quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Mensagem do Bispo de Aveiro para a Semana dos Seminários

Todos somos Seminário de Aveiro


Na semana de 11 a 18 de novembro celebramos, 
em todas as comunidades e dioceses do país, 
a Semana dos Seminários,
 com o título Formar Discípulos Missionários. 

A nossa Diocese de Aveiro dedica o triénio pastoral 2018-2021 ao tema da vocação para nos ajudar a recentrar toda a vida da Igreja em Jesus – opção que a Igreja sempre tomou em tempos de crise e dificuldade, como são estes os que vivemos no que diz respeito às vocações sacerdotais e de consagração. Jesus toma a iniciativa de chamar os que Ele quis e o conteúdo do convite é a sua própria pessoa. A resposta a este chamamento exige entrar na mesma dinâmica que Jesus imprimiu à sua vida. 
O nosso Programa Pastoral para este ano afirma que aprender “a caminhar com” é próprio dos verdadeiros discípulos de Jesus. Essa é a sua vocação original. É Jesus quem se faz companheiro de viagem. Por isso, ser discípulo é saber acompanhar e ser acompanhado. É um verdadeiro desafio pastoral e espiritual: compreender o que é acompanhar e saber como acompanhar ao estilo de Jesus. A pedagogia utilizada com os discípulos de Emaús consistiu em aproximar-se, caminhar com, escutar, compreender, acolher, ajudar a olhar com mais profundidade, ajudar a compreender a Escritura, tendo sempre uma atitude de paciência, de respeito, de confiança para tocar o coração e provocar o encontro. É acompanhar no caminho, pois Jesus encontra-se quando se caminha, quando se vive.

Vocação baptismal – caminho de santidade


Em sintonia com o Programa de Pastoral aprovado para este ano, o Secretariado da Educação Cristã apresenta-nos uma proposta de caminho dirigido não apenas a este ou aquele sector etário mas para todos e para todo o ano.
Chamaram-lhe: “Vocação Baptismal – caminho de santidade”.
O seu objetivo é ajudar toda a comunidade a celebrar melhor os chamados tempos fortes do Ano Litúrgico para que melhor os possamos viver. São eles que dão sentido e novidade ao chamado Tempo Comum.
O Caminho apontado, porque de caminho se trata, segue a estrada do Ano litúrgico e tem os seus pontos altos no Natal e na Páscoa.
Os caminhantes somos todos nós: Adultos, Jovens, Adolescentes e Crianças, porque todos somos Povo de Deus nascido no Baptismo.
A meta é o encontro com Ele, o Deus de Jesus Cristo, em cada tempo em ordem ao tempo da eternidade.
Por fim, o motor que nos vai ajudar em cada domingo são as Bem-aventuranças vividas na Catequese e na meditação, na oração pessoal ou comunitária e na Eucaristia, no sentido dos outros através da disponibilidade e da partilha.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável

Santo Condestável 

«A Igreja assinala a 6 de novembro a memória do Santo Condestável, que «embora fosse um ótimo militar e um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à ação suprema que vem de Deus», como realçou Bento XVI. 
Recordamos a evocação de S. Nuno de Santa Maria redigida pelo Vaticano aquando da canonização, seguida de excertos da homilia da missa em que foi declarado santo, presidida pelo atual papa emérito. 
«Nuno Álvares Pereira nasceu em Portugal a 24 de junho de 1360, muito provavelmente em Cernache do Bonjardim, sendo filho ilegítimo de fr. Álvaro Gonçalves Pereira, cavaleiro dos Hospitalários de S. João de Jerusalém e Prior do Crato, e de D. Iria Gonçalves do Carvalhal. Cerca de um ano após o seu nascimento o menino foi legitimado por decreto real, podendo assim receber a educação cavalheiresca típica dos filhos das famílias nobres do seu tempo.»

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Festa da Padroeira sem exageros, mas com dignidade

Padre César e Vítor Lourenço (Juiz da festa)
Mordomia para 2018-2019

No último domingo de agosto de 2019, vamos ter a festa em honra de Nossa Senhora da Nazaré, nossa Padroeira, no respeito pela tradição, com mais de um século. Nesse sentido, a nova mordomia tomou posse no domingo, 4 de novembro, na Eucaristia das 10h30, presidida pelo nosso prior, Pe. César Fernandes. Os mordomos juraram cumprir as regras diocesanas sobre as festas religiosas, sem exageros, mas com dignidade. 
O nosso prior frisou, nas palavras que dirigiu à mordomia, na presença da comunidade e perante Deus e o olhar terno da nossa Padroeira, que é fundamental organizar-se uma festa “que  nos dignifique a todos”. E lembrou que não importa “olhar para o antecedente”, evitando “exageros”, sendo necessário colocar “em primeiro lugar Nossa Senhora da Nazaré”. Ainda acrescentou que “os crentes da nossa paróquia estarão ao lado da mordomia” e que é preciso “trabalhar unidos, tendo em consideração que os dinheiros não são dos mordomos, mas de todos nós”. 
Vítor Lourenço, juiz dos festejos, garantiu ao Timoneiro que “não haverá exageros nos gastos com os artistas a convidar”, frisando que está a ser preparada “uma colaboração com a Filarmónica Gafanhense”. Também vai ser estudada a hipótese de convidar conjuntos musicais que “eventualmente tenham elementos da nossa terra”. 
A mordomia vai promover durante o ano alguns peditórios, sendo certo que os mordomos e colaboradores, em grupos de três, se apresentarão todos identificados. Para além disso, vão ser programados eventos diversos, no Centro Mãe do Redentor e noutros locais, nomeadamente, almoços, passatempos, magustos e excursões, entre outros. 

Fernando Martins

MORDOMIA
2018/2019

Vítor José da Silva Lourenço (Juiz)
Eliana Maria Fidalgo Mouta Machado (Secretária)
Domingos Manuel Filipe Vareta (Tesoureiro)
José Carlos Lourenço Casqueira (Vise-tesoureiro)
Susana Maria Louro Cirineu
João Caçoilo Cirineu
Jorge Alberto Vieira Fernandes Grego
Maria de Lurdes Sardo Simões
Hermínio José Gandarinho Ferreira
Manuel Gomes Jesus
José Retinto Ferreira
Maria Isalinda Filipe Vareta Jesus
Joaquim António Pereira Félix
Carlos Daniel Matos Neves
Pedro Manuel Filipe Ferreira
Maria da Piedade Cerqueira Alves Loureiro

domingo, 4 de novembro de 2018

Calendário Escutista já à venda

ESCUTISMO: 
A maior organização 
infantojuvenil do mundo




Um dia destes, os nossos escuteiros do CNE (Corpo Nacional de Escutas) dedicaram-se à venda de calendários para o próximo ano. Quem o adquiriu, ficou apto a confirmar o dia ou os dias dos seus compromissos. Mas também ficou com umas dicas sobre a importância do Movimento Escutista na formação de crianças e jovens do mundo. Digo do mundo, porque o Escutismo é, realmente, a maior organização infantojuvenil à face da terra. 
Neste calendário, que já compulsei, fiquei mais alertado para os seus projetos educativos, porque  o escutismo constrói comunidade, aprendendo também com ela. O escutismo ainda ilumina, aproxima, une, dá cor e, no fundo, contribui para uma melhor comunidade. 
Vamos, pois, comprar o calendário, na certeza de que estaremos a ajudar  uma grande causa.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A alegria de viver feliz com Jesus

Uma reflexão do Pe. Georgino Rocha 
para a festa  de Todos os Santos 


Jesus, animado pela novidade de que é portador, faz o discurso do Reino, o conhecido sermão da montanha (Mt 5, 1-12). Proclama o código da felicidade, a experimentar já na história e a viver no futuro definitivo, a eternidade nos braços da família de Deus. E deixa-nos o convite a mantermos bem seguro no coração a chave de entrada. Que impacto terá provocado nos discípulos e demais ouvintes! Certamente como nos provoca a nós, se quisermos assumi-las como regra de vida.
O Papa Francisco publicou a 19 de Março de 2018 uma exortação apostólica intitulada “Alegrai-vos e Exultai”, título tirado da última bem-aventurança. Quer apresentar aos cristãos a nova visão de Jesus sobre a felicidade e consegue-o num estilo muito actual e apelativo. Vamos transcrever alguns pontos.
“As bem-aventuranças são como que o bilhete de identidade do cristão. Assim, se um de nós se questionar sobre «como fazer para chegar a ser um bom cristão», a resposta é simples: é necessário fazer – cada qual a seu modo – aquilo que Jesus disse no sermão das bem-aventuranças. Nelas está delineado o rosto do Mestre, que somos chamados a deixar transparecer no dia-a-dia da nossa vida”.

1. «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu»

O Evangelho convida-nos a reconhecer a verdade do nosso coração, para ver onde colocamos a segurança da nossa vida. Normalmente, o rico sente-se seguro com as suas riquezas e, quando estas estão em risco, pensa que se desmorona todo o sentido da sua vida na terra. O próprio Jesus no-lo disse na parábola do rico insensato, falando daquele homem seguro de si, que – como um insensato – não pensava que poderia morrer naquele mesmo dia (cf. Lc 12, 16-21). Ser pobre no coração: isto é santidade

2. «Felizes os mansos, porque possuirão a terra»

Jesus diz-nos: “Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito” (Mt 11, 29). Se vivemos tensos, arrogantes diante dos outros, acabamos cansados e exaustos. Mas, quando olhamos os seus limites e defeitos com ternura e mansidão, sem nos sentirmos superiores, podemos dar-lhes uma mão e evitamos de gastar energias em lamentações inúteis. Para Santa Teresa de Lisieux, “a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, em não se escandalizar com as suas fraquezas”. Reagir com humilde mansidão: isto é santidade.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Festa das Colheitas e Festa da Palavra



Na Paróquia da Gafanha da Nazaré, dia 28 de Outubro, XXX Domingo do Tempo Comum, na Eucaristia das 10:30h, presidida pelo pároco, Padre César, fez-se FESTA:

Festa das Colheitas: uma tradição antiga destas gentes, tão ligadas ao Mar e à Terra. 

Festa da Palavra: cerca de 65 crianças do 4.º ano reuniram-se junto ao altar, com muita alegria, para celebrar e fazer festa: a Festa da Palavra. Mais conscientes da importância de Deus nas suas vidas querem aprender, estudar e amar o Livro que contém a Sua Palavra. 

Foi dia de abrir as portas do coração e aceitar o convite de Jesus: “Vem e segue-Me”. 
Aos pais, também presentes, foi pedido que, através do exemplo, se dispusessem a guiar os passos dos seus filhos pelos caminhos propostos na Palavra de Deus. Assim, foi pela mão dos pais, após terem recebido do Padre César o Evangelho, que os catequizandos o receberam. Uma entrega simbólica mas comprometedora. 
Quase no final da Eucaristia, e para que todos levássemos para casa uma mensagem, os catequizandos formaram a Palavra:


B     I     B     L     I     A 

B de bondade,   I de  Igreja,  B  de Boa Nova,  L de  Livro,   I de Interior e A de Amor  

Esta é uma das Palavras mais significativas para nós, cristãos. Neste Livro Sagrado,  diferentes são as Palavras que o Senhor nos dirige, através dos vários textos. 

Ajudemos estas crianças a fazer desta Palavra um arco-íris permanente, que nos lembra a promessa que Deus fez com o seu povo e nos alegre o coração.

Maria de Lourdes Almeida 

sábado, 27 de outubro de 2018

Informações Paroquiais de 28 a 4 de novembro de 2018


1 – Amanhã (Hoje) realiza-se a Festa das Colheitas. A venda dos produtos será feita durante a manhã, no final das Eucaristias, na entrada do Auditório Mãe do Redentor.

2 – Amanhã (Hoje) reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

3 – Vai decorrer de 31 de Outubro a 4 de Novembro o Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Procuremos ser generosos.

4 – Quinta-feira, dia 1 de Novembro, celebramos a festa de Todos os Santos. Haverá missa vespertina na quarta-feira às 19:00 Horas na Igreja Matriz. Na quinta-feira haverá missa às 8:00 na Igreja Matriz e na Igreja da Cale da Vila às 9:00 Horas. À tarde haverá a Eucaristia no Cemitério às 15:00 Horas, por todos os nossos defuntos.

5 – Sexta-feira é dia de Fiéis Defuntos. Haverá missa na Igreja Matriz às 8:00 e às 19:00 Horas. 

6 – Reunião de preparação para os Batismos, sexta-feira, às 21:00 Horas, na Igreja Matriz.