sábado, 22 de junho de 2019

Tirar proveito do verão

Uma reflexão de José Tolentino Mendonça


Do verão somos todos Sherazade. Retardamo-nos em conversas que se alongam, sem cronómetro nem pressa de parar, encandeados pela aparente ausência de um propósito, e que não pediram, como é normal noutras estações, uma razão, um lugar e um tempo pré-fixados.
Conversas que são, na sua quase ligeireza, uma espécie de navegação sem rota, mas durante as quais com maior rapidez, e não raro de maneiras para nós próprios surpreendentes, nos reencontramos connosco próprios.
Não sei se é um privilégio das caminhadas feitas ao calor escaldante, se são os seus dias mais longos e os encargos mais breves, ou se é a limpidez da praia e a frescura abrigada da varanda que, de repente, nos permitem contarmo-nos uns aos outros, capazes de improviso de evocações, narrativas e confidências.
No verão damo-nos finalmente conta de ter uma história, que se declina numa pluralidade de pequenas histórias, no entrelaçamento dos sentimentos, das coisas vividas ou não, saboreadas com entusiasmo ou mastigadas com sofrimento, mas que se tornaram inseparáveis de nós.
Então damo-nos conta de que não somos afásicos como supúnhamos enquanto adicionávamos experiências em turbilhão, mas sem nada para dizer, subtraindo-nos ao tema da conversa – quando o tema é a vida. Então damo-nos conta de que somos capazes de presença.
É bom que o verão permaneça assim, com o seu não sei quê de improvisado e frugal: desta maneira somos ajudados a dar valor àquilo que é realmente importante.

D. José Tolentino Mendonça 
In Avvenire 
Trad.: Rui Jorge Martins

NOTA: Lemos aqui 

Informações Paroquiais de 23 a 30 de junho 2019

1 – Na próxima sexta-feira, celebra-se a Festa do Sagrado Coração de Jesus com Exposição do Santíssimo Sacramento e recitação de Vésperas, orientada pela Associação do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz às 17:00 Horas, bênção e encerramento às 18:45. A Missa das 19:00 Horas será de Festa do Sagrado Coração de Jesus. Convidam-se todas as pessoas a participar e em especial os associados do Sagrado Coração de Jesus.

2 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 30 de Junho no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

3 – As crianças que este ano entram na Escola Primária deverão fazer a sua inscrição para a catequese, no Cartório Paroquial, até ao dia 30 de Junho.

4 – Todos os catequizandos que no próximo ano vão frequentar a catequese, do 2º ao 12º ano, terão de fazer a sua renovação de matrícula, no Cartório Paroquial. A renovação é até dia 30 de Junho e tem um custo de 3,00 Euros.

5 – As pessoas interessadas em levar ou enfeitar os andores na Procissão de Nossa Senhora da Nazaré podem dar o nome no Cartório Paroquial.

6 – O Movimento Apostólico de Schoenstatt vai realizar Missões Familiares Católicas na Paróquia da Torreira, de 3 a 10 de agosto. Convidamos especialmente os jovens, mas também famílias com filhos, para se integrarem na missão e fazerem uma experiência missionária diferente.
No cartaz afixado estão os dados para a inscrição online.

Mordomia de N. Sra. da Nazaré


quinta-feira, 20 de junho de 2019

Abriu-se a manhã



Abriu-se a manhã
E eu te encontrei.
A chama brilhou,
E o seu fogo entrou em mim.
Mesmo se distantes,
Para nós o longe é perto.
O nosso horizonte
É o céu unido ao mar.

Amar é a partida
De um sonho sem chegada
Voar nas asas do vento
E subir ao infinito

Não há fronteiras que separem
Nossa amizade é sermos um só

Só o amor faz renascer
A vida em nós
A vida em nós
Em nós...

NOTA: Cântico da Eucaristia deste domingo

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Francisco e Bento XVI - A tradição é como as raízes


Bento XVI e Francisco

Sempre que o vou visitar, sinto-o assim. Pego-lhe na mão, e faço-o falar. Fala pouco, fala devagar, mas com a mesma profundidade de sempre. Porque o problema de Bento XVI são os joelhos, não a cabeça: tem uma grande lucidez e eu, ouvindo-o falar, torno-me forte, sinto a «seiva» das raízes que vem a mim e me ajuda a seguir em frente. 
Sinto esta tradição da Igreja, que não é uma coisa de museu. A tradição é como as raízes, que te dão a seiva para crescer. Não te tornarás como as raízes! Tu florescerás, a árvore crescerá, darás fruto e as sementes serão raízes para os outros. A tradição da Igreja está sempre em movimento. 
Numa entrevista feita por Andrea Monda e publicada em «L’Osservatore…», alguns dias atrás, havia uma passagem do músico Gustav Mahler, que muito me agradou. Falando precisamente das tradições, dizia ele: «A tradição é a garantia do futuro, e não a guardiã das cinzas». Não é um museu. A tradição não guarda as cinzas. 
A nostalgia dos fundamentalistas, voltar às cinzas, não. A tradição são raízes que garantem à árvore crescer, florescer e dar fruto. E repito aquele texto do poeta argentino que gosto tanto de citar: «Tudo aquilo que a árvore tem de florido, vem-lhe do que está enterrado». 

Conversa com os jornalistas, no regresso da viagem à Roménia, no dia 2 de junho. 

Publicado no jornal Timoneiro desse mês 

terça-feira, 18 de junho de 2019

União das Irmandades para melhor servir a comunidade paroquial


Carlos Sardo

As irmandades da Paróquia da Gafanha da Nazaré, concretamente, de Nossa Senhora da Nazaré (fundada em 22 de agosto de 1902), do Santíssimo Sacramento (11 de março de 1954) e de São Pedro (28 de junho de 2007), constituíram-se na atual União das Irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora da Nazaré e São Pedro, tendo por juiz Carlos Sardo, secretário Vítor Ramos, tesoureiro Pedro Fidalgo e vogais Rosa Cordeiro e Maria Gorete. Como objetivos fundamentais, mantém a missão de promover a santificação dos irmãos e a devoção e culto ao Santíssimo Sacramento, a Nossa Senhora da Nazaré e a São Pedro, venerado na igreja da Cale da Vila, bem como aos padroeiros dos lugares de culto na nossa paróquia.
A União das Irmandades prossegue fins espirituais junto dos irmão, sem pôr de lado a atenção devida a quem necessita de eventuais ajudas económicas. No fundo, os membros da União têm de colaborar na ação evangelizadora da Igreja, segundo os meios que lhe são próprios, como se refere nos estatutos, «redigidos de harmonia com as exigências legais, canónicas e civis», e assinados em 16 de novembro de 2016 por Mons. João Gonçalves Gaspar, ao tempo Vigário Geral a Diocese de Aveiro.
Em conversa com Carlos Sardo, juiz da União das Irmandades da paróquia da Gafanha da Nazaré a União surgiu como resposta às dificuldades que as três irmandades estavam a sentir, sobretudo na hora da organização de festas e procissões em que tinham de participar. Cada uma tinha de se apresentar com os irmãos devidamente vestidos e equipados com as suas opas e murças, para erguerem as insígnias (Cruz, Lanternas e Bandeira), mais o Pálio e a Umbela, e ainda lanternas para ladear o pálio, sem contar os andores. «Nem sempre era possível conseguir homens e mulheres disponíveis e com capacidade física para essas tarefas», disse-nos o juiz da União.

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo na Costa Nova


Festa do Corpo de Deus - Dai-lhes vós de comer

Reflexão de  Georgino Rocha


Jesus dá esta resposta aos discípulos que, condoídos pelo cansaço e pela fome da multidão, querem ver-se livres dela enviando-a para as aldeias mais próximas. É uma resposta de envolvimento directo na busca de soluções e uma denúncia clara de quem quer afastar problemas de consciência. É uma resposta de provocação pois era deserto o local onde estavam e muito exíguas as provisões. É uma resposta promissora de novas realidades que Jesus queria aproveitar para desvendar e confiar aos que iriam continuar a sua missão. Lc 9, 11b-17.
A multidão encantada e ávida dos ensinamentos de Jesus, segue-O incondicionalmente. Os discípulos ansiosos, recém-chegados da primeira experiência apostólica, solidarizam-se com esta gente e confiam nas capacidades já demonstradas pelo Mestre. O próprio Herodes, segundo a narrativa de Lucas, manifesta o desejo de ver e ouvir Jesus. O ambiente social torna-se propício ao Nazareno, e a sua fama honrada vai crescendo e despertando energias adormecidas e expectativas adiadas. É neste contexto que a narrativa de Lucas apresenta o Evangelho da Festa do Corpo de Deus.

Informações Paroquiais de 16 a 23 de junho 2019

1 – Domingo, dia 16, haverá a festa de fim de ano da Universidade Sénior, às 16h no Auditório Mãe do Redentor. A entrada será um bem alimentar destinado à Cáritas Paroquial. Convidamos todos à participação.

2 – Como preparação para o Corpo de Deus os grupos Corais de todo o Arciprestado terão ensaios gerais na Costa Nova, na próxima segunda e quarta-feira, às 21:00 Horas. 

3 – Quinta-feira é dia santo de guarda, festa do Corpo de Deus. As missas vespertinas serão na quarta-feira às 17:00 Horas na Igreja da Chave e às 19:00 Horas na Igreja Matriz. Na quinta-feira haverá missa às 8:00 Horas na Igreja Matriz, às 9:00 Horas na Igreja da Cale-da-Vila e às 10:30 Horas na Igreja Matriz.

4 – Este ano, a festa arciprestal do Corpo de Deus realiza-se na Paróquia na Costa Nova. Às 16:00 Horas será celebrada a Eucaristia na Igreja Paroquial, seguindo-se a Procissão com o Santíssimo Sacramento. São convidadas a participar as crianças e adolescentes da catequese, Catequistas, Escuteiros, Irmandades, Agentes de Pastoral e todos os crentes. As crianças que fizeram a Primeira Comunhão devem ir vestidas de túnica. Os Irmãos da Irmandade deverão levantar as Opas na Sacristia da Igreja Matriz.

5 – As pessoas interessadas em levar ou enfeitar os andores na Procissão de Nossa Senhora da Nazaré podem dar o nome no Cartório Paroquial.

6 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 30 de Junho no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Assembleia diocesana encerra ano pastoral e apresenta orientações


Registo do Seminário de Santa Joana 
A assembleia diocesana que encerra o ano pastoral terá uma "dinâmica sinodal - caminhada em conjunto - e pretende delinear opções pastorais para os próximos tempos", disse o P.e Licínio Cardoso ao Correio do Vouga. O encontro, para padres, diáconos, representantes paroquiais (os chamados "missionários" paroquiais) e dos institutos religiosos e movimentos, realiza-se no Seminário de Aveiro, no dia 22 de junho, a partir das 9h00
O coordenador pastoral confirmou ao Correio do Vouga que a assembleia terá quatro painéis - dois de manhã e dois da parte da tarde. O primeiro fará uma divulgação e breve análise dos dados do recenseamento à prática dominical, comparando os números de 2019 com os de 2001. O segundo painel fará uma síntese das respostas dos grupos de reflexão que surgiram em algumas paróquias ao longo do ano pastoral, envolvendo mais de mil pessoas. Serão analisados aspetos como a visão de sociedade, da Igreja, de Iniciação Cristã e de família que as respostas transmitiram. Haverá ainda um momento para testemunhos sobre os trabalhos de grupo.
O primeiro painel da tarde será para apresentar as novas orientações pastorais para ao sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma, Eucaristia). O segundo da tarde e último do dia será para apresentar as grandes opções da Igreja diocesana para o próximo ano pastoral e algumas datas. Como está definido, 2019-2020, segundo ano do triénio pastoral, estará muito focado na família.

J.P.F.

Fonte: Correio do Vouga