sábado, 22 de dezembro de 2018

Jean-Paul Sartre e Natal

 
Jean-Paul Sartre, o filósofo ateu, enviou do seu cativeiro aos padres que admirava uma meditação sobre a pintura que gostaria de fazer do Natal.  Aqui fica a minha imperfeita tradução:

"A Virgem está pálida e olha para o menino. O que seria necessário pintar neste rosto é um encantamento ansioso que não apareceu senão uma vez sobre uma figura humana. Porque Cristo é o seu menino: a carne da sua carne, o fruto das suas entranhas. Cresceu nela durante nove meses e dar-lhe-á o seu seio (...) e, por momentos, a tentação é tão forte que ela esquece que ele é Deus. Aperta-o nos seus braços e diz: 'Meu pequenino.’
 
Tradução e divulgação de Frei Bento Domingues - Natal de 2004

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A Bíblia contada pelos Sabores



Há anos, um amigo teve a gentileza de me oferecer, pelo Natal, um livro curioso. “A BÍBLIA contada pelos SABORES — receitas de Albano Lourenço na Quinta das Lágrimas”. O prefácio é de José Tolentino Mendonça e as fotografias são de Valter Vinagre (não podia faltar), com revisão de António Lampreia ( também vem a calhar).
Da Bíblia, (Antigo Testamento e Novo Testamento) e da tradição cristã são as receitas de entradas, sopas, peixes, carnes e sobremesas, todas elas de fazer crescer água na boca, para além de serem um desafio à nossa capacidade de as elaborar, tendo por tema, numa roda familiar ou de amigos, as propostas culinárias dos tempos de Jesus e antes d’Ele. E depois d’Ele, está bem de ver.
José Tolentino Mendonça brinda-nos com um prefácio que é uma belíssima lição bíblica, daquelas que se leem com gosto, com a garantia de que “Deus anda pela cozinha”. Diz o prefaciador, logo nas primeiras linhas: “Literalmente, a Bíblia é para comer. É odorosa, recôndita, vasta como a mesa celeste, íntima como a mesa materna, grata ao paladar, engenhosa, profusa, profícua. Descreve os copiosos bosques profanos e as ofertas alimentares sagradas, recria ascetismos e deleites, conta com a esporádica caça e os pastos cevados, com comidas frugais de viagens e banquetes há muito anunciados. Não é insólito que se olhe atentamente para a cozinha da Bíblia.”
Claro que não vou transcrever todo o prefácio, embora gostasse de o partilhar com os meus leitores. Mas fica aqui, ao menos, um cheirinho do que foi cozinhado para este livro, na Quinta das Lágrimas, lá para as bandas de Coimbra, de tantos encantos, bem à vista no livro. A edição é de 2007.
E já agora, com a devida vénia, deixo uma receita, do mestre Albano Lourenço, que todos podem experimentar:

Guisado de ovelha com lentilhas e uvas

(Antigo Testamento)

1,2 Kg de pá de ovelha
3 cebolas
6 dentes de alho
2 dl de azeite
4 folhas de louro
100 g de lentilhas
200 g de uvas
4 dl de vinho branco

Demolhe as lentilhas. Frite a carne partida em pedaços em azeite e retire. Continue a fritar a cebola e os alhos picados. Refresque com vinho, junte o louro e reduza um pouco. Junte a carne e cubra com água. Deixe cozer mais ou menos 40 m até estar quase cozinhada. Junte as lentilhas, deixe cozer e retire do lume. Junte as uvas cortadas ao meio sem grainhas.

Votos de bom apetite nas festas que se avizinham.

Fernando Martins

MENSAGEM NATALÍCIA DO NOSSO PÁROCO

UM SANTO NATAL PARA TODOS 

Nesta minha palavra, dou a prioridade aos nossos doentes e idosos que, muitas vezes, vivem na solidão. Para eles, todo o meu apreço, simpatia e amor fraterno. O Papa Francisco diz aos nossos doentes e idosos: …”Não tenhais vergonha de ser o tesouro precioso da Igreja … Não vos considereis apenas recetores da solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos na vida e missão da Igreja”. Uma comunidade que esquece os seus doentes e idosos está a fazer o seu percurso amputada de um dos seus membros mais importantes que sois vós. Olhando para o sofrimento de Cristo, considero-vos um património essencial da Igreja. Oferecei a Deus o vosso sofrimento como realidade purificadora para a nossa comunidade cristã da Gafanha da Nazaré, não esquecendo de o oferecer também por mim. Um santo Natal para todos. 
Não posso esquecer os nossos emigrantes que nos países de acolhimento labutam por melhores condições de vida para si e para os seus. Lembro também alguns luso-descendentes da Venezuela que tiveram de regressar sem meios de subsistência. Para todos formulo o desejo que este Deus feito Menino nasça nos vossos corações e no seio das vossas famílias. 
Lembro todas e cada uma das famílias da Gafanha da Nazaré, famílias que no dizer do Papa Francisco são … ”tesouros preciosos e não peças de museu porque através delas se concretiza o dom no compromisso recíproco, na abertura generosa aos filhos e no serviço à sociedade”. Aqui deixo a minha estima a todas as famílias e o desejo de que se identifiquem com a família de Nazaré vivendo santamente o Natal.

domingo, 16 de dezembro de 2018

Como é bom abraçar e ser abraçado!



Como é belo e tão necessário este tempo de Advento que precede o Natal. Precisamos tanto dele! Precisamos de parar, de fazer silêncio, de recentrar o olhar, de recuperar alguma qualidade de vida, de refazer laços, de abraçar... como é bom abraçar e ser abraçado! 
Abraçamos porque queremos aproximar-nos e somos abraçados porque estamos dispostos a aproximar-nos. O abraço é uma melodia de braços que se confundem e fazem falta quando ficam espaçados. Os abraços completam, acontecem sem hora, data ou lugar marcado; é fundamental para o coração viver em pleno. 
Viver um único dia na solidão deste carinho é a pior coisa que se pode vivenciar. Há sempre alguém que precisa de ser abraçado e não tem coragem de o dizer. Essa pessoa pode ser a que temos ao nosso lado. Então, abrace-a com o coração... e que neste momento de amor fraternal se transforme em oração de gratidão a Deus, repleta de sentimento sem necessidade de palavras ou explicações.

Vera Menezes

Nota: O abraço da paz no final da Eucaristia das 19 h de sábado.

Paulo - Poeta Supremo do Amor


“Se eu falasse
a linguagem dos homens e dos anjos,
sem amor,
soaria como bronze arrefecido,
como um címbalo que retine.

Se possuísse o dom da Profecia
e todos os mistérios conhecesse,
e toda a ciência humana e a própria fé
que transporta as montanhas, sem amor,
eu não teria nada.

Dar tudo aos pobres, dar o corpo à cruz,
às feras
e às fogueiras …
Tudo seria inútil, sem amor.

Pode acabar a ciência,
o dom da Profecia;
mas o amor é eterno.

Nem haverá ciência
nem profecia
quando baixar ao mundo a perfeição do amor.”

Teixeira de Pascoaes

In “O Grito que Deus ouve”, 

sábado, 15 de dezembro de 2018

O Natal é Deus connosco

(Machado de Castro na Basílica da Estrela, Lisboa)
Se tens tristeza, alegra-te! 

O Natal é alegria. 
Se tens inimigos, reconcilia-te! 
O Natal é paz. 
Se tens amigos, busca-os! 
O Natal é encontro. 
Se tens pobres ao teu lado, ajuda-os! 
O Natal é dádiva. 
Se tens soberba, sepulta-a! 
O Natal é humildade. 
Se tens pecados, converte-te! 
O Natal é vida nova. 
Se tens trevas, acende a tua lâmpada! 
O Natal é luz. 
Se vives na mentira, reflete! 
O Natal é verdade. 
Se tens ódio, esquece-o! 
O Natal é amor. 
Se tens fé, partilha-a! 
O Natal é Deus connosco. 


Nota: De apontamentos pessoais guardados, mas cuja autoria não consigo recordar. Se alguém souber, agradeço informação. FM

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O contacto pessoal é fundamental das relações humanas

Patrick Ferreira em entrevista ao Timoneiro 



Patrick Ferreira, de seu nome completo Patrício Costa Ferreira, nasceu em França, filho de pai caramulano e de mãe tomarense, casado com Vera Menezes e pai da Matilde, vive presentemente na Gafanha da Nazaré, assumindo, na paróquia, a missão de catequista, tarefa que desempenha com dinamismo e espírito inovadores, de parceria com a esposa. 
Em entrevista que nos concedeu, afirmou que é bom trabalhar com jovens de 14/15 anos, sendo fundamental “dedicação e preparação dos encontros semanais”. “No dia em que eu me queixar da falta de motivação dos jovens, considero que a culpa é minha”, referiu. 
Patrick garante que “a catequese não é uma hora por semana, mas diária”, sobretudo “no envolvimento pessoal, na preparação e no contacto com os jovens, que deve ser tão frequente quanto possível”. Nessa linha, adiantou que usam muito, tanto ele como a esposa, as redes sociais, em especial o Facebook, onde trocam impressões uns com os outros. “No caso de falta à catequese, por diversos motivos, “há sempre a informação no momento, numa base da confiança e da responsabilidade». 
O primeiro contacto com a paróquia, na altura do batizado da Matilde, aconteceu o encontro com o nosso prior, Padre César. Depois de uma troca de impressões, surgiu o convite. “A Vera diz que foi obra de Deus e eu concordo; A Vera, bibliotecária, gosta muito de crianças e eu muito mais da juventude”, sublinhou. Aliás, esses gostos pessoais justificam a paixão do casal pela catequese, tendo já desempenhado tal missão em Águeda e na Vera Cruz, Aveiro. 
O nosso entrevistado falou da importância do envolvimento dos pais na catequese dos seus filhos, que não pode passar, apenas, por duas ou três reuniões anuais. Importa, frisou, que a participação deles tem de partir da iniciativa dos catequistas. Lembra que no último encontro, em outubro, os pais se associaram a um almoço-partilha, muito proveitoso. E ainda valorizou a realização de um retiro em que participaram alguns pais, considerando que se revelou “muito positivo, especialmente para os filhos, porque sentiram o interesse dos pais”. 
O nosso entrevistado, que fala com entusiasmo da sua entrega ao serviço da Igreja, agora na paróquia da Gafanha da Nazaré, garante que aprecia, de forma especial, a comunidade católica da Gafanha da Nazaré, salientando a “disponibilidade por parte das pessoas, mas também a humildade e a dedicação ao trabalho”. E referiu: “Sempre gostei de gestos de afeto; por isso, procuramos, eu e a Vera, transmitir e levar aos outros o abraço na Eucaristia; o abraço é o corolário da pós-comunhão.” Trata-se, sublinha o Patrick, de “um Abraço da Paz que foge ao tradicional, com texto introspetivo, na introdução, tornando-o mais sentido e expressivo”. 
“Jovens em Movimento – Gafanha da Nazaré” e “A Alegria de Crer – Gafanha da Nazaré” são páginas do Facebook animadas pelo casal. Pretendem, com elas, “cultivar o sentido de partilha, no espírito de abertura aos outros”, no pressuposto da importância de marcar presença no mundo do ciberespaço. “As redes sociais fazem parte dos nossos dias; evitá-las ou fugir delas é fugir dos jovens e do mundo”, sublinha, com ênfase, o Patrick. 
Contudo, o nosso interlocutor fez questão de esclarecer que as redes sociais “não são o único meio de comunicar; mas elas são uma opção fundamental, no diálogo e na partilha entre jovens de todas as idades”. Porém, frisou que as redes sociais, que aproximam as pessoas, não podem fechar e isolar outras pessoas, “afastando-as dos seus próximos”. Daí que “o contacto pessoal seja fundamental nas relações humanas”. 

Fernando Martins

Informações Paroquiais de 16 a 23 de dezembro 2018


1 – Esta semana, haverá reconciliações de preparação para o Natal, quinta-feira, às 20:30, na Igreja Matriz.

2 – Ensaio para preparar os autos do Cortejo dos Reis para cantores, músicos e figurantes, quinta-feira, às 21:00 Horas, no auditório Priores da Gafanha da Nazaré.

3 – A nossa Catequese irá organizar uma Festa de Natal, no dia 21 de Dezembro, sexta-feira, às 21:00 Horas, no Auditório Mãe do Redentor, na Igreja Matriz, destinada a todos os catequizandos, seus familiares e demais pessoas. À entrada basta entregarmos um bem alimentar não perecível (leite, cereais, massas, arroz, enlatados, etc.), para ajudar a Cáritas Paroquial. Participemos com a nossa presença.

4 – No próximo Domingo, dia 23 de Dezembro, a nossa paróquia vai organizar a Bênção das Grávidas, na Eucaristia das 10:30. Assim, as grávidas que queiram participar nesta bênção deverão, tão rápido quanto possível, inscrever-se no Cartório Paroquial.

5 – O grupo de Caminheiros do nosso Agrupamento de Escuteiros, nesta quadra natalícia, estão aceitar encomendas de Bolo Rainha. As pessoas que desejarem podem pedir informações e fazer a sua encomenda no Cartório Paroquial até quarta-feira, dia 19 de Dezembro. Os bolos serão entregues no sábado à tarde. Colaboremos com os nossos Escuteiros.

6 – “A Luz Paz de Belém” e “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma ação conjunta promovida pelo CNE e a Cáritas Diocesana e Paroquial que vai ser realizada na paróquia da Gafanha da Nazaré, no próximo sábado, dia 22 de Dezembro, tendo como programa: Oração de Taizé, aberta a todos, às 18:00 Horas na Igreja Matriz, seguida da Eucaristia e entrega da luz a todas as pessoas, encerrando com a procissão de velas até ao Jardim 31 de Agosto. Podemos adquirir as velas da Cáritas no final da Eucaristia ou no Cartório Paroquial.