sábado, 29 de setembro de 2018

Os catequizandos também são catequistas no mundo

Apresentação da Catequese 
na Gafanha da Nazaré 


Hoje, na Eucaristia das 19 horas, decorreu a apresentação da Catequese, com a igreja matriz cheia. Catequistas, catequizandos, familiares e o povo habitual, com coral a animar a cerimónia, presidida pelo Pe. Sarrico, proporcionaram-me a alegria de uma comunidade em festa. 
No início da missa, o celebrante, dirigindo-se aos catequistas, sublinhou que Deus os chamou, “através da Igreja”, para serem educadores da fé, na perspetiva de “podermos viver a alegria da misericórdia de Deus”, sendo “o rosto misericordioso de Deus Pai”, e lembrou que a comunidade conta com a sua “generosidade e testemunho de fé”. 
Respondendo a estas considerações, os catequistas prometeram estar disponíveis para “anunciar a Boa Notícia” aos catequizandos, em razão do batismo que receberam e pelo dom do Espírito. 
Depois do compromisso perante os catequizandos, seus pais e toda a comunidade paroquial, o presidente da celebração enviou-os em missão, adiantando que Cristo conta com eles para serem “testemunhas e anunciadores da alegria do Evangelho”. E frisou: “A comunidade espera de vós generosidade, fé, ousadia e criatividade. O Senhor vai convosco!” 
O Pe. Sarrico pediu aos pais para colaborarem “nesta missão de principais educadores da fé” dos seus filhos, sendo “testemunhas alegres da Boa  Nova de Jesus “e da vivência da oração, catequese e Eucaristia”. Também os catequizandos prometeram participar na Eucaristia e na Catequese, para crescerem “na fé e na amizade com Cristo e no serviço à Igreja”. E o celebrante ainda deixou uma significativa proposta: “Os catequizandos também são catequistas no mundo.” 

Fernando Martins

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Romagem anual à Nossa Senhora de Vagos

5 DE OUTUBRO DE 2018 


A ADIG (Associação para Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré) promove a tradicional romagem ao santuário de Nossa Senhora de Vagos, relembrando tempos idos, em que os nossos antepassados a Ela recorriam em busca da consolação para os males que os afligiam. Como é sabido a Gafanha esteve ligada a Vagos tanto no aspecto religioso como administrativo. 
São também oriundos da região de Vagos os primeiros povoadores da nossa Terra razão pela qual sempre existiu uma forte ligação afectiva entre as nossas gentes. 

PROGRAMA 

10H00 – Saída do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, para quem for de bicicleta. 

11H00 – Início dos cânticos dedicados a Nossa Senhora, na Capela, com o grupo de fados de Coimbra Portas d’Água e Grupo Coral da Universidade Sénior do Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Nazaré. Não faltes, vai de bicicleta ou de carro. 

12H00 – Depois dos cânticos segue-se um convívio no Parque de Merendas anexo, em que cada um desfrutará do seu farnel (ou dos amigos…) e de mais música.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O Outono é Primavera



ORAÇÃO

O Outono é Primavera
Frutificada. E o sentimento
Do amor,
Cristalizando,
Tornou-se incandescente.
É o coração aceso
De Cristo,
O novo Sol.

Teixeira de Pascoais


In “Últimos Versos”

A primeira capela de Nossa Senhora dos Aflitos

Para memória futura

A primeira Capela de Nossa Senhora dos Aflitos


A Capela de Nossa Senhora dos Aflitos foi mandada construir pelo Pe. António da Silva Caçoilo, junto à sua casa, na Chave, com licença episcopal para a sua bênção datada de 24 de dezembro de 1921. Mais tarde, por necessidade urbanística, os seus herdeiros construíram outra capela, mais recuada, destruindo a primitiva. A capela, decerto com autorização do Bispo de Coimbra, diocese a que pertencia a nossa região, tinha o estatuto de pública. 
Quando o Pe. Miguel foi pároco da nossa terra, realizou-se a primeira festa em honra de Nossa Senhora dos Aflitos,  tendo desaparecida pouco anos depois.
Um  dia destes, ao consultar o Timoneiro, encontrei a notícia que aqui reproduzo, para memória futura.

NOTA: A notícia foi publicada no Timoneiro de Outubro/Novembro de 1976

domingo, 23 de setembro de 2018

Outono



OUTONO


Tarde pintada
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há tanta fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas.


Miguel Torga,
in Poesia Completa, pág. 754

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Passeio da Memória - Caminhada solidária

É já amanhã, 
21 de setembro, 
09h30,
Fábrica das Ideias, 
Gafanha da Nazaré




Carta Pastoral de D. António Moiteiro

Triénio de 2018-2021

JESUS CHAMOU OS QUE ELE QUIS… 
ELES FORAM… E FICARAM

Bispo de Aveiro


«A vida é, por si mesma, um chamamento. A nossa existência não é um mero acaso, mas um chamamento à vida por um ato do amor criador de Deus. Deus chama-nos à vida, através dos pais, e a ser pessoa, com as qualidades que caracterizam o ser humano.
Ao longo da existência, o homem buscou construir sentido para a sua razão de ser e de estar no mundo, e em todos os problemas que coloca a si mesmo é sempre a questão do sentido da vida: desde sempre se interrogou sobre a sua origem, a sua relação com os outros, com a história, com o Transcendente, com o seu ser no mundo, com o seu destino.
Aos poucos, a pessoa foi tomando consciência da sua singularidade e condição. Fomos criados para que nos realizemos como pessoas, nas relações que vamos estabelecendo com o mundo que nos rodeia. De Deus vêm o homem e a mulher, pessoas chamadas a tornarem-se um dom recíproco para que outros tenham vida. «Deus, que criou o homem por amor, também o chamou ao amor, vocação fundamental e inata de todo o ser humano» (CCE 1604). Uma vez que é criado à imagem e semelhança de Deus, a felicidade do homem, que depende da resposta que dermos para esta vida, só se pode realizar plenamente na total comunhão encontrada com o seu Criador.»

domingo, 16 de setembro de 2018

SCHOENSTATT peregrinou à Sé de Aveiro

No dia 15 de setembro, foi celebrada a Eucaristia 
em simultâneo em todas as catedrais das dioceses portuguesas, 
onde existe o Santuário de Schoenstatt: 
Lisboa, Aveiro, Braga e Porto.

Papa Paulo VI recebe o Padre Kentenich

A Família de Schoenstatt, no sábado, dia 15 de setembro, celebrou o 50.º aniversário do regresso ao Lar eterno do Padre José Kentenich, encerrando o "Ano Kentenich", todo dedicado ao Pai e Fundador do Movimento de Schoenstatt. 
Neste dia, foi celebrada a Eucaristia em simultâneo em todas as catedrais das dioceses, onde existe o Santuário de Schoenstatt: Lisboa, Aveiro, Braga e Porto. 
Em Aveiro, a Família de Schoenstatt concentra-se às 14h30 no Santuário, na Gafanha da Nazaré, partindo em peregrinação até à Sé de Aveiro, onde será celebrada a Eucaristia às 17h00, presidida pelo bispo D. António Moiteiro. 
A Obra de Schoenstatt, nascida no seio da Igreja Católica e desde os seus começos por Ela reconhecida, passou por momentos de dificuldades, quer por parte do nazismo, quer por parte da Hierarquia da Igreja, que a pôs à prova na pessoa do Fundador, Padre José Kentenich, sujeitando-o a um exílio de 14 anos, em Milwaukee, nos Estados Unidos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Informações Paroquiais de 16 a 23 de setembro 2018

1 – Domingo, realiza-se a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, com a tradicional procissão pela ria, que terá início na Igreja da Cale da Vila, às 14:00 Horas e seguirá pela ria até ao Forte da Barra onde será celebrada a Eucaristia às 16:30, junto à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes. Apela-se à participação das Irmandades, dos Escuteiros e Movimentos da Paróquia.


2 – Em virtude dos trabalhos pastorais do arciprestado, segunda e terça-feira não haverá Eucaristia das 19:00 Horas na Igreja Matriz, nem atendimento de Cartório por parte do Sacerdote.


3 – No próximo Sábado, dia 22 de Setembro, será a apresentação da Catequese:


                                 1º Ano – 11H00                                   5º e 6º Anos – 14H00

                                 2º e 4º Anos – 10H00                          7º e 8º Anos – 14H30

                                 3º Ano – 10H30                                  9º, 10º e 11ºAnos – 15H00

                                                                                            12º Ano – 15H30

Os encontros realizam-se no Auditório Mãe do Redentor, na Igreja Matriz. Estes horários encontram-se fixados no placar no átrio da Igreja.


4 – As pessoas maiores de 21 anos, interessadas em celebrar os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) devem inscrever-se no Cartório Paroquial. A formação terá uma duração de um ano.


5 – Missa de Ação de Graças pelos atuais e antigos elementos do nosso Grupo Etnográfico e de sufrágio pelos elementos já falecidos, Domingo, na Eucaristia das 10H30.


6 – No próximo dia 29 de Setembro, a nossa paróquia irá participar na Peregrinação Diocesana a Fátima, com dois autocarros. A concentração será às 6H30, no Largo do Jardim 31 de Agosto.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes