sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Informações Paroquiais de 24 de novembro a 1 de dezembro 2019

1 – Domingo, dia 24, reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

2 – Domingo, dia 24, a Filarmónica Gafanhense comemora os 183 anos da sua existência, com um Concerto Musical na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré, às 16:00 Horas. Todos estamos convidados.

3 – Reunião para o Conselho Pastoral Paroquial, terça-feira, às 21:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

4 – Os catequistas/formadores envolvidos no projeto “Say Yes – Aprender a dizer sim” em ordem à preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2022 em Lisboa, terão uma reunião, quinta-feira às 21:15, no Salão Paroquial de Ílhavo.

5 – Vamos preparar o nosso tradicional Cortejo dos Reis, com uma primeira reunião para todas as pessoas interessadas e disponíveis em participar nos autos do cortejo, sexta-feira, às 21:00 Horas, na Biblioteca.

6 – O Município e paróquia da Nazaré pretendem elevar o culto e a devoção ao Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a Património Imaterial da Humanidade. Para preparar esta candidatura, a nossa e outras paróquias que têm Nossa Senhora da Nazaré como padroeira, foram convidadas a participar numa grande celebração Eucarística presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa a ter lugar na Nazaré, dia 26 de Janeiro, às 10:30. A nossa paróquia pretende ter uma representação digna neste evento. Assim os paroquianos que desejarem participar devem fazer a sua inscrição no cartório paroquial. A inscrição para o autocarro tem um custo de 10 Euros.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Luciano Neves: "Pintar é o que eu mais gosto de fazer"

Luciano Neves no seu ateliê
Durante a vida profissional, dedicou-se à pintura de casas e barcos. Agora, na reforma, Luciano Marques Neves dedica-se à pintura artística, fazendo da sua casa, na Rua João XXIII, um imenso ateliê, se pensarmos nos espaços onde exerce a sua arte, ou uma imensa galeria, dado que encontramos quadros por todas as divisões. “Pintar é o que eu mais gosto de fazer”, afirma. 
Prestes a completar 84 anos (nasceu em dezembro de 1935), viúvo há 20, Luciano Neves começou a trabalhar com 12 anos, colaborando com o “mestre Catraio” na pintura de casas. Aos 19 anos, tirou a cédula e chegou a embarcar, mas rapidamente voltou às pinturas e aos arranjos, já não de casas, mas das embarcações do empresário Vilarinho. Em terra, tratava da pintura dos navios e botes, a par de coordenar cargas e descargas e diversos arranjos e arrumações. E ainda havia tempo para pintar a casa dos patrões. 
Com a chegada da reforma, veio a pintura artística a tempo inteiro. Por vezes, durante a nossa conversa, Luciano Neves desvaloriza a sua arte – “a minha chungaria” –, mas dos seus quadros, de cores vivas, brota uma grande força, uma grande vivacidade, num estilo que os peritos chamam de “naïf”. 
Luciano Neves pinta temas da sua própria iniciativa, como moliceiros, flores ou paisagens da região de Aveiro, sobre madeira, tela ou cerâmica, mas também gosta de imitar os grandes pintores. O seu preferido é o impressionista francês Renoir. 
A par com a pintura, o mestre Luciano gosta das histórias dos grandes artistas. Tem sempre consigo alguns livros, de onde retira dados e histórias de Ticiano, Rubens ou Miguel Ângelo. Gosta especialmente da história de Giotto, o pequeno pastor que vivia na Toscânia, Itália, e se tornou o maior pintor do final da Idade Média. Foi chamado ao Papa e desenhou com um só golpe de mão um círculo perfeito, tão perfeito que parecia impossível ter sido feito sem instrumentos mecânicos. 
Em termos de exposições, a arte de Luciano Neves esteve patente em coletivas de Aveiro e Ílhavo e integra diversas coleções particulares. Um dos seus quadros pode ser visto por toda a gente no Café Leão, no Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré. Luciano Neves não é sportinguista, mas pintou o enorme leão que domina o interior do café. 

Jorge Pires Ferreira 

Publicado no jornal Timoneiro deste mês. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Biblioteca D. António Francisco disponibiliza 22 mil livros

Retrato de D. António Francisco feito pelo pintor António Bessa
A Biblioteca D. António Francisco dos Santos foi inaugurada na noite de 14 de novembro, no Seminário de Santa Joana Princesa, com bênção e descerramento da placa por D. António Moiteiro. Na ocasião, o Bispo de Aveiro referiu que o espaço renovado existe para que se dê o encontro com a Palavra, mais do que com as muitas palavras que os 22 mil livros disponíveis contêm. 
A biblioteca, repartida por meia dúzia de salas, além dos livros gerais, com destaque para a teologia, tem uma secção para jornais e revistas, outra para assuntos aveirenses e uma sala devidamente climatizada para livros antigos. Nesta última sala está o retrato de D. António Francisco feito pelo pintor António Bessa (presente na inauguração) e as insígnias episcopais daquele que esteve à frente da Diocese de Aveiro entre 2006 e 2014. Pode-se visitar a biblioteca e requisitar livros nos dias úteis das 9h30 às 16h30 (fecha ao almoço). 
Antes da inauguração, numa sessão do auditório do Seminário, apresentou-se o livro "Caminhando com D. António Francisco dos Santos", sobre o monumento que foi construído na sua terra natal, Tendais (concelho de Cinfães). Realçou-se que o livro é um sinal de gratidão a quem constantemente mostrava gratidão a Deus e aos homens. 
O reitor do Seminário de Aveiro, P.e João Santos, agradeceu às instituições e empresas que tornaram possível a nova biblioteca. D. António Moiteiro sublinhou a "obrigação de manter a memória e o exemplo" do seu antecessor "para enfrentar os desafios dos tempos de hoje". 

J. P. F. 

Publicado no "Correio do Vouga" desta semana

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Schoenstatt - 40 anos de um "Lugar de Graças"



“Não se pode ser cristão sem um estilo de vida de oração”, disse o Bispo de Aveiro aos cerca de dois milhares de pessoas que participaram na Missa dos 40 anos do Santuário de Schoenstatt, no domingo, 20 de outubro, na Gafanha da Nazaré. Em Dia Mundial das Missões, D. António Moiteiro afirmou que a “oração está no âmago da missão” e realçou que a oração cristã é “estar diante de Deus”, é “saber que Ele nos escuta e nos dá mais do que o que pedimos”, é “dar glória pelo seu amor”, mesmo que, como aconteceu com Jesus, surjam dificuldades. 
D. António Moiteiro recordou as grandes datas do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Referiu 1914, quando o P.e Kentenich, na Alemanha, confiou os seminaristas à maternidade e educação de Maria, iniciando, a partir do santuário alemão - do qual o da Gafanha da Nazaré é cópia fiel -, um movimento que hoje está espalhado pelo mundo e que tem como elemento fundamental a “Aliança de Amor com Nossa Senhora, Mãe Três Vezes Admirável”. Apontou 1960, quando o Movimento chegou à Diocese de Aveiro, e 1965, quando na igreja da Gafanha da Nazaré havia uma imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt, a “primeira da Península Ibérica”. Em 1979, no dia 21 de outubro, também um “Dia Mundial das Missões”, foi inaugurado o Santuário de Schoenstatt. Santuário, oração e missão estão juntos. “O coração que reza é missionário”, disse D. António Moiteiro.

Publicado no jornal TIMONEIRO. 

Ler mais na edição em papel 

domingo, 17 de novembro de 2019

Dia Mundial dos Pobres - Para pensar e agir



«Todos os dias encontramos famílias obrigadas a deixar a sua terra à procura de formas de subsistência noutro lugar; órfãos que perderam os pais ou foram violentamente separados deles para uma exploração brutal; jovens em busca duma realização profissional, cujo acesso lhes é impedido por míopes políticas económicas; vítimas de tantas formas de violência, desde a prostituição à droga, e humilhadas no seu íntimo. Além disso, como esquecer os milhões de migrantes vítimas de tantos interesses ocultos, muitas vezes instrumentalizados para uso político, a quem se nega a solidariedade e a igualdade? E tantas pessoas sem abrigo e marginalizadas que vagueiam pelas estradas das nossas cidades?

Quantas vezes vemos os pobres nas lixeiras a catar o descarte e o supérfluo, a fim de encontrar algo para se alimentar ou vestir! Tendo-se tornado, eles próprios, parte duma lixeira humana, são tratados como lixo, sem que isto provoque qualquer sentido de culpa em quantos são cúmplices deste escândalo. Aos pobres, frequentemente considerados parasitas da sociedade, não se lhes perdoa sequer a sua pobreza. A condenação está sempre pronta. Não se podem permitir sequer o medo ou o desânimo: simplesmente porque pobres, serão tidos por ameaçadores ou incapazes.»

Da Mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres

sábado, 16 de novembro de 2019

800 milhões de pessoas famintas

Em sintonia com o Papa 


Vemos como a comida deixa de ser um meio de subsistência e passa a ser um canal de destruição pessoal. Assim, em comparação com os 820 milhões de pessoas famintas, temos, do outro lado da escala, quase 700 milhões de pessoas com excesso de peso, vítimas de hábitos alimentares inadequados. 
Já não são apenas emblemas da dieta dos «povos da opulência» (cf. Paulo VI, Enc. Populorum progressio, 3), mas começam a viver também nos países de baixa renda, onde as pessoas continuam a comer pouco e mal, copiando modelos alimentares das regiões desenvolvidas. Por causa da desnutrição, as patologias ligadas à opulência podem levar a um desequilíbrio por “excesso”, que muitas vezes resulta em diabetes, doenças cardiovasculares e outras formas de doenças degenerativas, e a um desequilíbrio por “defeito”, documentado pelo número crescente de mortes por anorexia e bulimia. É necessária, portanto, uma conversão do nosso modo de agir, e a nutrição é um importante ponto de partida. 
Vivemos graças aos frutos da criação (cf. Sl 65, 10-14; 104, 27-28) e estes não podem ser reduzidos a um simples objeto de uso e domínio. Mensagem para o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, centrada nos distúrbios alimentares. 

Papa Francisco

Ler mais no TIMONEIRO (Edição de papel)

Cultura vocacional a partir das famílias

O seminário é o espaço necessário para o discernimento e uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em Seu nome. A vida comunitária, os espaços de silêncio e oração ajudam a consolidar o discernimento e a espiritualidade. As equipas formadoras, as famílias, as comunidades, os grupos e movimentos têm fulcral importância neste acompanhamento. 
Nesta semana dos seminários, os adolescentes e jovens são desafiados a colocarem esta opção vocacional no horizonte das suas vidas porque são eles que se encontram em melhores condições para fazerem essa escolha visto que ainda não têm compromissos definitivos para a vida. Que cada um saiba responder à pergunta: “Para quem sou eu”? Que a resposta seja dada com coragem, alegria e confiança de que o Mestre “não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser”.
Neste ano em que o Plano de Pastoral da Diocese se debruça sobre a família, pede-se a todos os cristãos, durante esta semana e sempre, um especial apoio e carinho pelos nossos seminários bem como o cultivo de uma “cultura vocacional” a partir das nossas famílias, ajudando-as a criar nos adolescentes e jovens uma envolvência pela opção à vocação sacerdotal ou de consagração.

Pe. César Fernandes

Fonte:  Editorial do Timoneiro

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Informações Paroquiais de 17 a 24 de novembro 2019

1 – Reunião para os pais e encarregados de educação dos Catequizandos do 1º ao 7.º Ano, sexta-feira às 21:00 Horas, no auditório Mãe do Redentor, na Igreja Matriz.

2 – Integrado no Plano de Pastoral da Diocese, haverá um encontro arciprestal de casais/famílias sobre a vocação para o amor, destinado a pais e filhos, orientado pela família Power das Famílias de Caná, sexta-feira às 21:00 Horas, no Salão Paroquial da Praia da Barra. Este é um testemunho enriquecedor para a educação dos filhos. Todos estamos convidados a participar.

3 – O Seminário de Santa Joana vai organizar uma noite de Teatro com a comédia “Hábitos de bebida”, pelo grupo Gólgota, sábado, dia 23 de Novembro, no Auditório do Seminário às 21:30. Para ajudar o nosso Seminário, podemos adquirir os bilhetes no Cartório Paroquial.

4 – No próximo Domingo, dia 24 de Novembro, a Filarmónica Gafanhense comemora os 183 anos da sua existência, com seguinte programa: 9:30 Horas – Romagem ao Cemitério da nossa cidade; 10:30 – Participação e animação da Eucaristia na Igreja Matriz; 16:00 Horas Concerto Musical na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré. Todos estamos convidados.