quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Encontro Diocesano do Apostolado da Oração

Auditório da Igreja Paroquial Gafanha da Nazaré
15 de fevereiro
9h30 às 13h 


Conversa com o P. Miguel Pedro Melo, SJ, da Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal
Destinatários: Associados do Apostolado da Oração, párocos, diáconos, grupos e movimentos de espiritualidade, institutos de vida consagrada, interessados na oração pelo Papa.

Caminhada Say Yes

CAMINHADA SAY YES

No próximo sábado teremos um momento diferente... uma catequese diferente uma catequese aberta à toda a comunidade!

Estão TODOS convidados!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Encontro Diocesano de Namorados


A Pastoral Juvenil de Aveiro decidiu aceitar a proposta de D. António Moiteiro, nosso bispo, e dos órgãos de consulta e decisão da Diocese, no sentido de apresentarem uma proposta para jovens e casais namorados. Foi tido em conta, naturalmente, o facto de o Ano Pastoral ter nos seus projetos o lema “Família, vocação de amor e caminho de santidade”. Conforme se vê e lê no cartaz, pode deduzir-se que há tempo suficiente para os namorados aproveitarem esta oportunidade para se conhecerem melhor e para tomarem conhecimento de algumas estratégias que os ajudem a melhorar o seu relacionamento, sempre com o olhar atento a Deus.

Ler mais aqui 

Inscrições aqui 

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Bispo de Aveiro: Todos somos enviados

Homilia de D. António Moiteiro 
nas ordenações diaconais


«Todos somos enviados. Isto significa que todos devemos sentir a responsabilidade da evangelização e que ninguém se pode julgar dispensado. Este envio requer o pôr em prática o que vão anunciar; a sua primeira pregação é o testemunho de vida. A Igreja, continuadora da missão de Jesus, deve ser também libertadora de tantas escravidões que o homem de hoje sofre. Todos devemos deixar-nos imbuir de um autêntico sentido profético, o Espírito de Cristo Ressuscitado, que nos dá força para denunciar o mal e conquistar um verdadeiro espírito de liberdade interior.»

Ler mais aqui 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

O Papa Francisco tem no seu coração as pessoas idosas


Li hoje na Agência Ecclesia que o Cardeal Tolentino Mendonça vai ser orador no I Congresso da Pastoral dos Idosos que tem início no dia 29, em Roma, onde se vai refletir sobre «A riqueza dos anos». 
No texto cita-se o Papa Francisco que «tem no seu coração as pessoas idosas e, desde o seu pontificado, em inúmeras ocasiões, tem sublinhado o papel que elas têm na transmissão da fé, no diálogo com os jovens e para a preservação das raízes dos povos”. 
Do Cardeal Tolentino há já a certeza de que,  a partir do tema, “A riqueza dos anos”, brindará os participantes com a beleza da sua poesia, da sua cultura, da sua rica sensibilidade e da sua experiência no contacto com o mundo do seu e nosso tempo. E nós ficaremos à espera de ideias e propostas que poderemos implementar na nossa comunidade, para além das estruturas que já possui, ligadas aos visitadores de doentes e idosos, ao lar e centro de dia, ao apoio domiciliário e à Universidade Sénior.
Com a esperança de vida a crescer a um ritmo acelerado, a sociedade tem dado as respostas possíveis a quem chega a idades avançadas, caindo  alguns, frequentemente, no esquecimento. As pessoas no ativo, com exigências profissionais e outras, dia a dia mais competitivas, não dão espaço de manobra para prestarem a atenção personalizada, fundamental ao equilíbrio mental e físico dos seus idosos. 
Há, um pouco por todo o lado, lares e centros de dia comparticipados pelo Estado para ajudarem no acolhimento e apoio aos menos velhos. Mas família é família...

F.M.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Informações Paroquiais de 26 de janeiro a 2 de fevereiro 2020

1 – A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Nazaré está a organizar um Jantar com Fados, no dia 7 de Fevereiro, no Restaurante Estufa. Os interessados podem fazer as reservas junto dos elementos da Comissão de festas

2 – A União das Irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora da Nazaré e São Pedro, pede para informar que o pagamento dos anuais da Irmandade começa no dia 02 de Fevereiro.

3 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 23 de Fevereiro no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

4 – A Orquestra Filarmónica Gafanhense vai apresentar um concerto no dia 02 de Fevereiro, às 16:00 Horas, na Igreja Matriz. Todos estamos convidados a participar.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

O Dia de São Vicente celebra-se hoje

São Vicente acompanhou os diáconos permanente
na Gafanha da Encarnação
Vicente de Saragoça, ou São Vicente de Fora, foi um mártir que viveu entre o século III e o século IV. Foi martirizado, provavelmente, em 22 de janeiro de 304, por se ter recusado a adorar os deuses pagãos. Evocamo-lo hoje porque ele é o patrono dos diáconos e foi recordado, no domingo, pelos diáconos permanentes da Diocese de Aveiro, na Gafanha da Encarnação. 
Dizem as lendas que o seu corpo foi atirado aos animais, mas que teria sido protegido por um corvo de ser devorado, o que levou o povo a considerá-lo santo, sendo presentemente o padroeiro de Lisboa. Também se diz, nos relatos alusivos a São Vicente, que, durante a invasão muçulmana da península ibérica, em 713, o seu corpo  foi colocado num barco à deriva no mar, dando à costa no Promontório Sacro, Cabo de Sagres, que passou a chamar-se Cabo de São Vicente. 
É claro que lendas são lendas, mas a sua existência e vida têm merecido o respeito e a veneração do povo através dos séculos, o que terá levado a Igreja a reconhecer-lhe as honras dos altares. No fundo, o importante é olhar para o seu exemplo de se dar, com o sacrifício da própria vida, à causa das verdades evangélicas. 

F. M. 

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Agrupamento n.º 588 em festa

Dos primeiros passos

(Foto dos meus arquivos)

Em 29 de Julho de 1979 dá-se a oficialização do Agrupamento do CNE (Corpo Nacional de Escutas  –  Escutismo Católico Português), ao qual foi atribuído o n.º 588. Na véspera, na noite de 28, fizeram a sua promessa os três primeiros dirigentes: Carlos Alberto Borges Ferreira (Chefe do Agrupamento), Orlando Leitão de Figueiredo (Secretário), e Fernando Alberto Borges Ferreira (Chefe de Grupo). Era assistente o Padre Miguel Lencastre. 
Logo de seguida, iniciaram a preparação com vista à chefia da Alcateia (Lobitos) as futuras chefes Madalena Matias, Maria Ana Cunha Pereira, Maria do Céu Gandarinho Lopes e Custódia Lopes Caçoilo. 
A primeira promessa de Lobitos ocorre a 2 de Maio de 1982, depois da necessária preparação. Em 1981, o chefe Carlos Alberto Ferreira deixa o Agrupamento e em 10 de Julho do mesmo ano assume a chefia Fernando Alberto Ferreira. 
Em 25 de Setembro de 1982, os responsáveis do Agrupamento n.º 588 são já os seguintes: 
Orlando Leitão de Figueiredo – Chefe do Agrupamento 
Padre Rubens António Severino – Assistente 
Fernando Martins –  Adjunto do Assistente 
Carlos António da Silva Loureiro – Secretário 
Madalena Matias –  Chefe da Alcateia 
Eunice Rodrigues da Silva – Chefe do Grupo Júnior 
:::
Notas dos meus arquivos 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Informações Paroquiais de 19 a 26 janeiro 2020

1 – Domingo, dia 19, realiza-se o segundo Leilão dos Reis, com início às 15:30, no Auditório Mãe do Redentor da Igreja Matriz. Fazemos um apelo à participação de todos.

2 – O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré convida todas as pessoas para assistirem ao “Encontro de Cantares ao Menino”, com a encenação da Adoração ao Menino Jesus, no próximo sábado, dia 25 de Janeiro, no final da Eucaristia das 19:00 Horas, na Igreja Matriz. Este encontro de cantares ao Menino tem a participação do Grupo de Danças e Cantares de Assafarge de Coimbra, Grupo da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos e do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré. Todos estão convidados.

3 – A União das Irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora da Nazaré e São Pedro, pede para informar que o pagamento dos anuais da Irmandade começa no dia 02 de Fevereiro.

4 – Como tem sido avisado, a nossa paróquia vai participar na grande celebração Eucarística na cidade da Nazaré no dia 26 de Janeiro. O programa será o seguinte:
7:00 Horas Saída do Jardim 31 de Agosto / 10:30 – Eucaristia no Santuário da Nazaré / 12:30 – Almoço (cada um leva o seu ou pode almoçar em restaurantes no local) / 14:30 – Saída em direção a Alcobaça com paragem na cidade da Nazaré.

5 – Na celebração dos 40 anos do Agrupamento 588 da Gafanha da Nazaré haverá uma Tertúlia no próximo sábado, no dia 25 de Janeiro, no Auditório Mãe do Redentor às 21:30. Os painéis serão: 40 anos de Escutismo e a evolução de uma cidade; a fé no Escutismo; o Escutismo, os jovens e o envolvimento na comunidade. Estamos todos convidados a participar.

A mudança de época exige conversão

Papa Francisco 

Tudo isto se reveste duma valência particular no nosso tempo, porque estamos a viver, não simplesmente uma época de mudanças, mas uma mudança de época. Encontramo-nos, portanto, num daqueles momentos em que as mudanças já não são lineares, mas epocais; constituem opções que transformam rapidamente o modo de viver, de se relacionar, de comunicar e elaborar o pensamento, de comunicar entre as gerações humanas e de compreender e viver a fé e a ciência. 
Muitas vezes acontece viver a mudança limitando-se a envergar um vestido novo e, depois, permanecer como se era antes. Lembro-me da expressão enigmática que se lê num famoso romance italiano: «Se queremos que tudo fique como está, é preciso que tudo mude» (“O leopardo”, de Giuseppe Tomasi de Lampedusa). 
A atitude sadia é, antes, deixar-se questionar pelos desafios do tempo presente, individuando-os com as virtudes do discernimento, da parresia e da hypomoné. Então a mudança assumiria um aspeto completamente diferente: de elemento complementar, de contexto ou de pretexto, de paisagem exterior, tornar-se-ia cada vez mais humana e também mais cristã. Continuaria a ser uma mudança externa, mas realizada a partir do próprio centro do homem, isto é, uma conversão antropológica.

Do discurso do Papa à Cúria Romana, 
na apresentação de votos natalícios, 
no dia 21 de dezembro de 2019

Publicado no TIMONEIRO de janeiro