segunda-feira, 20 de maio de 2019

A IGREJA EM ÁFRICA, FERMENTO DE UNIDADE



«Neste mês de maio, o Papa Francisco faz um apelo muito especial aos cristãos de África, mobilizando também toda a Igreja na oração e proximidade com estes nossos irmãos e irmãs. A resposta do Evangelho ao mal e à destruição é o perdão, que deseja ultrapassar as feridas do passado, tendo em vista o bem de todos. As comunidades cristãs de África são chamadas, por isso, a serem as primeiras a dar passos concretos em favor da reconciliação e da paz, não apenas na aproximação e diálogo entre grupos antes divididos pela guerra, mas também com outras religiões que convivem lado a lado» 

Papa pede respeito pela vida «até à morte natural»



«O Papa apelou hoje ao respeito pela vida “até à morte natural”, num dia em que foi interrompida a alimentação e hidratação artificial a Vincent Lambert, francês de 42 anos que se encontra em estado vegetativo há dez anos.
“Rezemos por aqueles que vivem em estado de grave doença. Protejamos sempre a vida, dom de Deus, desde o início até à morte natural. Não cedamos à cultura do descarte”, escreveu Francisco, na sua conta da rede social Twitter.
O pontífice já tinha falado publicamente sobre este caso, em 2018, manifestando sempre a oposição da Igreja Católica a qualquer tentativa de introdução da eutanásia em França.
O procedimento para interromper a alimentação e a hidratação de Vincent Lambert, que foi hospitalizado em Reims em 2008, foi decidido após um processo judicial que contrapôs o hospital público universitário – apoiado pela esposa de Lambert e vários outros familiares – aos pais do doente tetraplégico.
Esta é a quarta vez em seis anos que o protocolo de fim de vida é iniciado, sendo posteriormente interrompido por recursos judiciais.»

Ler mais na Ecclesia

sexta-feira, 17 de maio de 2019

José Tolentino Uma biblioteca é uma «farmácia da alma»



«D. José Tolentino Mendonça, bibliotecário e arquivista da Santa Sé, afirmou hoje, em Lisboa, que uma biblioteca é uma “farmácia da alma” e as palavras são “remédios” para a humanidade. 
“As mulheres e os homens vão sempre encontrar na palavra humana remédios que só encontram nesse lugar para a doença incurável que é a própria vida e a nossa humanidade”, afirmou o arcebispo madeirense no encerramento do curso de ‘Filosofia, Literatura, Espiritualidade’, promovido pela comunidade da Capela do Rato. 
Para D. José Tolentino Mendonça, o século XXI vai fazer ressurgir a centralidade das bibliotecas, hoje “olhadas mais como museus e depósitos do passado e não grandes centros de conhecimento”. 
“A palavra é o elemento capaz de explicar o humano, tem um poder curativo”, referiu o bibliotecário e arquivista da Santa Sé, acrescentando que “há discursos que curam as enfermidades”.»
 
Ler mais na Ecclesia 

Cateques: Festa do envio



É já amanhã, sábado...
A FESTA DO ENVIO dos jovens do 10.º ano...
Estão todos convidados

Nota especial para os jovens do 10.º ano:
A vossa Festa do Envio será precedida de uma "Caminhada do Envio" que terá início às 13h45, na Igreja da Cale da Vila...  Para essa caminhada deverão trazer roupa e calçado confortável, algo para ir comendo ao longo da tarde, água, uma caneta e a sweat/t-shirt da Paróquia...

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Festa da Primeira Comunhão na Igreja Matriz





A comunhão é para nos unirmos mais a Jesus

“A comunhão é para nos unirmos mais a Jesus”, disse o nosso Prior, P. César Fernandes, sugerindo às 97 crianças, unidas à volta do altar, que dissessem aos seus pais que queriam receber mais vezes Jesus Sacramentado, na Eucaristia. A festa da Primeira Comunhão celebrou-se no domingo, 12 de maio, na Igreja Matriz da paróquia de Nossa Senhora da Nazaré, pelas 10h30, com o templo completamente cheio de familiares e amigos das crianças, que se apresentaram motivadas para acolher o “Jesus escondido” na hóstia consagrada.
Foi ao som do cântico “Somos as crianças de um mundo,/que necessita da nossa alegria,/ que necessita de corações abertos/e de um sorriso cheio de vida” que se iniciou a cerimónia, com tudo bem ensaiado, graças ao trabalho dedicado das catequistas do 3.º ano da Catequese, Dulce, Júlia, Luzia, Fátima e Rosa, mas ainda da Dânia, Cristina e Patrícia, sob a direção no nosso pároco. Os cânticos saíram  afinados, sendo de salientar a dedicação de Marlene Cirineu que os ensaiou.
Na introdução, a catequista Patrícia frisou que “Ao longo desta caminhada, com o apoio dos pais” e com o testemunho das catequistas, depois de terem “celebrado o sacramento da Reconciliação”, as crianças estavam preparadas para receber “Jesus vivo no sacramento da Eucaristia”.
O pai da catequista Dulce lembrou que ”a família é para a vida toda”, “com momentos bons” e outros “menos bons”, unindo todos os seus membros pelo perdão. E apelou aos presentes para que nos habitássemos  a pedir perdão “pelas vezes que não soubemos dar importância ao saber perdoar”.
À homilia, o nosso prior salientou que este domingo também era o Dia do Bom Pastor, razão para nos sentirmos chamados, “de forma muito especial, a servir os outros: homens, mulheres e crianças”. Afirmou que não podemos ser agressivos e que é importante acreditar que Deus nos chama para servir a Igreja, servindo os que mais precisam. Os sacramentos que recebemos também nos ajudam a perceber que Jesus nos chama para seguirmos as nossas vocações.
No momento da comunhão, a catequista Cristina esclareceu que, ao longo destes três anos de catequese, “demos a conhecer Jesus a estas crianças”, sentindo que “cresceu nelas um desejo muito grande de O receber”. E adiantou que “comungar é um ato de fé”, na esperança de que “essa fé cresça com amor e alegria nestes pequenos corações”.
No final da Eucaristia realizou-se a procissão em honra do Santíssimo Sacramento, acompanhada por orações e cânticos transmitidos por aparelhagem sonora e acompanhados pelas crianças, cada uma  levando uma flor branca, símbolo da alegria e da pureza de coração.

Fernando Martins

NOTA: Fotos de Gabriel Faneca

sábado, 11 de maio de 2019

Festa da Primeira Comunhão - Mensagem do nosso pároco

Amanhã, domingo, Eucaristia das 10h30


A minha mensagem dirige-se a todos os pais que têm filhos a fazer a primeira comunhão neste dia 12 de maio de 2019. Os vossos meninos e meninas que recebem Jesus no seu coração pela primeira vez são a grande alegria para os seus catequistas e para o sacerdote, que se emocionam com os seus olhos cintilantes, com a sua maravilhosa inocência e com os seus sorrisos irrequietos. Eles são também os prediletos de Jesus que disse: “Deixai vir a Mim as pequeninos! Não os impeçais”. 
Os vossos filhos, orientados pelos seus catequistas, prepararam-se para a primeira comunhão com muito empenho e diligência porque é o primeiro encontro que eles fazem com Jesus e, certamente, é um momento de intensa comoção e de profunda felicidade. É um dia que eles irão recordar sempre pelo seu grande fervor e puríssima alegria. 
Queridos pais, deixo-vos alguns pensamentos para que os possais ajudar a manter sempre límpida a sua fé e o seu amor ao “Jesus escondido” no Pão Eucarístico. Jesus está presente connosco. Jesus ressuscitou e subiu ao céu, mas quis ficar connosco e para nós em todos os lugares da terra. 
Antes de morrer na cruz, instituiu a Eucaristia, transformando o pão e o vinho na Sua mesma Pessoa e dando aos Apóstolos e Seus sucessores, Bispos e Sacerdotes, o poder de O tornarem presente na Santa Missa onde nos podemos unir intimamente a Ele pela Sagrada Comunhão. Assim, todos nós e os vossos filhos deveremos receber Jesus com frequência. Jesus é o seu maior amigo. É o nosso companheiro de caminho. Certamente, eles têm muitos amigos, mas que não podem estar sempre com eles e nem sempre os podem ajudar, ouvir e confortar. 
Jesus é o amigo que não os abandona, que os conhece pelo nome, que os segue, os acompanha e os conforta. E com Ele podem falar sempre e abrir-lhe o coração com afeto e confiança. Jesus espera-nos. A vida neste mundo é uma viagem para o Paraíso. É lá a nossa pátria, a nossa casa. Não temos aqui morada permanente. 
Receber Jesus com frequência é viver e saborear um pouco o Paraíso, é estarmos sempre a caminho da casa do Pai. Além destas dimensões da vida cristã, tenho a dizer-vos a vós, pais e familiares, amai os vossos meninos e meninas, edificai-os, sede dignos da sua inocência e do mistério encerrado na sua alma. Eles têm necessidade de amor, delicadeza, de bom exemplo e maturidade. Não os priveis desses valores. Lembrai-lhes também todas as crianças que sofrem, que são perseguidas e morrem por acreditarem N’Ele. 

P. César Fernandes 
Pároco da Gafanha da Nazaré

Informações Paroquiais


sexta-feira, 10 de maio de 2019

Decreto do Papa sobre abusos sexuais: "Vós sois a Luz do Mundo"


O Papa Francisco publicou uma carta apostólica, sob a forma de motu proprio (decreto), pela qual estabelece que cada diocese tem de criar um organismo próprio para receber denúncias  de abusos sexuais que os clérigos terão de comunicar ao seu bispo. Depois disso, cada bispo será responsável pelo andamento do processo ou pelo encobrimento dos casos.

Logo a abrir a Carta Apostólica, o Papa Francisco diz que «Nosso Senhor Jesus Cristo chama cada fiel a ser exemplo luminoso de virtude, integridade e santidade. Com efeito, todos nós somos chamados a dar testemunho concreto da fé em Cristo na nossa vida e, de modo particular, na nossa relação com o próximo.» E acrescenta: «Os crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis. Para que tais fenómenos, em todas as suas formas, não aconteçam mais, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, atestada por ações concretas e eficazes que envolvam a todos na Igreja, de modo que a santidade pessoal e o empenho moral possam concorrer para fomentar a plena credibilidade do anúncio evangélico e a eficácia da missão da Igreja. Isto só se torna possível com a graça do Espírito Santo derramado nos corações, porque sempre nos devemos lembrar das palavras de Jesus: «Sem Mim, nada podeis fazer» (Jo 15, 5). Embora já muito se tenha feito, devemos continuar a aprender das lições amargas do passado a fim de olhar com esperança para o futuro.»


Ler a Carta Apostólica aqui 

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Homenagem a D. António Marcelino


O descerramento de uma placa toponímica dedicada a D. António Baltasar Marcelino, que foi Bispo de Aveiro, vai acontecer no próximo dia 11 de maio, em Aveiro, por volta das 12 horas. A rua com o seu nome fica na antiga estrada de S. Tiago [rua da Casa Sacerdotal]

Batismo, Caminho de Santidade

Formação para Agentes de Pastoral da Saúde

Batismo (da rede global)
Reverendíssimos Párocos, Caríssimos(as) agentes da Pastoral da Saúde, Visitadores(as) de Doentes, Ministros(as) Extraordinários(as) da Comunhão a doentes domiciliários, Mensageiros(as) da Mensagem de Fátima e demais responsáveis paroquiais interessados.
O Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde convida a participar na ação de formação que se irá realizar no próximo dia 19 de maio de 2019, no Seminário de Santa Joana, em Aveiro, das 15h00 às 17h00, cujo tema será:

Batismo, Caminho de Santidade

Esta reflexão estará a cargo do nosso Bispo,  D. António Manuel Moiteiro Ramos 

José Carlos A. Costa, da Equipa Diocesana

Telef. 962 773 600