quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Biblioteca D. António Francisco dos Santos


A Diocese de Aveiro vai inaugurar, no próximo dia 14 novembro, pelas 21 horas,  a Biblioteca D. António Francisco dos Santos, no Seminário Diocesano de Aveiro. Na cerimónia, vai ser apresentado o livro "Caminhando com D. António Francisco dos Santos, a propósito de um monumento em Tendais", da autoria do Prof. Universitário Bernardo Almeida 

Fonte: Ecclesia

Catequese - Reunião de Animadores

REUNIÃO DE ANIMADORES - 8.º ano ao 12.º ano


"Assim, em virtude da graça que me foi dada, digo a todos e a cada um de vós que não se sinta acima do que deve sentir-se; mas sinta-se preocupado em ser sensato, de acordo com a medida de fé que Deus distribuiu a cada um. É que, como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função, assim acontece connosco: os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros. Temos dons que, consoante a graça que nos foi dada, são diferentes: se é o da profecia, que seja usado em sintonia com a fé; se é o do serviço, que seja usado a servir; se um tem o de ensinar, que o use no ensino; se outro tem o de exortar, que o use na exortação; quem reparte, faça-o com generosidade; quem preside, faça-o com dedicação; quem pratica a misericórdia, faça-o com alegria." 
Romanos 12, 3:8

CAMINHADA SAY YES - ROMA 1986


O quê? Oração ao estilo Taizé
Quando? Sábado 02 de novembro de 2019
Horas? 17h30
Onde? Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré

Incluído na caminhada SAY YES, os jovens do 8.º ano ao 12.º ano da catequese da Paróquia da Gafanha da Nazaré e os seus animadores, convidam toda a comunidade a participar num momento único e diferente de oração. 

Esperamos todos por si 

“A esperança é concreta, é de todos os dias, porque é um encontro. E todas as vezes que encontramos Jesus na Eucaristia, na oração, no Evangelho, nos pobres, na vida comunitária, todas essas vezes damos um passo a mais rumo a esse encontro definitivo”. 

Papa Francisco

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Festa de Todos os Santos



Na próxima sexta-feira, 1 de novembro, celebramos a festa de Todos os Santos. Haverá missa vespertina na quinta-feira, às 19 horas, na Igreja Matriz. 

Na sexta-feira, a Eucaristia será celebrada às 8 horas na Igreja Matriz e na Cale da Vila às 9 horas. À tarde, pelas 15 horas, a Eucaristia será celebrada no cemitério por todos os nossos defuntos. 

No sábado, dia dedicado aos Fiéis Defuntos, haverá missas na Igreja Matriz, às 8 e às 19 horas.


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Para pensar - Aumentou o número de pobres

“Aumentou o número de ricos, 
está magra a classe média 
e aumentou o número de pobres”


«Em Portugal, “aumentou o número de ricos, continua magra a classe média e aumentou o número de pobres”, diz o padre José Manuel Pereira de Almeida, secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, para quem vale a pena perceber que aquela é a realidade, apesar do desenvolvimento em que o país se encontra. E essa é uma ideia que vale a pena reter do 33º Encontro Nacional da Pastoral Social católica, que decorreu em Fátima, sob o tema “Trazer as periferias para o centro”.»

Ler mais no SeteMargens 

domingo, 27 de outubro de 2019

“Pastores, jovens, cientistas pressionam-nos a não permanecermos indiferentes”


O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que o Sínodo especial para a Amazónia, encerrado esta manhã, levou a toda a Igreja Católica “o clamor dos pobres, juntamente com o da terra”.
“Após essas três semanas, não podemos fingir que não o ouvimos”, declarou, deste a janela do apartamento pontifício, antes da recitação dominical da oração do ângelus.
Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa recordou que nas últimas três semanas o Vaticano ouviu “as vozes dos pobres, juntamente com as de muitos outros, dentro e fora da Assembleia do Sínodo”.
“Pastores, jovens, cientistas pressionam-nos a não permanecermos indiferentes”, apontou.
A intervenção, minutos depois da Missa conclusiva da assembleia sinodal, destacou a necessidade de respeitar as várias culturas, na missionação católica, e de “abrir novos caminhos para a proclamação do Evangelho”.
Não há uma cultura padrão, não há uma cultura pura que purifica as outras. Há o Evangelho, puro, que se incultura”.
Francisco falou do Sínodo como um espaço onde os participantes puderam “caminhar juntos”, olhando-se nos olhos e ouvindo com “sinceridade”, procurando propostas para “que o Evangelho seja anunciado a todos os povos”.
“Sentimo-nos, então, encorajados a partir, a deixar as costas confortáveis dos nossos portos seguros para avançar por águas profundas: não nas águas pantanosas das ideologias, mas no mar aberto, onde o Espírito nos convida a lançar as nossas redes”, assinalou.
Cada um de nós já se perguntou muitas vezes o que fazer de bom pela própria vida. Hoje é o momento, vamos perguntar-nos: Eu, o que posso fazer de bem pelo Evangelho?”.
O Papa concluiu com uma invocação da Virgem Maria, que é “venerada e amada como Rainha da Amazónia, não conquistando, mas ‘inculturando-se’: com a humilde coragem de mãe, tornou-se a protetora dos seus filhos, a defensora dos oprimidos”.
“Ela, uma mulher de esperança, interceda para que desça sobre nós o Espírito Santo, que com a sua doce criatividade torna novas todas as coisas”, desejou.

OC

FONTE:  Texto e Imagem da Agência Ecclesia 

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

40 anos do santuário de Schoenstatt, " Lugar de Graças"

Bispo de Aveiro entrega à Irmã Cristina a faca de cortar o bolo

"Não se pode ser cristão sem um estilo de vida de oração", disse o Bispo de Aveiro aos cerca de dois milhares de pessoas que participaram na Missa dos 40 anos do Santuário de Schoenstatt, no domingo, 20 de outubro, na Gafanha da Nazaré. 
Em Dia Mundial das Missões, D. António Moiteiro afirmou que a "oração está no âmago da missão" e realçou que a oração cristã é "estar diante de Deus", é "saber que Ele nos escuta e nos dá mais do que o que pedimos", é "dar glória pelo seu amor", mesmo que, como aconteceu com Jesus, surjam dificuldades. 
D. António Moiteiro recordou as grandes datas do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Referiu 1914, quando o P.e Kentenich, na Alemanha, confiou os seminaristas à maternidade e educação de Maria, iniciando, a partir do santuário alemão - do qual o da Gafanha da Nazaré é cópia fiel -, um movimento que hoje está espalhado pelo mundo e que tem como elemento fundamental a "Aliança de Amor com Nossa Senhora, Mãe Três Vezes Admirável". Apontou 1960, quando o Movimento chegou à Diocese de Aveiro, e 1965, quando na igreja da Gafanha da Nazaré havia uma imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt, a "primeira da Península Ibérica". Em 1979, no dia 21 de outubro, também um "Dia Mundial das Missões", foi inaugurado o Santuário de Schoenstatt. Santuário, oração e missão estão juntos. "O coração que reza é missionário", disse D. António Moiteiro. 

TESTEMUNHOS 

Ana Maria Amarante 

Eu já nasci em Schoenstatt. Os meus pais sempre foram do movimento e ajudaram a construir o santuário. Estou ligada à Juventude Feminina desde os seis anos. Pertencer a este movimento é ter a confiança de que Maria está na nossa vida. É estar na Igreja com uma família e sentirmo-nos família na grande família que é a Igreja. Maria liga tudo. Estudo Farmácia e dou testemunho do que aprendo e vivo aqui, ainda que por vezes ouça "ah... tu és católica...". Ser de Schoenstatt ajuda a agir no mundo. 

Paulo Teixeira 

Schoenstatt é uma maneira de viver na Igreja. Conheci o movimento quando era jovem, depois afastei-me, voltei depois do ano 2000, com a minha mulher, que já fazia parte do movimento. Estudei a vida o P.e Kentenich [fundador do movimento] e fiquei completamente "agarrado". Percebi que posso ser o "homem novo" e ajudar a criar a "nova comunidade". Para preparar o jubileu, visitamos várias paróquias. Em geral fomos bem acolhidos, mas houve paróquias que não nos quiseram receber. Mas todas receberam materiais sobre o santuário e foram muitas as pessoas que vieram conhecer o santuário e a sua espiritualidade durante este ano.

Fonte: Texto e foto do "Correio do Vouga" desta semana 

Há menos católicos nas missas - Qual será a razão?

Conselho Diocesano de Pastoral sugere 
que se pergunte às pessoas porque não vão à Missa

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) refletiu sobre a queda da participação na Eucaristia dominical e considerou que agora é tempo de perguntar às pessoas as razões de terem deixado de ir à Missa. "É preciso um ministério da escuta. É preciso escutar as pessoas sem medo do que disserem. Há muita gente a precisar de ser ouvida", disse um dos conselheiros. A convicção foi partilhada pela assembleia e surgiu um primeiro lugar na enunciação dos pontos fortes no final da sessão que decorreu no Seminário de Aveiro, na noite de 18 de outubro. 
O CDP - órgão de aconselhamento do Bispo de Aveiro - considerou ainda que a queda das presenças significa que a catequese não está a cumprir a sua missão de iniciação cristã, que haverá "causas internas", como a desconsideração do sacramento da Confissão ou determinados tipos de pregação, que a Igreja não está a ser capaz de criar elites e líderes cristãos, que a ação da Igreja não está a ser "suficientemente audaz" ou que os agentes e as comunidades não são capazes de se aliarem nos mesmos objetivos de evangelização. 
De acordo com o programa pastoral, novembro é o mês em que os padres, com os seus conselhos pastorais paroquiais ou com outros colaboradores, devem refletir sobre as causas da queda da presença nas Missas. "Se os padres refletirem com os leigos, já é um avanço", disse um responsável diocesano. Em dezembro, a questão será abordada numa assembleia de clero. 
Segundo o recenseamento realizado em março de 2019, na Diocese de Aveiro, de 2001 para 2019, cerca de trinta mil pessoas deixaram de "ir à Missa". Em termos percentuais, em 2001 participavam 21,6 por cento dos resistentes, enquanto em 2019 a percentagem desceu para 12,3. 

J.P.F.

NOTA: Texto publicado no "Correio do Vouga" desta semana

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Voluntariado Missionário

Sessão de esclarecimento no CUFC


O SDAM (Serviço Diocesano de Animação Missionária) promove no dia 23 de outubro, pelas 21h00, uma sessão de esclarecimento sobre voluntariado missionário. Destinada a todos os que colocam a possibilidade de colaborar durante alguns meses nas missões católicas. A sessão acontece no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), Aveiro. 
Mais informações pelo e-mail voluntariadosdam@dioceseaveiro.pt.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Para a história do Apostolado de Oração na Gafanha da Nazaré


Há datas referentes à vida paroquial do povo da Gafanha da Nazaré que não podem cair no esquecimento e a criação do Apostolado de Oração, que ocorreu em 22 de Outubro de 1904, é uma delas. O que poderia recontar aqui sobre o que se sabe não acrescentaria nada ao que foi apresentado na monografia da "GAFANHA - N.ª S.ª da Nazaré", elaborado por Manuel Olívio da Rocha e Manuel Fernando da Rocha Martins, com data de publicação de 1986. Por isso, a cópia fiel do que então foi escrito nas páginas 265 e 266, que pode  ler nesta mensagem. Com antecedência, porque no domingo haverá a peregrinação nacional a Fátima.