segunda-feira, 6 de agosto de 2018

FÉRIAS - Trabalhar com as próprias mãos


Trabalhar com as próprias mãos
em tarefas caseiras, na costura,
no seu ofício, na bricolagem
e fechar o rádio e todo o zunzum interior
escutar o que fala sem palavras
enquanto as mãos se ocupam
e ocupam a superfície da alma.
Ou então, conduzir um automóvel
muito distendido, atento, delicado
uma vez que essa ocupação deixa livre
um pensamento sem pensamento
que amadurece algures



sábado, 4 de agosto de 2018

Informações Paroquiais de 5 a 12 de agosto de 2018



1 – A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Nazaré vai realizar no próximo Domingo, dia 19 de Agosto, o tradicional convívio com sardinhada no Jardim 31 de Agosto, com início às 12h. Todos estão convidados.


2 – No dia 26 de Agosto, celebra-se a festa da nossa Padroeira, Nossa Senhora da Nazaré. Ainda faltam pessoas para levar os andores. Os interessados podem dar o nome no Cartório Paroquial.


3 – As pessoas maiores de 21 anos, interessadas em celebrar os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) devem inscrever-se no Cartório Paroquial. A formação terá uma duração de um ano.


4 – A Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar de 14 a 29 de Setembro o “Festival dos Cabelos Brancos”, antiga Semana da Maior Idade, destinada aos Séniores do Município de Ílhavo. As inscrições para as visitas culturais decorrem na Junta de Freguesia de 2 a 9 de Agosto.

Formação teológico-pastoral para todos

D. António Marcelino

A Diocese de Aveiro criou o Centro de Formação D. António Marcelino,  que vai iniciar a lecionação de um curso básico teológico-pastoral a partir do próximo ano letivo de 2018-2019. Como facilmente se compreenderá, o centro começa muito bem, ao ser escolhido para patrono D. António Marcelino,  "um bispo incansável na formação dos leigos," como sublinha o  prelado aveirense, António Moiteiro, na nota de lançamento do referido centro de formação.
O curso abrange diversos ramos das ciências humanas e teológicas, enquadrando-se no nível médio da formação cristã. Diz o nosso bispo que, deste modo, contribui para a valorização dos "agentes de pastoral", capacitando-os para "desempenharem missões pastorais no âmbito das comunidades cristãs".

Ler mais aqui 

Evangelho para este fim de semana



EVANGELHO – Jo 6,24-35

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo,
quando a multidão viu
que nem Jesus nem os seus discípulos estavam à beira do lago,
subiram todos para as barcas
e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus.
Ao encontrá-l’O no outro lado do mar, disseram-Lhe:
«Mestre, quando chegaste aqui?»
Jesus respondeu-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo:
vós procurais-Me, não porque vistes milagres,
mas porque comestes dos pães e ficastes saciados.
Trabalhai, não tanto pela comida que se perde,
mas pelo alimento que dura até à vida eterna
e que o Filho do homem vos dará.
A Ele é que o Pai, o próprio Deus,
marcou com o seu selo».
Disseram-Lhe então:
«Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?»
Respondeu-lhes Jesus:
«A obra de Deus
consiste em acreditar n’Aquele que Ele enviou».
Disseram-Lhe eles:
«Que milagres fazes Tu,
para que nós vejamos e acreditemos em Ti?
Que obra realizas?
No deserto os nossos pais comeram o maná,
conforme está escrito:
‘Deu-lhes a comer um pão que veio do céu’».
Jesus respondeu-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu;
meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu.
O pão de Deus é o que desce do Céu
para dar a vida ao mundo».
Disseram-Lhe eles:
«Senhor, dá-nos sempre desse pão».
Jesus respondeu-lhes:
«Eu sou o pão da vida:
quem vem a Mim nunca mais terá fome,
quem acredita em Mim nunca mais terá sede».

Mais leituras aqui

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Papa contra cartomancia e adivinhação do futuro

Papa diz que católicos devem rejeitar 
cartomancia e adivinhação do futuro, 
confiando na providência de Deus



«O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os católicos devem rejeitar práticas de cartomancia e adivinhação do futuro, confiando na providência de Deus e rejeitando qualquer “idolatria”. “Eu pergunto: quantos de vocês foram pedir que lhes lançassem as cartas, para ver o futuro. Quantos de vocês, por exemplo, se deixaram ler as mãos para adivinhar o futuro, em vez de rezar ao Senhor? Esta é a diferença: o Senhor é vivo, os outros são ídolos, idolatrias que não servem”, questionou aos milhares de peregrinos e visitantes reunidos no auditório Paulo VI.»
Ler mais aqui 

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Boas-vindas aos nossos emigrantes


O mês de agosto é o tempo de regresso dos emigrantes às suas terras de origem. Vindos de todos os países, os portugueses da diáspora regressam à sua terra, à sua casa e à sua família. É aqui em Portugal que têm as suas raízes e este é o momento de matar saudades, visitar a família e rever amigos. 
Caros emigrantes, aproveitai o nosso país durante este tempo de férias. Portugal está na moda e é muito procurado como destino de férias para muitos turistas estrangeiros, também porque, no mundo, vós sois uns autênticos embaixadores da nossa pátria, das nossas tradições, costumes e religiosidade. 
Sejam bem-vindos!
Boas férias.

Pe. César Fernandes

sábado, 28 de julho de 2018

Evangelho do XVII domingo do tempo comum



EVANGELHO – Jo 6,1-5

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo,
Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia,
ou de Tiberíades.
Seguia-O numerosa multidão,
por ver os milagres que Ele realizava nos doentes.
Jesus subiu a um monte
e sentou-Se aí com os seus discípulos.
Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
Erguendo os olhos
e vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro,
Jesus disse a Filipe:
«Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer?»
Dizia isto para o experimentar,
pois Ele bem sabia o que ia fazer.
Respondeu-Lhe Filipe:
«Duzentos denários de pão não chegam
para dar um bocadinho a cada um».
Disse-Lhe um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro:
«Está aqui um rapazito
que tem cinco pães de cevada e dois peixes.
Mas que é isso para tanta gente?»
Jesus respondeu: «Mandai sentar essa gente».
Havia muita erva naquele lugar
e os homens sentaram-se em número de uns cinco mil.
Então, Jesus tomou os pães, deu graças
e distribuiu-os aos que estavam sentados,
fazendo o mesmo com os peixes;
E comeram quanto quiseram.
Quando ficaram saciados,
Jesus disse aos discípulos:
«Recolhei os bocados que sobraram,
para que nada se perca».
Recolheram-nos e encheram doze cestos
com os bocados dos cinco pães de cevada
que sobraram aos que tinham comido.
Quando viram o milagre que Jesus fizera,
aqueles homens começaram a dizer:
«Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo».
Mas Jesus, sabendo que viriam buscá-l’O para O fazerem rei,
retirou-Se novamente, sozinho, para o monte.

Outras leituras aqui 

X Convívio de Crismados no Jardim Oudinot

Pelos valores da amizade e partilha 
A alegria esteve presente
Os crismados de 1982, da Paróquia da Gafanha da Nazaré, tiveram o seu convívio anual no Jardim Oudinot, onde as famílias puderam partilhar mais um ano de vida. 
O (re)encontro foi no dia 22 de julho e nele estiveram presentes sete elementos crismados e respetivas famílias, numa confraternização muito animada e rica de saudáveis memórias dos anos de caminhada na fé. 
Os presentes não esqueceram os restantes amigos de grupo, que não puderam comparecer, uns por motivos profissionais; outros, por residirem num país diferente, em virtude da procura de melhores condições de vida familiar. 
Foi mais um momento único para avivar boas recordações e manter o espírito jovem de partilha de experiências tão diversas e de garantia de uma amizade consolidada pela força do espírito, sem ser forçada por esta ou aquela circunstância pontual. 
Somos um grupo e prometemos novo encontro no próximo ano. 

Texto de Hélder Ramos 
Foto de Adélia Alves

sexta-feira, 27 de julho de 2018

"VOZ SÉNIOR" - Informar para partilhar saberes


A Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré faz parte integrante do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, estando vocacionada, desde a primeira hora, para dinamizar projetos abertos à chamada terceira idade. Tanto quanto é público, partilha saberes e também alguns sabores, oferecendo um “projeto cultural com futuro”.
Chegou-me hoje às mãos a 1.ª edição do jornal “VOZ SÉNIOR”, com data de março e distribuição gratuita, programado, à partida, para sair semestralmente. 
O diretor, César Fernandes, prior da Gafanha da Nazaré, diz que o nascimento de um jornal da nossa US “é uma excelente notícia”, frisando que se trata de “um projeto interno, auscultado e participado”, que vem “ao encontro da dinâmica feliz e positiva que dá continuidade à gratificante iniciativa que foi o I Encontro de Universidades Seniores da Região de Aveiro (Maio 2017)”.
César Fernandes, recordando o lema da US “Venha Connosco Partilhar Saberes”, salienta que “esta VOZ pretende partilhar, dar a conhecer e convidar à partilha”, lançando o convite a cada um para que “venha visitar-nos e conhecer-nos”. “Entremos nesta embarcação, fazendo-nos ao mar e navegando até ao alto mar… onde a alegria de aprender faz acontecer o convívio, a festa, as conferências, o canto, dando cor e vida aos nossos dias!”
Nesta primeira edição, para além do Estatuto Editorial, o leitor pode ficar a conhecer a ação de cada área curricular, com ilustrações adequadas, das quais destacamos: poesia, gastronomia, curiosidades, pormenores de conferências, fotografia e cinema, música e dança, história e comunicação, teatro e visitas, tecnologias da informação,  festas de aniversários e,  ainda, um texto alusivo ao passado da Gafanha da Nazaré.

Fernando Martins

Um poema, página 9

Vem Amigo!

Vem Amigo,
Empresta-me o teu olhar.
Vamos juntos ver as estrelas,
O Sol, o Mar.

Vem Amigo,
Empresta-me o teu ouvir.
Vamos juntos, por aí fora,
À procura de outros
Com quem partilhar
Alegrias, tristezas,
Enfim, as várias formas de estar.

Vem Amigo,
Empresta-me o teu sentir.
Não fiques sozinho 
À espera, sentado à beira da estrada,
Vendo as mesmas pedras da calçada, 
Ouvindo os mesmos sons da chegada.

Vem Amigo,
Há outras formas de vida
Mais partilhada, mais concorrida,
Mais cheia e verdadeiramente vivida.

Vem Amiga,
Há outros amigos também
Que na mesma estrada,
No mesmo caminho,
Precisam de ti.

Vamos juntos
Ensinar o que já aprendemos,
Aprender o que ainda não sabemos,
Viver o que ainda não vivemos,
Partilhar o que ainda temos.

Vem amigo
Empresta-me o teu olhar.

Maria Helena Malaquias 

Peregrinação Diocesana a Fátima

29 de setembro de 2018

“Peregrinos com Maria: Mulher, Mãe e Discípula”

A Diocese de Aveiro peregrinará ao Santuário de Fátima no próximo dia 29 de setembro, com o lema “Peregrinos com Maria: Mulher, Mãe e Discípula”.

Programa:

10h00 Concentração por arciprestados no lado oposto à porta principal da basílica
11h00 Eucaristia na basílica da Santíssima Trindade presidida pelo bispo de Aveiro
12h15 Assembleia Diocesana dentro da Basílica
15h30 Recitação do terço na capelinha das Aparições
16h00 Bênção e envio

Os arciprestados estão a organizar autocarros para facilitar a deslocação pelo que deve procurar junto do seu pároco mais informações.

Partilhamos alguns registos da última Peregrinação Diocesana, que ocorreu em março de 2017.