segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Festa do Pai Nosso na paróquia da Gafanha da Nazaré




No domingo, 24 de fevereiro, na missa das 10h30, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, foi celebrada a Festa do Pai Nosso dos meninos e meninas do 2.º ano de catequese. A missa foi presidida pelo nosso pároco, Padre César, que, na homilia, falou sobre o significado desta celebração, fazendo um apelo aos pais para que continuem a apoiar os seus filhos na caminhada de fé e de descoberta de Jesus Cristo.
Foi uma festa simples, mas que ficará para sempre na memória das nossas crianças. 

Fernanda Boia

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Informações Paroquiais de 24 de fevereiro a 3 de março 2019


1 – Domingo, dia 24, reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz. 

2 – Reunião de preparação para os Batismos, sexta-feira, às 21:00 Horas, na Igreja Matriz. 

3 – Apresentação do livro: “Obra da Providência – Subsídios para a sua história” com a presença do autor, Fernando Martins, sexta-feira, às 21:00 Horas, no Salão da Junta de Freguesia.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Dia Diocesano do Adolescente é a 23 de março

Departamento de Catequese 
de Infância e Adolescência 

Centro de Recursos Mãe do Redentor

Como estava previsto, vai realizar-se o Dia Diocesano do Adolescente no dia 23 de março, das 9h30 às 16h. O local previamente definido é o Centro de Recursos Mãe do Redentor, na Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré. Ainda será confirmado pelo Departamento de Catequese de Infância e Adolescência. 
Dentro em breve, os párocos e delegados paroquiais receberão mais informações. Será necessário fazer inscrições.

Nota: Notícia publicada no "Correio do Vouga"

AVEIRO: Animação Missionária em encontro interdiocesano


«O Serviço de Animação Missionária da Diocese de Aveiro, em colaboração com as OMP (Obras Missionárias Pontifícias), promove, dia 23 deste mês, das 9h30 às 16h, um encontro Interdiocesano da Infância Missionária com o lema «Um coração, Uma Missão!». 
Esta iniciativa pretende congregar “todos os grupos de Infância Missionária que têm sido formados nestes últimos três anos nas Dioceses em Portugal”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA. 
De manhã, depois do acolhimento na Escola Secundária José Estevão (Aveiro), segue-se “a visita ao túmulo de Santa Joana no Museu de Aveiro”. 
De tarde realiza-se a «Feira Missionária» com “muitas e diversas atividades” (música, danças, experiências, jogos, pinturas, balões, teatro, ilusionismo, expressão plástica, culinária, gincana e desafios) para as crianças e para as famílias no recinto da Escola. 
Até ao momento estão inscritos mais de 300 participantes (crianças, famílias e animadores da Infância Missionária) oriundos de 5 dioceses: Aveiro, Algarve, Braga, Guarda e Vila Real. 
Uma experiência para motivar para o encontro nacional da Infância Missionária, a realizar em 2022, quando se completam os cinco anos de «visita» aos cinco continentes.»

LFS

Li na Ecclesia 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Jovens da nossa paróquia preparam JMJ de 2022 em Lisboa



Olhando e refletindo sobre este entusiasmo juvenil, penso na juventude da paróquia da Gafanha da Nazaré. Os nossos grupos de formação paroquiais do 9.º ao 12.º anos, juntamente com os seus formadores, estão a dar passos substanciais e a realizar um bonito e entusiasmante caminho. Ainda está em gérmen e a lançar raízes, mas acredito que vai dar rebentos e, mais tarde, muitos e bons frutos para que a nossa paróquia se possa orgulhar dos seus jovens. 
Lanço o desafio aos nossos jovens e seus formadores para que, com o seu “sim”, se entusiasmem e apresentem ao mundo um Cristo com rosto atraente e cativante. Só assim haverá mudança na Igreja. 
Queridos grupos de jovens paroquiais, mesmo à distância, vamos já criando motivação e preparando a nossa participação nas próximas JMJ, em 2022, em Lisboa. Não podemos perder este “dom” que Deus coloca no caminho dos jovens de Portugal. Conto com o vosso entusiasmo. 

Pe. César Fernandes

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Bispos portugueses alertam para violência no namoro

O tempo do namoro é decisivo, porque leva à descoberta da beleza do amor pela dádiva da vida
A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), da Igreja Católica em Portugal, alertou para o aumento da violência no namoro, numa mensagem divulgada por ocasião do dia de São Valentim, que se assinala esta quinta-feira. "Preocupa-nos a crescente violência no namoro, porque compromete um projeto familiar alicerçado no verdadeiro amor", assinala o documento. A nota sublinha a importância do tempo de preparação para o matrimónio, considerando que o namoro pode apresentar "um conjunto de momentos fundadores de uma relação para toda a vida e pela qual se dá a vida".
A Igreja saúda-vos e acompanha-vos com esperança, pois conta convosco para a constituição de novas famílias fortes na fé, na alegria e no amor fecundo, na certeza que é assim que Deus vos sonha e deseja contar convosco".
A CELF apresenta o namoro como um tempo de descoberta mútua, no qual se partilham "escolhas, sonhos e projetos". "O tempo do namoro é decisivo, porque leva à descoberta da beleza do amor pela dádiva da vida, por isso, requer tempo, delicadeza e seriedade, que geram confiança, estima e respeito", pode ler-se.
O organismo católico conclui com uma referência ao facto de o "Dia dos Namorados" ser festejado sob a invocação de São Valentim, um santo da península itálica, do século III, que teria apoiado os jovens no matrimónio, contra a ordem do imperador que os impedia de casar, para servirem o exército romano.
Liturgicamente, 14 de fevereiro é o dia da festa de São Cirilo e de São Metódio, mas na Itália a Diocese de Terni celebra o seu padroeiro, São Valentim, primeiro bispo desta localidade, que morreu como mártir, provavelmente no século IV.

Nota: Texto publicado no semanário da Diocese de Aveiro, "Correio do Vouga", em 13 de fevereiro, mas mantém perfeita atualidade.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Em Fátima, o homem do mar aviva mais a sua fé

Apostolado do Mar: 
Retiro em Fátima ajuda a levar «conforto e confiança» 
aos pescadores e suas famílias

Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima
«O Apostolado do Mar, responsável na Igreja Católica em Portugal pelo trabalho pastoral junto dos pescadores e suas famílias, está a promover este sábado e domingo o seu retiro anual em Fátima.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o responsável por este setor, Armando Jorge de Oliveira, destacou “um momento muito importante” no calendário das atividades do Apostolado do Mar, a nível nacional, “porque é aqui, nestes momentos, que os homens do mar vêm avivar mais a sua fé” e assim retemperar forças para enfrentar os desafios que têm.
“E dialogar com outras praias, saber as dificuldades deles e aprender”, porque “hoje em dia, a vida da pesca está a ser um bocadinho posta em causa, tanto ao nível das leis como ao nível do pescado”, assinalou aquele responsável.
O encontro, que conta com grupos vindos das praias de Caxinas, Fuzeta, Nazaré, Peniche, Vila Praia de Âncora, Viana Castelo, Sesimbra e Setúbal (São Sebastião e Anunciada), está a ter lugar no Hotel Domus Pacis, sob a orientação do padre Luís Ferreira, sacerdote e vigário da pastoral da diocese de Setúbal.»

Li na Agência Ecclesia

NOTA: Na notícia, publicada na Ecclesia, não registei, com pena, qualquer referência aos núcleos piscatórios da nossa região, nomeadamente, Gafanhas, Ílhavo,  Costa Nova, Murtosa e Torreira, São Jacinto e Vagueira, entre outras. 

Informações Paroquiais de 17 a 24 de fevereiro 2019

1 – Reunião geral para todos os Catequistas, terça-feira, às 21:00 Horas, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré. Esta reunião será orientada pelo biblista Padre Franclim.

2 – Reunião para o Conselho Pastoral Paroquial, quarta-feira às 21:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

3 – No próximo domingo, dia 24, haverá formação para Visitadores de Doentes e Ministros Extraordinários da Comunhão, cujo tema é “A gratuidade do serviço à pessoa doente”, às 15:00 Horas, no Seminário de Aveiro. Será orientada pelo Padre João Gonçalves.

4 – O grupo de Exploradores do Agrupamento de Escuteiros da nossa paróquia estará no final da Eucaristia a vender folares e pão com chouriço. Colaboremos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Bispo de Aveiro: Somos chamados à felicidade


Os agentes de pastoral do arciprestado de Ílhavo refletiram sobre “a vocação batismal, caminho de santidade”. A reflexão teve lugar na Gafanha da Nazaré para uma assembleia de cerca de cem pessoas e foi orientada pelo nosso Bispo, D. António Moiteiro.
Referindo-se ao tema, afirma o bispo diocesano que a chamada à santidade é uma chamada a ser feliz. Deus chamou todo o homem à vida pelo Seu ato criador e a todos deu uma missão: cooperar com Ele e impelir-nos com a força do Seu Espírito. Essa missão não consiste em fazer coisas mas em ser sinal do amor de Deus no mundo.  É em Jesus Cristo que encontramos a imagem de Deus e a imagem do homem. E o que dá sentido à vida é o momento em que “o sim de Deus e o sim do homem se encontram”. 
Falando da vocação batismal e o encontro com Cristo, apresenta o caso do chamamento de Zaqueu a uma vida nova. Ele é impelido pelo “desejo” interior e deixa tudo o que está a fazer para correr à procura daquilo que o seu coração quer ver: Ver Jesus e encontrar-se com Ele, cruzar os olhares. Assim, a vocação é o encontro com Alguém: Jesus. 
Na nossa ação, duas preocupações nos devem acompanhar sempre: Primeira, renovar e aprofundar o encontro com o Senhor, procurá-Lo cada dia; Segunda: levar os outros a experimentar este encontro. 

César Fernandes,
Pároco 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Nova tradução da Bíblia - "Os Quatro Evangelhos e Salmos"


«A Conferência Episcopal vai apresentar no dia 25 de março o primeiro volume da nova tradução da Bíblia em português feita 34 investigadores a partir das línguas originais, com a publicação da edição de “Os Quatro Evangelhos e Salmos”.
De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o projeto tem por finalidade apresentar “um texto uniforme”, traduzido “diretamente das línguas originais”, o hebraico, aramaico e grego, “para uso na liturgia, na catequese e em todas as atividades da Igreja em Portugal e, futuramente, nos outros países lusófonos, que seguem a tradução dos livros litúrgicos”.
No texto de apresentação do primeiro volume, D. Anacleto Oliveira, que preside à Comissão da Tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa, lembra a decisão de avançar com este projeto foi tomada em 2012 com a finalidade de transmitir “tudo o que os textos exprimem nas línguas originais”, mas de uma forma “compreensível para leitores e, sobretudo, ouvintes de hoje, já que se trata de uma tradução para, primariamente, ser proclamada de viva voz”.
“São dois critérios difíceis de conjugar, devido sobretudo à distância temporal, espacial e cultural, entre a língua que é traduzida e aquela para a qual se traduz”, considera D. Anacleto Oliveira, na introdução da edição de “Os Quatro Evangelhos e Salmos”.»

Ler mais na Agência Ecclesia