terça-feira, 19 de março de 2019

Amargurado Calvário na igreja da Cale da Vila








No passado sábado, dia 16 de março de 2019, às 21h30, na igreja da Cale da Vila, um grupo de jovens do 10.º ano de catequese da nossa paróquia representou, através de um teatro de sombras, a via sacra. Estes jovens contaram com o apoio dos seus catequistas, do Padre César e de uma grande plateia. 
Todos os presentes foram envolvidos numa via sacra repleta de momentos de profunda reflexão. Foram noventa minutos de muita intensidade. 
Deixo aqui a minha gratidão pelo excelente trabalho desenvolvido por este grupo de jovens e seus catequistas. 

Fernanda Boia

segunda-feira, 18 de março de 2019

Partilha quaresmal para o povo da Venezuela

Fome na Venezuela
Nos habituais avisos lidos no final das Eucaristias, há um que nos deve merecer uma especial atenção. Trata-se da partilha quaresmal a que somos chamados a colaborar nesta quadra de penitência, jejum e abstinência.
No final das Eucaristias, serão distribuídos os envelopes do Contributo Penitencial, resultante das nossas renúncias quaresmais, as quais, este ano, recolhidas em toda a Diocese, serão destinadas ao povo da Venezuela que se encontra em grave crise. 
Está garantido que as dádivas chegarão ao destino pelos canais diplomáticos da Igreja. Recomenda-se que de sejamos generosos. O povo venezuelano ficará agradecido. Os envelopes com os nossos contributos podem ser entregues nas missas ou no cartório paroquial.

sábado, 16 de março de 2019

Semana Cáritas: "Juntos numa só Família Humana"

O peditório público vai ter lugar 
nos dias 21 a 24 de março



A Semana Cáritas 2019 terá início no próximo domingo, dia 17 de março, e culminará no domingo seguinte, dia 24, com a celebração do Dia Cáritas, tendo por lema “JUNTOS NUMA SÓ FAMÍLIA HUMANA”.
Esta realização tem como principal finalidade a sensibilização das pessoas para a problemática das desigualdades sociais com a existência duma percentagem muito significativa (cerca de 25%) de cidadãos portugueses que vivem abaixo do limiar da pobreza, convidando à partilha fraterna para ajudar a minimizar as carências que se verificam. 
A Cáritas em Portugal no geral e a Cáritas Diocesana de Aveiro em particular vão desenvolver várias atividades,  entre as quais se refere a  "Mala da Partilha", que surge no âmbito da proposta do Papa Francisco: “Partilhar a viagem” 
A Diocese de Aveiro associa esta ação, da responsabilidade do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa, à Semana Cáritas. Iremos receber a “Mala da Partilha” à Diocese do Porto, no dia 17 de março, a qual será apresentada à Diocese no dia 23, na Eucaristia das 19 horas, na Igreja Matriz de São Pedro de Aradas e,  posteriormente,  entregue à Diocese de Beja,  no dia 31. 

A Conferência Episcopal determinou que os ofertórios do DOMINGO III da Quaresma serão destinados à Cáritas (ação social). Das verbas recolhidas, 70% serão entregues à Cáritas Diocesana e 30% para os Grupos locais (Cáritas, Vicentinos, outros). O dinheiro entregue à Cáritas Diocesana será aplicado no apoio às pessoas de toda a Diocese, no âmbito do Fundo Diocesano de Emergência Social.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Informações Paroquiais de 17 a 24 de março 2019

1 – Domingo, dia 17, segundo Domingo da Quaresma haverá Via Sacra, na Igreja Matriz, às 15:00 Horas, animada pelos catequizandos do 3º e 4º ano. Convidam-se todos os paroquianos a participar.

2 – Reunião para o Conselho Pastoral Paroquial, quarta-feira às 21:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

3 – Reunião para pais e encarregados de educação dos catequizandos do 9º ano, quarta-feira, às 21:00 Horas, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré.

4 – Reunião para Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores de Doentes, sexta-feira, às 19:30, na Biblioteca da Igreja Matriz.

5 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 07 de Abril no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

6 – Formação Arciprestal sobre a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si” (Louvado Sejais), também chamada Encíclica verde, como devemos cuidar da casa comum, sexta-feira, às 21:00 Horas no Salão Paroquial da Barra, pelo Dr. António Jorge.

7 – “24 Horas para o Senhor” a nível arciprestal, dias 29 e 30 de Março, na Gafanha da Encarnação. Terá início no dia 29 às 21:00 Horas, com a via-sacra a partir do Cruzeiro da Gafanha da Encarnação, seguindo-se a Eucaristia e a Adoração ao Santíssimo por paróquias e grupos. A Paróquia da Gafanha da Nazaré tem a seu cargo das 8:00 às 9:00 Horas de Sábado, dia 30.

8 – No final da Eucaristia serão distribuídos os envelopes do Contributo Penitencial. Este contributo deve ser o resultado das nossas renúncias quaresmais, que este ano, em toda a Diocese, se destinam ao povo da Venezuela que se encontra em grave crise. As dádivas chegarão ao destino pelos canais diplomáticos da Igreja. Sejamos generosos.

Amargurado Calvário

Representação teatral – “Amargurado Calvário” que narra Jesus a caminho do Calvário com teatro de sombras, pelos jovens da catequese do 10º ano, sábado dia 16, às 21:30, na Igreja da Cale da Vila. Todos estamos convidados.

Quaresma é voltar a ganhar o espaço das escolhas




Quaresma pode até ser um nome complicado
mas a sua motivação é actual e grandiosa:
favorecer o encontro do Homem
com as raízes profundas do seu ser,
tornar-nos melhores
e lembrados do que é importante.

Os dias trazem nas suas redes
preciosos peixes vermelhos e azuis,
mas também lixo, coisas supérfluas
que só atravancam,
por isso os pescadores perdem tempo a escolher
com cuidado.

Quaresma é voltar a ganhar o espaço das escolhas
neste tempo consumista de falsas imposições.

Quaresma é dizer sim,
com maior entusiasmo ainda,
à liberdade de afirmar o essencial:
fé, justiça, reconciliação, solidariedade e alegria.

É que podemos somar muitos anos
sem nunca ter realmente vivido
e achar que fazemos grandes coisas
sem nos perguntarmos: «para que servem?»

José Tolentino Mendonça

quarta-feira, 13 de março de 2019

FormAr-Te 2019 no Seminário de Aveiro


O Departamento diocesano de pastoral juvenil proporciona mais um dia de formação para animadores de grupos de jovens.
Com a ajuda do Emanuel Dias, um jovem que colabora com o site iMissio; com a Claudine Pinheiro, cantora e com D. António Azevedo, Bispo auxiliar do Porto, presidente da comissão episcopal das Vocações e Ministérios, e que participou no Sínodo sobre os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional.
Este encontro terá lugar no próximo dia 16 de março, entre as 09h30 e as 16h00, no Seminário de Aveiro. Divulgamos aqui o programa.

Quaresma: Desafio à nossa reflexão


Depois da folia própria do carnaval, com festas e diversões para todas as idades e gostos, vem a Quaresma, como desafio à nossa reflexão. Muito mais importante que o Carnaval. A vida está cheia de contrastes e disso ninguém foge. Todos temos momentos e razões para a diversão e para a interiorização. Ambas importantes, direi mesmo, fundamentais ao nosso equilíbrio. 
Quando ouço alguém desdenhar da alegria dos outros, é certo e sabido que vejo logo essa atitude como própria de tristonhos, macambúzios, pessimistas, maldizentes, bichos do mato e nem sei que mais. As pessoas felizes têm de estar abertas ao mundo, alimentando atitudes com sentido de humor. 
Cá para mim, a Quaresma tem de afinar, e afina, certamente, os nossos espíritos para comportamentos sadios, sociáveis, de partilha generosa e de confraternização universal, em torno de Quem é Caminho, Verdade e Vida — Jesus Cristo, o nosso Redentor. 
Boa Quaresma para todos, na certeza da ressurreição de Cristo, razão de ser da nossa fé.

Fernando Martins

terça-feira, 12 de março de 2019

Mistério pascal na vida pessoal, familiar e social



Lembra-nos o papa Francisco que a quaresma chama os cristãos a encarnarem o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, através do jejum, da oração e da esmola. Jejum, que consiste em transitarmos da tentação de “devorar tudo” para a “capacidade de sofrer por amor que pode preencher o vazio do coração”… “ Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia”. E “dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo, com a ilusão de assegurar um futuro que não nos pertence, mas a Deus. Com estas três práticas, cada cristão pode “reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no coração do homem”; ou seja, o projeto de amá-Lo a Ele, aos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando nesse amor a verdadeira felicidade”. 

P.e César, 
no Editorial do TIMONEIRO de março

Organismos da Diocese prestam contas


Prestação de contas - Os organismos da Diocese de Aveiro, nomeadamente, as paróquias e seminário, passando por serviços, movimentos e outras entidades, devem apresentar contas relativas a 2018 até 31 de maio de 2019. Decorre das obrigações legais a elaboração e aprovação de contas anuais, que devem ser remetidas ao Ecónomo Diocesano / Bispo Diocesano, conforme se lê na carta enviada às instituições.