segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

A Festa de Santa Maria, a Mãe do Filho de Deus

Uma reflexão de Georgino Rocha para este dia


Georgino Rocha
Maria, por meio da mão amiga da Igreja, surge, no início do Ano civil, com o seu rosto materno a dar-nos as boas-vindas e a acolher o tempo novo. Surge como a mãe de Jesus, o Filho de Deus, que no calvário será confiada a João, representante de toda a humanidade. Por isso Ela é, também, nossa mãe. E, como o Papa Francisco perante a imagem da Senhora do Rosário e da Paz, podemos afirmar convictamente: “Temos Mãe!”. Não somos órfãos. Nem Ela é uma santinha qualquer. O seu olhar acolhedor, a sua disponibilidade e proximidade, a sua bondade e prontidão, constituem caminho aberto para a nossa confiança filial e assimilação do seu estilo de vida. A segredar-nos sempre: “Fazei o que ele vos disser”.
Lucas apresenta-a, hoje, no relato da visita dos pastores à gruta de Belém onde José os acolhe (Lc 2, 16-21). Vêm para confirmar o anúncio dos Anjos e proclamar a sua mensagem de paz na terra, reflexo da glória divina. Vêm para adorar o Menino e felicitar Maria, Sua Mãe. Vêm para saudar José e admirar o seu serviço discreto e eficaz. “E todos os que ouviam os pastores ficavam maravilhados”.
O texto adianta que Maria não apenas ficava admirada, mas “conservava todos estes factos e meditava sobre eles no seu coração”. Dir-se-ia que vivia o presente como o pólo de convergência de tantas outras maravilhas, momento singular das bênçãos de Deus, pré-anúncio de um futuro cheio de surpresas a exigir-lhe atenção redobrada a tudo o que vier a acontecer. E será tanto e, por vezes, tão desconcertante!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Informações Paroquiais de 30 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019

1 – Domingo, dia 30, reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz. Pede-se a comparência de todos os zeladores para a apresentação de contas.

2 – Na próxima segunda-feira o Cartório Paroquial estará encerrado.

3 – Na próxima terça-feira é dia de Ano Novo, dia de Santa Maria Mãe de Deus e dia Mundial de oração pela Paz. Na segunda-feira haverá missa vespertina na Igreja da Chave às 17:00 Horas e na Igreja Matriz às 19:00. Na terça-feira, dia de Ano Novo, haverá missa na Cale da Vila às 9:00 Horas e na Igreja Matriz às 10:30.

4 – Reunião geral para todos os Catequistas, quarta-feira, às 21:00 Horas, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré.

5 – Exposição do Santíssimo Sacramento, quinta-feira na Igreja Matriz, com início às 18:00 Horas, bênção e encerramento às 18:45.

6 – Reunião para o Conselho Pastoral Paroquial, quinta-feira às 21:00Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

7 – Ensaio geral para preparar os autos do Cortejo dos Reis para cantores, músicos e figurantes, sexta-feira, às 21:00 Horas, no auditório Mãe do Redentor.

8 – No próximo domingo, dia 06 de Janeiro, realiza-se o nosso tradicional Cortejo dos Reis. O início do Cortejo será na Remelha às 9:30 e o auto da Aparição do Anjo será feito junto à pastelaria Primavera seguindo o percurso habitual. O Palácio de Herodes será representado junto à Igreja Matriz por volta das 14:00 Horas, terminando com a adoração do Menino na Igreja Matriz. Às 15:30 terá início o Leilão das ofertas do Cortejo no auditório Mãe do Redentor da Igreja Matriz.

9 – No domingo, dia de Reis só haverá a Eucaristia das 8:00 Horas na Igreja Matriz e a missa na Igreja da Cale da Vila que será às 8:30.

Encontro Europeu de Jovens em Madrid


«A cidade de Madrid acolhe a partir de hoje, pela primeira vez, o Encontro Europeu de jovens animado pela comunidade ecuménica de Taizé, este ano com o tema ‘Não esqueçamos a hospitalidade’. Esta é a 41ª edição da iniciativa, que já passou por Lisboa e acontece pela primeira vez na capital espanhola, reunindo milhares de participantes de vários países, incluindo Portugal. A ECCLESIA dá-lhe conta das mensagens  do Papa e do secretário-geral da ONU, António Guterres.»

Fonte: Agência Ecclesia 

Festa dos Santos Inocentes

“Que o Menino pequenino e com frio, 
que contemplamos na manjedoura, 
proteja todas as crianças da terra”


«Hoje a Igreja Católica celebra a festa dos Santos Inocentes, os meninos que foram mortos em Belém por ordem do rei Herodes, honrados como mártires desde os primeiros séculos do Cristianismo.
Sobre o massacre dos inocentes, relatado por São Mateus, o Papa emérito Bento XVI admite, no seu volume intitulado ‘A infância de Jesus’, que não há qualquer referência fora da Bíblia ao facto, mas sublinha que a “maldade” de Herodes faz com que essa falta de alusões “não prove que tal delito não tenha sucedido”.
Repetimos hoje o que pediu o Papa Francisco, na sua mensagem de Natal deste ano: “Que o Menino pequenino e com frio, que contemplamos na manjedoura, proteja todas as crianças da terra”.»
Fonte: Agência Ecclesia 

Hino da Tuna a Uiversidade Sénior

sábado, 22 de dezembro de 2018

Jean-Paul Sartre e Natal

 
Jean-Paul Sartre, o filósofo ateu, enviou do seu cativeiro aos padres que admirava uma meditação sobre a pintura que gostaria de fazer do Natal.  Aqui fica a minha imperfeita tradução:

"A Virgem está pálida e olha para o menino. O que seria necessário pintar neste rosto é um encantamento ansioso que não apareceu senão uma vez sobre uma figura humana. Porque Cristo é o seu menino: a carne da sua carne, o fruto das suas entranhas. Cresceu nela durante nove meses e dar-lhe-á o seu seio (...) e, por momentos, a tentação é tão forte que ela esquece que ele é Deus. Aperta-o nos seus braços e diz: 'Meu pequenino.’
 
Tradução e divulgação de Frei Bento Domingues - Natal de 2004

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A Bíblia contada pelos Sabores



Há anos, um amigo teve a gentileza de me oferecer, pelo Natal, um livro curioso. “A BÍBLIA contada pelos SABORES — receitas de Albano Lourenço na Quinta das Lágrimas”. O prefácio é de José Tolentino Mendonça e as fotografias são de Valter Vinagre (não podia faltar), com revisão de António Lampreia ( também vem a calhar).
Da Bíblia, (Antigo Testamento e Novo Testamento) e da tradição cristã são as receitas de entradas, sopas, peixes, carnes e sobremesas, todas elas de fazer crescer água na boca, para além de serem um desafio à nossa capacidade de as elaborar, tendo por tema, numa roda familiar ou de amigos, as propostas culinárias dos tempos de Jesus e antes d’Ele. E depois d’Ele, está bem de ver.
José Tolentino Mendonça brinda-nos com um prefácio que é uma belíssima lição bíblica, daquelas que se leem com gosto, com a garantia de que “Deus anda pela cozinha”. Diz o prefaciador, logo nas primeiras linhas: “Literalmente, a Bíblia é para comer. É odorosa, recôndita, vasta como a mesa celeste, íntima como a mesa materna, grata ao paladar, engenhosa, profusa, profícua. Descreve os copiosos bosques profanos e as ofertas alimentares sagradas, recria ascetismos e deleites, conta com a esporádica caça e os pastos cevados, com comidas frugais de viagens e banquetes há muito anunciados. Não é insólito que se olhe atentamente para a cozinha da Bíblia.”
Claro que não vou transcrever todo o prefácio, embora gostasse de o partilhar com os meus leitores. Mas fica aqui, ao menos, um cheirinho do que foi cozinhado para este livro, na Quinta das Lágrimas, lá para as bandas de Coimbra, de tantos encantos, bem à vista no livro. A edição é de 2007.
E já agora, com a devida vénia, deixo uma receita, do mestre Albano Lourenço, que todos podem experimentar:

Guisado de ovelha com lentilhas e uvas

(Antigo Testamento)

1,2 Kg de pá de ovelha
3 cebolas
6 dentes de alho
2 dl de azeite
4 folhas de louro
100 g de lentilhas
200 g de uvas
4 dl de vinho branco

Demolhe as lentilhas. Frite a carne partida em pedaços em azeite e retire. Continue a fritar a cebola e os alhos picados. Refresque com vinho, junte o louro e reduza um pouco. Junte a carne e cubra com água. Deixe cozer mais ou menos 40 m até estar quase cozinhada. Junte as lentilhas, deixe cozer e retire do lume. Junte as uvas cortadas ao meio sem grainhas.

Votos de bom apetite nas festas que se avizinham.

Fernando Martins

MENSAGEM NATALÍCIA DO NOSSO PÁROCO

UM SANTO NATAL PARA TODOS 

Nesta minha palavra, dou a prioridade aos nossos doentes e idosos que, muitas vezes, vivem na solidão. Para eles, todo o meu apreço, simpatia e amor fraterno. O Papa Francisco diz aos nossos doentes e idosos: …”Não tenhais vergonha de ser o tesouro precioso da Igreja … Não vos considereis apenas recetores da solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos na vida e missão da Igreja”. Uma comunidade que esquece os seus doentes e idosos está a fazer o seu percurso amputada de um dos seus membros mais importantes que sois vós. Olhando para o sofrimento de Cristo, considero-vos um património essencial da Igreja. Oferecei a Deus o vosso sofrimento como realidade purificadora para a nossa comunidade cristã da Gafanha da Nazaré, não esquecendo de o oferecer também por mim. Um santo Natal para todos. 
Não posso esquecer os nossos emigrantes que nos países de acolhimento labutam por melhores condições de vida para si e para os seus. Lembro também alguns luso-descendentes da Venezuela que tiveram de regressar sem meios de subsistência. Para todos formulo o desejo que este Deus feito Menino nasça nos vossos corações e no seio das vossas famílias. 
Lembro todas e cada uma das famílias da Gafanha da Nazaré, famílias que no dizer do Papa Francisco são … ”tesouros preciosos e não peças de museu porque através delas se concretiza o dom no compromisso recíproco, na abertura generosa aos filhos e no serviço à sociedade”. Aqui deixo a minha estima a todas as famílias e o desejo de que se identifiquem com a família de Nazaré vivendo santamente o Natal.