segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Para pensar - Aumentou o número de pobres

“Aumentou o número de ricos, 
está magra a classe média 
e aumentou o número de pobres”


«Em Portugal, “aumentou o número de ricos, continua magra a classe média e aumentou o número de pobres”, diz o padre José Manuel Pereira de Almeida, secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, para quem vale a pena perceber que aquela é a realidade, apesar do desenvolvimento em que o país se encontra. E essa é uma ideia que vale a pena reter do 33º Encontro Nacional da Pastoral Social católica, que decorreu em Fátima, sob o tema “Trazer as periferias para o centro”.»

Ler mais no SeteMargens 

domingo, 27 de outubro de 2019

“Pastores, jovens, cientistas pressionam-nos a não permanecermos indiferentes”


O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que o Sínodo especial para a Amazónia, encerrado esta manhã, levou a toda a Igreja Católica “o clamor dos pobres, juntamente com o da terra”.
“Após essas três semanas, não podemos fingir que não o ouvimos”, declarou, deste a janela do apartamento pontifício, antes da recitação dominical da oração do ângelus.
Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa recordou que nas últimas três semanas o Vaticano ouviu “as vozes dos pobres, juntamente com as de muitos outros, dentro e fora da Assembleia do Sínodo”.
“Pastores, jovens, cientistas pressionam-nos a não permanecermos indiferentes”, apontou.
A intervenção, minutos depois da Missa conclusiva da assembleia sinodal, destacou a necessidade de respeitar as várias culturas, na missionação católica, e de “abrir novos caminhos para a proclamação do Evangelho”.
Não há uma cultura padrão, não há uma cultura pura que purifica as outras. Há o Evangelho, puro, que se incultura”.
Francisco falou do Sínodo como um espaço onde os participantes puderam “caminhar juntos”, olhando-se nos olhos e ouvindo com “sinceridade”, procurando propostas para “que o Evangelho seja anunciado a todos os povos”.
“Sentimo-nos, então, encorajados a partir, a deixar as costas confortáveis dos nossos portos seguros para avançar por águas profundas: não nas águas pantanosas das ideologias, mas no mar aberto, onde o Espírito nos convida a lançar as nossas redes”, assinalou.
Cada um de nós já se perguntou muitas vezes o que fazer de bom pela própria vida. Hoje é o momento, vamos perguntar-nos: Eu, o que posso fazer de bem pelo Evangelho?”.
O Papa concluiu com uma invocação da Virgem Maria, que é “venerada e amada como Rainha da Amazónia, não conquistando, mas ‘inculturando-se’: com a humilde coragem de mãe, tornou-se a protetora dos seus filhos, a defensora dos oprimidos”.
“Ela, uma mulher de esperança, interceda para que desça sobre nós o Espírito Santo, que com a sua doce criatividade torna novas todas as coisas”, desejou.

OC

FONTE:  Texto e Imagem da Agência Ecclesia 

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

40 anos do santuário de Schoenstatt, " Lugar de Graças"

Bispo de Aveiro entrega à Irmã Cristina a faca de cortar o bolo

"Não se pode ser cristão sem um estilo de vida de oração", disse o Bispo de Aveiro aos cerca de dois milhares de pessoas que participaram na Missa dos 40 anos do Santuário de Schoenstatt, no domingo, 20 de outubro, na Gafanha da Nazaré. 
Em Dia Mundial das Missões, D. António Moiteiro afirmou que a "oração está no âmago da missão" e realçou que a oração cristã é "estar diante de Deus", é "saber que Ele nos escuta e nos dá mais do que o que pedimos", é "dar glória pelo seu amor", mesmo que, como aconteceu com Jesus, surjam dificuldades. 
D. António Moiteiro recordou as grandes datas do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Referiu 1914, quando o P.e Kentenich, na Alemanha, confiou os seminaristas à maternidade e educação de Maria, iniciando, a partir do santuário alemão - do qual o da Gafanha da Nazaré é cópia fiel -, um movimento que hoje está espalhado pelo mundo e que tem como elemento fundamental a "Aliança de Amor com Nossa Senhora, Mãe Três Vezes Admirável". Apontou 1960, quando o Movimento chegou à Diocese de Aveiro, e 1965, quando na igreja da Gafanha da Nazaré havia uma imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt, a "primeira da Península Ibérica". Em 1979, no dia 21 de outubro, também um "Dia Mundial das Missões", foi inaugurado o Santuário de Schoenstatt. Santuário, oração e missão estão juntos. "O coração que reza é missionário", disse D. António Moiteiro. 

TESTEMUNHOS 

Ana Maria Amarante 

Eu já nasci em Schoenstatt. Os meus pais sempre foram do movimento e ajudaram a construir o santuário. Estou ligada à Juventude Feminina desde os seis anos. Pertencer a este movimento é ter a confiança de que Maria está na nossa vida. É estar na Igreja com uma família e sentirmo-nos família na grande família que é a Igreja. Maria liga tudo. Estudo Farmácia e dou testemunho do que aprendo e vivo aqui, ainda que por vezes ouça "ah... tu és católica...". Ser de Schoenstatt ajuda a agir no mundo. 

Paulo Teixeira 

Schoenstatt é uma maneira de viver na Igreja. Conheci o movimento quando era jovem, depois afastei-me, voltei depois do ano 2000, com a minha mulher, que já fazia parte do movimento. Estudei a vida o P.e Kentenich [fundador do movimento] e fiquei completamente "agarrado". Percebi que posso ser o "homem novo" e ajudar a criar a "nova comunidade". Para preparar o jubileu, visitamos várias paróquias. Em geral fomos bem acolhidos, mas houve paróquias que não nos quiseram receber. Mas todas receberam materiais sobre o santuário e foram muitas as pessoas que vieram conhecer o santuário e a sua espiritualidade durante este ano.

Fonte: Texto e foto do "Correio do Vouga" desta semana 

Há menos católicos nas missas - Qual será a razão?

Conselho Diocesano de Pastoral sugere 
que se pergunte às pessoas porque não vão à Missa

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) refletiu sobre a queda da participação na Eucaristia dominical e considerou que agora é tempo de perguntar às pessoas as razões de terem deixado de ir à Missa. "É preciso um ministério da escuta. É preciso escutar as pessoas sem medo do que disserem. Há muita gente a precisar de ser ouvida", disse um dos conselheiros. A convicção foi partilhada pela assembleia e surgiu um primeiro lugar na enunciação dos pontos fortes no final da sessão que decorreu no Seminário de Aveiro, na noite de 18 de outubro. 
O CDP - órgão de aconselhamento do Bispo de Aveiro - considerou ainda que a queda das presenças significa que a catequese não está a cumprir a sua missão de iniciação cristã, que haverá "causas internas", como a desconsideração do sacramento da Confissão ou determinados tipos de pregação, que a Igreja não está a ser capaz de criar elites e líderes cristãos, que a ação da Igreja não está a ser "suficientemente audaz" ou que os agentes e as comunidades não são capazes de se aliarem nos mesmos objetivos de evangelização. 
De acordo com o programa pastoral, novembro é o mês em que os padres, com os seus conselhos pastorais paroquiais ou com outros colaboradores, devem refletir sobre as causas da queda da presença nas Missas. "Se os padres refletirem com os leigos, já é um avanço", disse um responsável diocesano. Em dezembro, a questão será abordada numa assembleia de clero. 
Segundo o recenseamento realizado em março de 2019, na Diocese de Aveiro, de 2001 para 2019, cerca de trinta mil pessoas deixaram de "ir à Missa". Em termos percentuais, em 2001 participavam 21,6 por cento dos resistentes, enquanto em 2019 a percentagem desceu para 12,3. 

J.P.F.

NOTA: Texto publicado no "Correio do Vouga" desta semana

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Voluntariado Missionário

Sessão de esclarecimento no CUFC


O SDAM (Serviço Diocesano de Animação Missionária) promove no dia 23 de outubro, pelas 21h00, uma sessão de esclarecimento sobre voluntariado missionário. Destinada a todos os que colocam a possibilidade de colaborar durante alguns meses nas missões católicas. A sessão acontece no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), Aveiro. 
Mais informações pelo e-mail voluntariadosdam@dioceseaveiro.pt.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Para a história do Apostolado de Oração na Gafanha da Nazaré


Há datas referentes à vida paroquial do povo da Gafanha da Nazaré que não podem cair no esquecimento e a criação do Apostolado de Oração, que ocorreu em 22 de Outubro de 1904, é uma delas. O que poderia recontar aqui sobre o que se sabe não acrescentaria nada ao que foi apresentado na monografia da "GAFANHA - N.ª S.ª da Nazaré", elaborado por Manuel Olívio da Rocha e Manuel Fernando da Rocha Martins, com data de publicação de 1986. Por isso, a cópia fiel do que então foi escrito nas páginas 265 e 266, que pode  ler nesta mensagem. Com antecedência, porque no domingo haverá a peregrinação nacional a Fátima.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Livro para a mesa de cabeceira – "Uma Beleza que nos Pertence"



QUIETUDE

O meu livro de mesa de cabeceira é, presentemente, “Uma Beleza que nos Pertence” de José Tolentino Mendonça, recentemente elevado ao cardinalato pelo Papa Francisco. Escritor multifacetado, com méritos conhecidos no mundo da poesia, da crónica, do pensamento e da cultura em geral, recomendo-o vivamente aos meus amigos e leitores, na certeza de que vão gostar. 
“Uma Beleza que nos Pertence” lê-se com muito prazer. E se o tenho na mesa de cabeceira por alguma razão há de ser. O livro, de aforismos, está ordenado, por curtas reflexões, seguindo a rota do abecedário. Começa com o tema Alegria e termina com Vulnerabilidade. “A alegria não nos pertence. A alegria atravessa-nos. A alegria é sempre um dom.” E “... Só a vulnerabilidade nos eleva à altura do infinito à maneira de uma dança, onde a gravidade é vencida pela graça”. 
Em jeito de abertura, lança-nos como desafio, entre outras considerações: “Nós somos também um segredo para nós mesmos e temos de aceitar-nos assim. Somos um enigma, uma pergunta, e temos de aceitar isso. Caso contrário, não teremos paz.” 
Aconselho a leitura desta seleção de aforismos de Tolentino Mendonça sem pressas. Um tema antes de adormecer. Ao jeito de oração... ao jeito de meditação. Aqui deixo este desafio a quem nos lê. 

F. M.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Dia Mundial das Missões – 20 de outubro - Batizados e Enviados




Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo


«A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a esperança abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a caridade, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra. Uma Igreja em saída até aos extremos confins requer constante e permanente conversão missionária. Quantos santos, quantas mulheres e homens de fé nos dão testemunho, mostrando como possível e praticável esta abertura ilimitada, esta saída misericordiosa ditada pelo impulso urgente do amor e da sua lógica intrínseca de dom, sacrifício e gratuidade!», sublinha o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, que se celebra a 20 de outubro próximo, publicada em 9 de junho do corrente ano. 
Lembra a seguir que cada batizada e batizado «é uma missão», referindo que «quem ama «põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai, dá-se ao outro e tece relações que geram vida». E acrescenta: «Ainda que meu pai e minha mãe traíssem o amor com a mentira, o ódio e a infidelidade, Deus nunca Se subtrai ao dom da vida e, desde sempre, deu como destino a cada um dos seus filhos a própria vida divina e eterna.» 
O Papa manifesta o desejo de que «Um renovado Pentecostes abra de par em par as portas da Igreja, a fim de que nenhuma cultura permaneça fechada em si mesma e nenhum povo fique isolado, mas se abra à comunhão universal da fé». Recomenda, ainda, «Que ninguém fique fechado em si mesmo, na autorreferencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa. A Páscoa de Jesus rompe os limites estreitos de mundos, religiões e culturas, chamando-os a crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a uma conversão cada vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a verdadeira vida a todos». 

Ler toda a Mensagem do Papa aqui 

Centro de Recursos Mãe do Redentor e almoço no dia 10 de Novembro

Um pouco de história



O Centro de Recursos Mãe do Redentor (CRMR), situado na Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré, nasceu durante o Jubileu do ano 2000, altura em que se falava da Tenda de Jacob, como espaço de reflexão e lazer. As obras da sua construção foram dadas por concluídas em Novembro de 2007 e desde então têm-se multiplicado os encontros de convívio, formação e lazer, muitos deles de iniciativa de instituições paroquiais.
O CRMR possui infraestruturas destinadas ao culto e a reuniões, cozinha e refeitório, campos de jogos e balneários, proporcionando atividades de caráter social, religiosos, cultura, desportivo, tudo funcionando uma perspetiva da busca do bem-estar e promoção das pessoas.

Os anúncios lidos nas Eucaristias do passado fim de semana dão conta de um almoço que ali vai ser realizado, no dia 10 de Novembro, para angariação de fundos destinados às despesas da paróquia. Os interessados podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial. 

F. M. 

sábado, 12 de outubro de 2019

Informações Paroquiais de 13 a 20 outubro 2019

1 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 10 de Novembro no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

2 – A Juventude Feminina e Masculina de Schoenstatt convida todos os adolescentes e jovens a participar numa Vigília de Oração, sexta-feira às 23:00 Horas, no Santuário, no âmbito das comemorações dos 40 anos do Santuário de Schoenstatt da Gafanha da Nazaré.

3 – O nosso Arciprestado de Ílhavo vai organizar uma peregrinação ao Santuário de Schoenstatt, no próximo domingo, dia 20 de Outubro, pela data Jubilar dos 40 anos da Bênção do Santuário “Tabor Mãe da Igreja” da Gafanha da Nazaré, que tem sido, no meio de nós, um lugar de graças. A concentração dos peregrinos será no largo do Parque Desportivo do Gafanha às 15:45 e a Eucaristia Jubilar às 16:30 em frente ao Santuário. Participemos.

4 – Lembramos aos paroquianos que ainda não contribuíram para a Coleta Paroquial e que o desejem fazer que podem entregar os envelopes nos ofertórios das missas ou no Cartório Paroquial. Agradecemos a partilha e generosidade de todos.

5 – No próximo fim-de-semana, celebra-se o Dia Mundial das Missões. Tenhamos presente nas nossas orações esta intenção geral da Igreja. As ofertas das Eucaristias também se destinam às Missões.