um barco sereno,
como a brisa do mar.

Norberto Rosa

In Timoneiro,
Setembro/Outubro de 1980

CONVITE_5.º e 6.º Ano de Catequese


AMIGO/A: Caro, depois de nos termos encontrado em Novembro passado, voltaremos a encontrar-nos novamente. Desta vez vamos ver como o Senhor Jesus nos chama a construir a casa, isto é a nossa vida, sobre a Rocha da Verdade e do Amor. Se andas no 5º e 6º anos da catequese, vem ter connosco no próximo dia 7 de Março, no Seminário de Aveiro, numa actividade entre as 9h30 e 18h00. Não te esqueças de trazer, caderno e esferográfica, equipamento de desporto e objectos de higiene e se quiseres uma oferta livre e facultativa para o seminário. Pelas 17 horas celebraremos a Eucaristia para a qual convidamos os teus familiares.
Confirma a tua presença até dia 28 de Fevereiro.

Com amizade, P.e João Santos



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Informações Paroquiais de 16 a 23 de fevereiro 2020

1 – A União das Irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora da Nazaré e São Pedro, pede para informar que se encontram em pagamento os anuais da Irmandade, aos Domingos de manhã, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré.

2 – Reunião para o Conselho Pastoral Paroquial, quarta-feira, às 21:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

3 – Reunião para todos os pais e encarregados de educação da Catequese:
Do 8º ao 12º ano, quinta-feira e do 1º ao 7º ano, sexta-feira.
As reuniões serão às 21:00 Horas, no Auditório Mãe do Redentor, na Igreja Matriz.

4 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 23 de Fevereiro no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

5 – O nosso Agrupamento de Escuteiros vai apresentar um espetáculo de variedades, sábado, dia 22 de Fevereiro, às 21:00 no Salão Mãe do Redentor, com a atuação dos Maresia e das várias secções dos Escuteiros. A entrada é um bem alimentar ou de higiene que reverte para a Cáritas Paroquial. Todos estamos convidados a participar.

Espetáculo Solidário - Integrado na Comemoração dos 40 anos

O nosso Agrupamento de Escuteiros vai apresentar um espetáculo de variedades, sábado, dia 22 de Fevereiro, às 21:00 no Salão Mãe do Redentor, com a atuação dos Maresia e das várias secções dos Escuteiros. A entrada é um bem alimentar ou de higiene que reverte para a Cáritas Paroquial. Todos estamos convidados a participar.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

D. António Moiteiro orienta retiro quaresmal


O Bispo da Diocese de Aveiro vai orientar um retiro quaresmal com o tema "Encontrámos Jesus", no primeiro fim de semana da Quaresma (29 de fevereiro e 1 de março), na Casa Diocesana de Albergaria, a começar às 9h30 de sábado e a terminar depois do almoço de domingo. As inscrições devem ser feitas na Cúria diocesana ou na Casa de Albergaria. Pede- se a todos aqueles que desejam participar se disponham a guardar silêncio e, sendo possível, a estarem presentes todo o tempo que dure o retiro.

A caridade é o abraço de Deus a todo o Homem

Cáritas Paroquial tem nova direção

“A caridade é o abraço de Deus a todo o Homem, de modo particular aos últimos e aos sofredores, os quais ocupam no coração de Deus um lugar preferencial”, frisou o nosso pároco, Pe. César Fernandes, na Eucaristia das 19 horas, sábado, 8 de fevereiro, no momento da tomada de posse da nova direção da Cáritas Paroquial, citando o Papa Francisco. 
Lembrando que a Igreja não é nenhuma “agência humanitária” nem “departamento logístico”, o Pe. César recomendou que os membros da Cáritas sejam, na paróquia e para além dela, “instrumentos do amor de Deus pela humanidade, particularmente os mais frágeis” e adiantou que “os pobres são pessoas”, escondendo-se “nos seu rostos o rosto de Cristo”. E acrescentou: “Na vossa ação, nunca esqueçais que Deus também se fez vulnerável por nós: não teve casa para nascer, sofreu, foi perseguido, foi migrante fugindo para outro país. Fez-se vulnerável por amor da humanidade.” 
O presidente da direção da Cáritas Paroquial, Fernando Faria, aceitou o desafio do nosso prior, apesar de reconhecer que não vai ser tarefa fácil, mas acredita que, com a ajuda de Deus, tudo se tornará possível, frisando que a equipa empossada “sabe que tem de ser uma presença ativa junto dos que mais sofrem”.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

40 anos de escutismo na Gafanha da Nazaré

O Agrupamento de Escuteiros n.º 588 da Gafanha da Nazaré está a celebrar o quadragésimo aniversário da sua existência. Foi fundado em 29/07/1979 pelo saudoso pároco, Padre Miguel de Lencastre, também ele filho de um alto responsável nacional do escutismo. O movimento escutista foi assumido pela Igreja e, como se trata de escutismo católico, a Paróquia pretendeu, para assinalar este quadragésimo aniversário e com o relevante apoio dos escuteiros, conceder o mínimo de condições físicas a todo o Agrupamento, lobitos, exploradores, caminheiros e chefes, construindo-lhes uma nova Sede, uma verdadeira “cidade escutista”, que, graças ao Divino Chefe, está terminada. Todos nos podemos orgulhar pela obra feita em prol do nosso Agrupamento, uma das melhores Sedes da Região. Deixo uma palavra de gratidão a todos os nossos atuais escuteiros e seus chefes.