No passado dia 18 de maio, a comunidade da Paróquia da Gafanha da Nazaré recebeu o grupo de catequese do 10.º ano (cerca de 30 jovens) para celebrar a Festa do Envio.
A festa foi precedida de uma caminhada, que teve início às 13h45 na Igreja da Cale da Vila, sob o lema “SEMEADORES DE ESPERANÇA”.
Foi uma tarde diferente em que nos seis quilómetros percorridos (divididos em cinco estações), cada jovem teve a possibilidade, perante Deus, de refletir sobre qual a sua missão neste mundo e de que forma iriam ser “ENVIADOS”.
Perto da hora da festa, o grupo chegou à Igreja Matriz para celebrar a tão esperada Festa do Envio. Esta foi marcada pela emoção e pela responsabilidade assumida por cada jovem em ser “SEMEADORES DE ESPERANÇA”. Cada jovem recebeu, das mãos do Pe César, um saquinho com sementes e uma vela que lhes incumbe a responsabilidade de serem “anunciadores de paz e de amor”.
Os jovens do 10.º ano aceitaram a missão de serem “o fogo do amor de Cristo” na “vida dos que estão tristes e sem esperança”, em todas as “vidas sem respiração nem movimentos” e em toda “a luta pela vida nas suas casas”.
Parabéns aos nossos jovens do 10.º ano e que esta vossa caminhada tenha sempre por lema esta mensagem do nosso Santo Padre, o Papa Francisco, “Sois semente que dará fruto”.
Patrick Ferreira
É dando que se recebe
 |
| Vera Menezes |
Entregar a vida cansa, magoa, dói. Eu paro e olhando ao meu redor no silêncio encontro Deus. Esta é a vida que eu escolhi. Cada um de nós, nos caminhos da nossa vida, encontra tantas pessoas, tantas oportunidades de dar amor, de partilhar sorrisos e distribuir abraços. Dar amor não é dar o que nos sobra. Dar amor é dar-nos, é dar a nossa vida, é dar tudo. Dar é das únicas coisas que ao dar se recebe em dobro. Então distribuamos amor e veremos que assim estaremos dando mais vida e cor à nossa vida. Dar acrescenta-nos vida. Pratiquemos o amor em cada dia. Procuremos em cada momento uma oportunidade de ser feliz, mas também de fazer alguém mais feliz.
Muitas vezes escutamos que devemos todos deixar o mundo melhor do que o encontrámos. Então, o verdadeiro desafio é deixar a pessoa que encontrámos mais feliz, mais plena, mais alegre, mais cheia de amor e de paz, mais do que aquilo que a encontrei. Por isso, levo amor aonde quer que vá, deixo sorrisos nos caminhos que percorro e planto paz em cada conversa e em cada vida que encontro.
A vida é importante demais para se levar a sério, importante demais para não nos rirmos de nós, das nossas dificuldades, defeitos e incapacidades. Haja sentido de humor e de amor. Haja a boa vontade de evoluir e ser a cada dia uma pessoa melhor. Cada dia, cada amanhecer é uma nova oportunidade de se ser feliz, de viver de amor e de paz.
Pensemos assim: eu confio que descobri o segredo e por isso vivo dando amor. Por isso, vivo partilhando sorrisos, oferecendo abraços, distribuindo paz. É dando que se recebe, diz-nos São Francisco. Eu que tantas vezes rezei, hoje vivo. Hoje compreendo quão grande é o amor e o quanto se acrescenta em mim em amor sempre que o partilho, sempre que me dou. É uma conta de subtrair em que ganho sempre mais amor é desafio enorme em que é impossível não ganhar em amor.
Vera Menezes
5.º Domingo da Páscoa
– Ano C Pós-comunhão
| 10.º ano
18 de maio de 2019