segunda-feira, 15 de julho de 2019

30.º Aniversário do Crisma - A alegria do reencontro




No dia 13 de Julho de 2019, pelas 20h, no restaurante Atrium, vários elementos do Grupo 25 peregrinos, confirmados em 1989, reuniu-se para comemorar o trigésimo aniversário do seu Crisma. 
Neste encontro estiveram presentes, também, os seus catequistas Maria do Céu Ramos e o seu marido Domingos Lopes. 
O jantar foi bastante animado com a amizade e boa disposição de todos os intervenientes.  Houve lugar a um brinde e bolo para assinalar a data e os catequistas foram presenteados com algumas lembranças, ofertadas por todos os que quiseram marcar a sua presença, nesta data tão especial para todos! 
Para selar este encontro, todos referiram o que os seus olhos diziam naquele momento tão especial: 
“Estou feliz por reencontrar amigos que já não conhecia”; 
“Que sou, seguramente, uma pessoa alegre! Ou não?!”; 
“Que foi bom recordar e reencontrar.”; 
“Alegria no reencontro.”; 
“Dizem que a vida é feita de encontros e reencontros, mas os encontros como este, ficarão memoráveis e inesquecíveis. E servem para nos unirmos, neste caso, ao fim de trinta anos e fizeram-me muito feliz.”; 
“Trinta anos após uma caminhada que nos preparou para a Vida.”; 
“Admiração e Alegria.”; 
“Felicidade neste momento de reencontro e boas Emoções.”; 
“Felicidade!”; 
“Estou muito feliz por estar na companhia de amigos que já não via há muito tempo e estou grata pelos maravilhosos catequistas que me levaram ao Crisma.”; 
“Dizem que é uma felicidade voltar a partilhar bons momentos trinta anos depois, com pessoas que fizeram parte do meu crescimento e sentir-me como se nunca nos tivéssemos separado.” 
O encontro terminou com todos elementos de mãos dadas e em círculo a rezar a oração do Pai Nosso. 
Boas Férias e até ao nosso próximo reencontro! 

Fernanda Boia

sábado, 13 de julho de 2019

Informações Paroquiais de 14 a 21 de julho 2019


1 – Domingo, dia 14, será a ordenação Presbiteral dos Diáconos Pedro Oliveira e Jorge Gonçalves, às 16:00 Horas na Sé de Aveiro, para a qual estamos convidados. Agradeçamos a Deus com a nossa oração e presença a resposta a este chamamento para o serviço da Igreja.

2 – As pessoas interessadas em levar ou enfeitar os andores na Procissão de Nossa Senhora da Nazaré podem dar o nome no Cartório Paroquial.

3 – Lembramos os paroquianos que se encontra em pagamento a Coleta Paroquial. Os envelopes poderão ser entregues nos ofertórios das missas, ou no Cartório Paroquial. Agradecemos a partilha e generosidade de todos.

Agrupamento de escuteiros prepara-se para celebrar 40 anos

(Foto com cerca   40 anos)
O Agrupamento de Escuteiros da Gafanha da Nazaré, o n.º 588 do CNE (Corpo Nacional de Escutas – escutismo católico) prepara-se para comemorar os 40 anos de existência (1979-2019). 
As comemorações começam no dia 3 de agosto e prolongam-se pelo ano 2020. No dia 3, um sábado, haverá missa de ação de graças às 19h, seguindo-se o cantar dos parabéns, o partir do bolo e um porto de honra. Estes momentos decorrerão na sala à entrada para o auditório paroquial. 
Para outubro, nas salas da nova sede, está prevista a inauguração da exposição de fotografias que retrata alguns momentos das quatro décadas de escutismo na Gafanha da Nazaré. Os escuteiros preparam ainda um espetáculo, em princípio na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, e outras ações para 2019/20. 

Acampamento regional 

Por estes dias, os escuteiros preparam-se para o AcaReg – Acampamento Regional, que vai decorrer de 27 de julho a 2 de agosto em Avelãs de Cima, concelho de Anadia. São esperados cerca de 2200 escuteiros, mais cerca de 300 adultos, entre dirigentes e outros colaboradores. O 588 vai estar presente com cerca de 50 escuteiros (metade do total de efetivos). 
Já nos finais de maio, nos dias 25 e 26, o Agrupamento da Gafanha da Nazaré participou no AcaMun – Acampamento Municipal, que decorreu na Gafanha do Carmo. 
O concelho de Ílhavo, em termos de escutismo, é caso único na região e, ao que se sabe, no país: tem mais agrupamentos (seis) do que freguesias (quatro), já que todas as seis paróquias têm escutismo.

NOTA: Texto publicado no "Timoneiro"

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Estamos dentro e não queremos ficar à porta

Mensagem do nosso prior 

Com a celebração do dia da comunidade paroquial, encerrámos algumas das atividades da paróquia para que, gozando de algum tempo de descanso, possamos iniciar o novo ano pastoral com redobrada alegria e espírito de entrega. No entanto, não podemos esquecer que para a oração, a prática dominical e as ações de amor fraterno não há férias. Todos sentimos que fazemos parte integrante desta Igreja da Gafanha da Nazaré e quanto mais profunda for a nossa vida cristã, também maior consciência teremos do nosso lugar e voz dentro desta Igreja. Estamos dentro e não queremos ficar à porta. 

Pe. César Fernandes

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Seis Jovens e três adultos em missão

Sou Missão ConTigo! 


No dia 30 de junho, na Eucaristia presidida por D. António Moiteiro na Igreja Matriz da paróquia de São Pedro de Nariz, fez-se o envio diocesano de um grupo de seis jovens e três adultos que ao longo deste ano pastoral se preparou em encontros quinzenais de formação e de oração para partir em missão. Em pequenos grupos, os voluntários irão para comunidades missionárias em Angola e São Tomé e Príncipe. 

ANGOLA 

Comunidade de Benguela - Salesianos de D. Bosco (5 julho - 5 agosto): Maria Eugênia Silva (Oiã), Ana Margarida Baptista (Esgueira); Comunidade de N'Dalatando - Salesianos de D. Bosco (12 julho - 5 setembro): Eva Vaz (Oiã), David Castro (Aradas), Tatiana Ferreira (Pdbeira de Fráguas); Comunidade de Calulo - Salesianos de D. Bosco (12 julho - 5 setembro): Ema Parada (Nossa Senhora de Fátima), Simão Lopes (Nariz). 

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE 

- Comunidade de Ribeira Afonso - Franciscanos Capuchinhos (28 setembro - 25 outubro): Liliana Baptista (Vera Cruz), Diogo Vieira (Vera Cruz). 

E é assim que, com grande alegria missionária, neste Ano Missionário, a equipa do SDAM e a nossa Diocese veem partir em missão estes três adultos e estes seis jovens. Fizeram uma boa caminhada de formação, de descoberta, de entrega e de oração, sendo testemunha do amor de Jesus Cristo! Com eles vai toda a nossa Diocese, as suas paróquias de origem, as suas famílias e cada um de nós, pois a missão começou cá, prolongando-se até ao outro lado do mundo, servindo e evangelizando, mas ao mesmo tempo recebendo uma mão cheia de vida e de vivência de fé! 

Sou Missão ConTigo! 

Equipa do SDAM 
(Serviço Diocesano de Animação Missionária - Diocese de Aveiro)

NOTA: Publicado no "Correio do Vouga" desta semana.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Património recuperado, património (re)descoberto na diocese de Aveiro

Aveiro apresentou em Lisboa os casos de arte sacra redescoberta 
na Gafanha da Encarnação, em Esgueira, em Ribeira de Fráguas e em Ílhavo


A Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Aveiro (CDBCI) participou no passado dia 25 de junho no II seminário Thesaurus, no auditório Rádio Renascença, Lisboa, com a comunicação «Património recuperado, património (re)descoberto na Diocese de Aveiro». Neste encontro, em que marcaram presença várias dioceses portuguesas, a Igreja Católica debateu as boas práticas na área dos Bens Culturais, num seminário intitulado "Património Resgatado". Os intervenientes / conferencistas das diferentes dioceses apresentaram exemplos concretos de património resgatado, descoberto ou valorizado no âmbito dos trabalhos de inventário. 
Na comunicação da CDBCI de Aveiro, o padre Gustavo Fernandes apresentou o caso da Paróquia da Gafanha da Encarnação, cuja imagem primitiva da padroeira estava "desaparecida" desde as obras de requalificação e ampliação da igreja, e que os trabalhos de inventário permitiram (re)descobrir. Imagem essa que neste momento está a ser restaurada.

Vera Cruz - visitas guiadas todos os dias




A Paróquia da Vera-Cruz, Aveiro, está a promover, todos os dias, um roteiro religioso para dar a conhecer o seu património, dinamizado com ajuda de voluntários. Nessa linha, propõe-se prestar informações sobre o seu património religioso e histórico, começando às às 15h, com partida da igreja matriz. Trata-se de uma boa ideia, a ser seguida pelas paróquias, sobretudo em tempo de turismo, mas não só.