terça-feira, 28 de maio de 2019

Papa questiona quem transforma caridade em «negócio»

«O Papa questionou hoje no Vaticano quem transforma a caridade num “negócio”, falando perante a assembleia magna da confederação internacional da Cáritas.
“É escandaloso ver agentes de caridade que a transformam em negócios: falam muito de caridade, mas vivem no luxo, no esbanjamento, ou organizam fóruns sobre a caridade, desperdiçando inutilmente muito dinheiro”, advertiu Francisco.
Num discurso dirigido aos participantes na XXI assembleia geral da ‘Caritas Internationalis’, que se conclui esta terça-feira, em Roma, o pontífice sustentou que ninguém pode viver sem ter “relações interpessoais com os pobres: vivendo com os pobres e para os pobres”.
“Os pobres não são números, mas pessoas. Porque vivendo com os pobres, aprendemos a praticar a caridade com o espírito de pobreza, aprendemos que a caridade é partilha. Na realidade, não só a caridade que não chega ao bolso é uma falsa caridade, mas a caridade que não envolve o coração, a alma e todo o nosso ser é uma ideia de caridade que ainda não se realizou”, precisou.»

sexta-feira, 24 de maio de 2019

ENGuias: “Encontro Nacional de Guias”



Pelo 3.º ano consecutivo, estamos representados no Encontro Nacional de Guias. No 1.º ano, a representação foi da Catarina Costa, no CENFA – Centro de Formação Ambiental de São Jacinto. No 2.º ano, foi a vez da Ana Rita Ramalho nos representar na Quinta do Escuteiro – Centro Escutista da Batalha e este ano foi a vez da Inês Matos. 
A escolha dos Guias é feita durante o “Rumos – Encontro Regional de Guias” pelos outros escuteiros e este ano, a par da Maria Casqueira, dos Escuteiros Marítimos da Costa Nova, a nossa bela Região de Aveiro esteve muito bem representada mais uma vez, agora  em Lisboa. 
Foi um fim de semana riquíssimo e super-animado com todos os guias do CNE, Continente e Ilhas, em saudável actividade e convívio, como irmãos escuteiros que somos. 
A todos os nossos Guias o muito obrigada de todos os dirigentes por tão bem representarem Aveiro. Às guias Inês e Maria… bem como a outras a outras, é com muito orgulho que o digo, obrigada ,miúdas. Foi um enorme gosto poder acompanhar-vos. 
Sempre Alerta para Servir 

Chefe Fátima Simões

Informações Paroquiais de 26 de maio a 2 de junho 2019

1 – Domingo, dia 26, reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

2 – As pessoas interessadas em levar ou enfeitar os andores na Procissão de Nossa Senhora da Nazaré podem dar o nome no Cartório Paroquial.

3 – Quarta Jornada Diocesana de Liturgia destinada a Diáconos, Ministros da Comunhão, Leitores, Cantores, Catequistas, Zeladoras dos Espaços Litúrgicos, Sacristães e outros que tenham disponibilidade para participar, dia 1 de Junho no Centro Paroquial de Avanca, das 9:00 às 16:00 Horas. Será orientada pelo Cónego Luís Manuel, Pároco da Sé de Lisboa. Inscrições são gratuitas no Cartório Paroquial e terminam no dia 28 de Maio. O almoço será a cargo de cada participante.

4 – A Solenidade Arciprestal do Corpo de Deus este ano realiza-se na Costa Nova, no dia 20 de Junho. São convidados a participar todos os grupos Corais do Arciprestado. Os ensaios serão rotativos pelas várias paróquias. O primeiro ensaio será na Igreja da Costa Nova, segunda-feira, às 21:00 Horas.

5 – A Coleta Paroquial é uma das receitas fundamentais para o funcionamento normal da nossa Paróquia. Para isso, está a ser colocado nas caixas do correio de todas as casas, um envelope onde os paroquianos poderão colocar a sua oferta e entregá-lo nos ofertórios das missas, ou no Cartório Paroquial. Agradecemos desde já a partilha e generosidade de todos.

O Batismo: Porta da Vida e do Reino


Destinatários:

Presbíteros, Diáconos, Ministros Extraordinários da Comunhão, Acólitos, Leitores, Cantores, Diretores de Coro e instrumentistas, zeladores do espaço litúrgico, catequistas, sacristães e outros potenciais interessados.
Este ano teremos uma “Escola de Ministérios” especialmente direcionada para os ministros ordenados que será orientada pelo conferencista.
Recordamos que os MEC (Ministros Extraordinários da Comunhão),  que serão propostos para recondução até 31 de maio, deverão participar obrigatoriamente nesta jornada de formação.

Ler mais informação sobre o assunto em Diocese de Aveiro 

FESTA DO ENVIO: SEMEADORES DE ESPERANÇA









No passado dia 18 de maio, a comunidade da Paróquia da Gafanha da Nazaré recebeu o grupo de catequese do 10.º ano (cerca de 30 jovens) para celebrar a Festa do Envio. 
A festa foi precedida de uma caminhada, que teve início às 13h45 na Igreja da Cale da Vila, sob o lema “SEMEADORES DE ESPERANÇA”. 
Foi uma tarde diferente em que nos seis quilómetros percorridos (divididos em cinco estações), cada jovem teve a possibilidade, perante Deus, de refletir sobre  qual a sua missão neste mundo e de que forma iriam ser “ENVIADOS”. 
Perto da hora da festa, o grupo chegou à Igreja Matriz para celebrar a tão esperada Festa do Envio. Esta foi marcada pela emoção e pela responsabilidade assumida por cada jovem em ser “SEMEADORES DE ESPERANÇA”. Cada jovem recebeu, das mãos do Pe César, um saquinho com sementes e uma vela que lhes incumbe a responsabilidade de serem “anunciadores de paz e de amor”.
Os jovens do 10.º ano aceitaram a missão de serem “o fogo do amor de Cristo” na “vida dos que estão tristes e sem esperança”, em todas as “vidas sem respiração nem movimentos” e em toda “a luta pela vida nas suas casas”. 
Parabéns aos nossos jovens do 10.º ano e que esta vossa caminhada tenha sempre por lema esta mensagem do nosso Santo Padre, o Papa Francisco, “Sois semente que dará fruto”.

Patrick Ferreira 

É dando que se recebe

Vera Menezes


Entregar a vida cansa, magoa, dói. Eu paro e olhando ao meu redor no silêncio encontro Deus. Esta é a vida que eu escolhi. Cada um de nós, nos caminhos da nossa vida, encontra tantas pessoas, tantas oportunidades de dar amor, de partilhar sorrisos e distribuir abraços. Dar amor não é dar o que nos sobra. Dar amor é dar-nos, é dar a nossa vida, é dar tudo. Dar é das únicas coisas que ao dar se recebe em dobro. Então distribuamos amor e veremos que assim estaremos dando mais vida e cor à nossa vida. Dar acrescenta-nos vida. Pratiquemos o amor em cada dia. Procuremos em cada momento uma oportunidade de ser feliz, mas também de fazer alguém mais feliz. 
Muitas vezes escutamos que devemos todos deixar o mundo melhor do que o encontrámos. Então, o verdadeiro desafio é deixar a pessoa que encontrámos mais feliz, mais plena, mais alegre, mais cheia de amor e de paz, mais do que aquilo que a encontrei. Por isso, levo amor aonde quer que vá, deixo sorrisos nos caminhos que percorro e planto paz em cada conversa e em cada vida que encontro. 
A vida é importante demais para se levar a sério, importante demais para não nos rirmos de nós, das nossas dificuldades, defeitos e incapacidades. Haja sentido de humor e de amor. Haja a boa vontade de evoluir e ser a cada dia uma pessoa melhor. Cada dia, cada amanhecer é uma nova oportunidade de se ser feliz, de viver de amor e de paz. 
Pensemos assim: eu confio que descobri o segredo e por isso vivo dando amor. Por isso, vivo partilhando sorrisos, oferecendo abraços, distribuindo paz. É dando que se recebe, diz-nos São Francisco. Eu que tantas vezes rezei, hoje vivo. Hoje compreendo quão grande é o amor e o quanto se acrescenta em mim em amor sempre que o partilho, sempre que me dou. É uma conta de subtrair em que ganho sempre mais amor é desafio enorme em que é impossível não ganhar em amor. 

Vera Menezes

5.º Domingo da Páscoa 
– Ano C Pós-comunhão 
| 10.º ano 
18 de maio de 2019 

quarta-feira, 22 de maio de 2019

CEP pede participação nas eleições com critérios da doutrina social da Igreja



Os bispos portugueses publicaram no dia 2 de maio uma carta pastoral que pretende dar critérios para as escolhas eleitorais dos católicos nos próximos atos eleitorais: eleições europeias já no próximo domingo e eleições legislativas em outubro. A carta intitula-se "Um olhar sobre Portugal e a Europa à luz da doutrina social da Igreja" e tem como pontos principais a defesa dos direitos humanos: em primeiro lugar o direito à vida, da conceção à morta natural; o direito à vida na sua componente económica; a luta contra a corrupção; o apoio aos migrantes; a unidade da Europa; o cuidar da casa comum; a distribuição de rendimentos para uma sociedade mais coesa; a conceção de um Estado que não seja centralizados nem mínimo, mas que garanta a liberdade de educação e da saúde, entre outros temas. 
"Com esta reflexão orientada pelos grandes princípios da doutrina social da Igreja, queremos contribuir para um melhor discernimento sobre as realidades do nosso País e da Europa, numa altura em que somos chamados a participar através do voto em eleições europeias e nacionais, visando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna", concluem os bispos no documento que pode ser lido na íntegra no sítio da Conferência Episcopal Portuguesa (www.con-ferenciaepiscopal.pt). 
Na apresentação do documento à imprensa, no dia 2 de maio, no final da reunião plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, em Fátima, D. Manuel Clemente, reportando-se às eleições europeias, recordou que o atual projeto comunitário permitiu "oito décadas de paz" e disse que o mesmo representa "um valor demasiado alto para pormos em causa". 
Afirmou, na mesma linha, sentir alguma preocupação com o aumento dos movimentos nacionalistas na Europa. "Preocupados estamos sempre", disse o cardeal-patriarca, sublinhando que "os nacionalismos estão por aí, outra vez, por essa Europa fora, geralmente mal explicados, que fazem da história um pretexto para justificar opções presentes". 
Os bispos portugueses apelaram então à participação nas próximas eleições europeias a partir dos valores da "dignidade humana, do bem comum, da solidariedade e da subsidiariedade", presente nos princípios da doutrina social da Igreja (DSI). "Só intervimos como mobilizadores de consciência, somos cidadãos", afirmou D. Manuel Clemente.

J.P.F. com Ag. Ecclesia 

NOTA: Transcrito do "Correio  do Vouga"

segunda-feira, 20 de maio de 2019

A IGREJA EM ÁFRICA, FERMENTO DE UNIDADE



«Neste mês de maio, o Papa Francisco faz um apelo muito especial aos cristãos de África, mobilizando também toda a Igreja na oração e proximidade com estes nossos irmãos e irmãs. A resposta do Evangelho ao mal e à destruição é o perdão, que deseja ultrapassar as feridas do passado, tendo em vista o bem de todos. As comunidades cristãs de África são chamadas, por isso, a serem as primeiras a dar passos concretos em favor da reconciliação e da paz, não apenas na aproximação e diálogo entre grupos antes divididos pela guerra, mas também com outras religiões que convivem lado a lado» 

Papa pede respeito pela vida «até à morte natural»



«O Papa apelou hoje ao respeito pela vida “até à morte natural”, num dia em que foi interrompida a alimentação e hidratação artificial a Vincent Lambert, francês de 42 anos que se encontra em estado vegetativo há dez anos.
“Rezemos por aqueles que vivem em estado de grave doença. Protejamos sempre a vida, dom de Deus, desde o início até à morte natural. Não cedamos à cultura do descarte”, escreveu Francisco, na sua conta da rede social Twitter.
O pontífice já tinha falado publicamente sobre este caso, em 2018, manifestando sempre a oposição da Igreja Católica a qualquer tentativa de introdução da eutanásia em França.
O procedimento para interromper a alimentação e a hidratação de Vincent Lambert, que foi hospitalizado em Reims em 2008, foi decidido após um processo judicial que contrapôs o hospital público universitário – apoiado pela esposa de Lambert e vários outros familiares – aos pais do doente tetraplégico.
Esta é a quarta vez em seis anos que o protocolo de fim de vida é iniciado, sendo posteriormente interrompido por recursos judiciais.»

Ler mais na Ecclesia

sexta-feira, 17 de maio de 2019

José Tolentino Uma biblioteca é uma «farmácia da alma»



«D. José Tolentino Mendonça, bibliotecário e arquivista da Santa Sé, afirmou hoje, em Lisboa, que uma biblioteca é uma “farmácia da alma” e as palavras são “remédios” para a humanidade. 
“As mulheres e os homens vão sempre encontrar na palavra humana remédios que só encontram nesse lugar para a doença incurável que é a própria vida e a nossa humanidade”, afirmou o arcebispo madeirense no encerramento do curso de ‘Filosofia, Literatura, Espiritualidade’, promovido pela comunidade da Capela do Rato. 
Para D. José Tolentino Mendonça, o século XXI vai fazer ressurgir a centralidade das bibliotecas, hoje “olhadas mais como museus e depósitos do passado e não grandes centros de conhecimento”. 
“A palavra é o elemento capaz de explicar o humano, tem um poder curativo”, referiu o bibliotecário e arquivista da Santa Sé, acrescentando que “há discursos que curam as enfermidades”.»
 
Ler mais na Ecclesia 

Cateques: Festa do envio



É já amanhã, sábado...
A FESTA DO ENVIO dos jovens do 10.º ano...
Estão todos convidados

Nota especial para os jovens do 10.º ano:
A vossa Festa do Envio será precedida de uma "Caminhada do Envio" que terá início às 13h45, na Igreja da Cale da Vila...  Para essa caminhada deverão trazer roupa e calçado confortável, algo para ir comendo ao longo da tarde, água, uma caneta e a sweat/t-shirt da Paróquia...